LENDA AFRICANA - O nariz achatado do porco
O porco e o gavião eram muito amigos, daqueles que vivem sempre um ao lado do outro. Viviam perambulando, protegendo um ao outro dos perigos que poderiam aparecer pelas florestas africanas.
O porco, de quando em quando, invejava as asas do gavião e insistia com o amigo para que ele arranjasse asas iguais às suas para que ele pudesse voar também. O gavião, a ajudar, conseguiu arranjar penas de outras aves e, com cera, colou-as nas costas e nas pernas do seu amigo porco.
Dito e feito, os dois começaram a voar sempre juntos, primeiro próximos às copas das grandes árvores e depois nas grandes alturas. Porém, a cera começou a derreter com o calor e as penas foram caindo uma a uma.
À medida que as penas se despegavam, o porco ia perdendo altura, muito chateado. Finalmente as penas acabaram de se soltar, e o porco caiu batendo com força o focinho no chão. A pancada foi tão violenta que deixou o pobre porco com o nariz achatado.
Desiludido, desolado e atormentado, o porco culpou o gavião, dizendo que ele grudara mal as penas e quase o matara.
Desde esse dia os dois deixaram de ser amigos e, toda vez que o vê o gavião pairar no alto, dá um grunhido e olha para ele com desdém.
E aqui está a razão do porquê o porco ter focinho achatado e nunca mais querer voar.