Por que o morcego só voa de noite?
Há muito tempo houve uma guerra entre as aves e o restante dos animais que vive nas florestas africanas.
Foi um tempo em que o morcego, esse bicho esquisito, parecido com um rato de asas, levava a vida voando entre as enormes árvores à cata de insetos e frutas.
Uma tarde, um morcego preguiçoso tirava sua soneca pendurado de cabeça pra baixo num galho, quando foi despertado pelos trinados de um passarinho:
– Atenção, todas as aves! Atenção, muita atenção! Foi declarada guerra aos quadrúpedes. Todos aqueles que têm asas e sabem voar devem se unir na luta contra os bichos que andam pelo chão.
O morcego ainda estava acordando assustado quando um hipopótamo passou correndo e grunhindo aos quatro ventos:
– Atenção, atenção! Foi declarada guerra às aves! Todos os bichos de quatro patas devem se apresentar ao exército dos animais terrestres.
– E agora? - perguntou a si mesmo o abobalhado morcego – Eu não sou uma coisa nem outra.
Não sabendo a quem apoiar, o morcego resolveu aguardar o resultado da luta.
Passados alguns dias, escondido entre as folhagens, viu um bando de animais fugindo em carreira desenfreada, perseguidos por uma esquadrilha de aves que distribuía bicadas a torto e a direito.
As aves estavam vencendo a batalha e, por isso, ele voou para se juntar a elas.
Um gavião, ao ver aquele rato com asas, perguntou:
– O que você está fazendo aqui?
Abrindo as asas, o morcego retrucou:
- Não está vendo que sou um dos seus? Vim o mais rápido que pude para me alistar - mentiu.
– E essas patas? - falou a desconfiada águia. – Fora daqui espião! – berrou o gavião, enquanto o morcego se escondia.
Na manhã seguinte, os animais terrestres, reforçados por uma manada de elefantes, reiniciaram a luta espalhando penas pra tudo quanto era lado.
O morcego, na mesma hora, fechou as asas e foi correndo se reunir ao exército dos quadrúpedes.
– Quem é você? - rosnou um leão.
– Um bicho de quatro patas como Vossa Majestade - respondeu o morcego.
– E essa asas? Deve ser um espião. Fora daqui! - guinchou o gavião.
O morcego, rejeitado pelos dois lados, não teve outra solução: passou a viver isolado de todo mundo, escondido durante o dia em cavernas e lugares escuros.
É por isso que até hoje os morcegos só voam de noite.