ERA UMA VEZ NUMA TERRA DISTANTE E ENCANTADA, UMA MAJESTOSA MONTANHA CHAMADA FÉ. ELA ERA IMENSA E SERENA, SEMPRE RODEADA POR UMA BRISA LEVE E FRESCA. TODOS QUE VIVIAM AO SEU REDOR SENTIAM UMA PAZ PROFUNDA, COMO SE O SIMPLES FATO DE OLHAR PARA A MONTANHA TROUXESSE TRANQUILIDADE AO CORAÇÃO. FÉ ERA CONHECIDA POR AJUDAR A TODOS QUE A BUSCAVAM, SEM FAZER DISTINÇÃO. SUA PRESENÇA ERA UM FAROL DE BONDADE E ESPERANÇA.

 

AO LADO DA MONTANHA DA FÉ, SERPENTEAVA UM RIO CHAMADO DISCÓRDIA. AO CONTRÁRIO DA MONTANHA, DISCÓRDIA MURMURAVA CONSTANTEMENTE, E SUAS ÁGUAS AGITADAS ESPALHAVAM INQUIETAÇÃO ENTRE AQUELES QUE VIVIAM NAS REDONDEZAS. O RIO TINHA O DOM DE CRIAR MAL-ENTENDIDOS E DESAVENÇAS ENTRE AS PESSOAS. ERA COMO SE SUAS ÁGUAS CARREGASSEM PALAVRAS QUE NINGUÉM QUERIA DIZER, MAS QUE DE REPENTE SAÍAM E CRIAVAM PROBLEMAS.

 

"OLHEM PARA MIM!", O RIO SUSSURRAVA. "POR QUE DEVERIAM ESCUTAR A MONTANHA? ELA É QUIETA DEMAIS, SEMPRE A MESMA. EU, POR OUTRO LADO, SOU CHEIO DE VIDA, EMOÇÕES E NOVIDADES. VENHAM, BEBAM DAS MINHAS ÁGUAS, E SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS." E ASSIM, MUITOS QUE VIVIAM PERTO ACABAVAM SENDO ATRAÍDOS PELO BRILHO TENTADOR DAS ÁGUAS DO RIO DISCÓRDIA.

 

MAS LOGO QUE BEBIAM DAQUELAS ÁGUAS, ALGO ESTRANHO ACONTECIA. AS PESSOAS COMEÇAVAM A DISCUTIR POR COISAS BOBAS, NÃO CONFIAVAM MAIS UMAS NAS OUTRAS, E A HARMONIA QUE ANTES EXISTIA NA REGIÃO COMEÇAVA A SE DESFAZER. OS ANIMAIS, ANTES TÃO PACÍFICOS, PASSARAM A BRIGAR ENTRE SI, E ATÉ AS FLORES PARECIAM MURCHAR MAIS RÁPIDO PERTO DO RIO.

 

FÉ, A MONTANHA, OBSERVAVA TUDO EM SILÊNCIO, MAS NÃO DEIXAVA DE FAZER O QUE SEMPRE FEZ: AJUDAR QUEM VIESSE ATÉ ELA. UM DIA, UM JOVEM PASTOR CHAMADO ELIAS, QUE VIVIA PRÓXIMO DA MONTANHA, PERCEBEU A CONFUSÃO QUE SE INSTALAVA EM SUA ALDEIA. ELE, QUE SEMPRE VISITAVA A MONTANHA DA FÉ EM BUSCA DE CONSELHOS E SERENIDADE, DECIDIU AGIR.

 

COM CORAGEM, ELIAS SUBIU ATÉ O PICO DA MONTANHA E, COM O CORAÇÃO CHEIO DE ESPERANÇA, PEDIU AJUDA À FÉ. "MONTANHA, VOCÊ SEMPRE TROUXE PAZ A TODOS NÓS. O RIO DISCÓRDIA ESTÁ ESPALHANDO CONFUSÃO E TRISTEZA. O QUE PODEMOS FAZER?"

 

A MONTANHA DA FÉ RESPONDEU COM UMA VOZ SUAVE COMO O VENTO: "QUERIDO ELIAS, A SOLUÇÃO ESTÁ DENTRO DE CADA CORAÇÃO. O RIO SÓ TEM PODER SOBRE AQUELES QUE SE DEIXAM LEVAR POR SUAS ÁGUAS. ENSINE AS PESSOAS A LEMBRAREM QUEM REALMENTE SÃO E A ESCUTAREM A VOZ DA BONDADE DENTRO DE SI MESMAS."

 

ELIAS DESCEU DA MONTANHA COM O CORAÇÃO FORTALECIDO E FOI ATÉ A ALDEIA. ELE REUNIU TODOS OS MORADORES E DISSE: "O RIO DA DISCÓRDIA SÓ TEM O PODER QUE DAMOS A ELE. QUANDO OUVIMOS SUAS PALAVRAS, NOS ESQUECEMOS DE QUEM SOMOS E DO QUE É REALMENTE IMPORTANTE. VAMOS NOS LEMBRAR DO BEM, DA PACIÊNCIA E DA BONDADE QUE A MONTANHA DA FÉ SEMPRE NOS ENSINOU."

 

AOS POUCOS, AS PESSOAS COMEÇARAM A PERCEBER QUE A CONFUSÃO VINHA DO RIO E QUE, AO OUVIREM MAIS SEUS CORAÇÕES, PODERIAM ENCONTRAR A PAZ NOVAMENTE. COM O TEMPO, OS MORADORES DEIXARAM DE DAR OUVIDOS AO RIO E VOLTARAM A BUSCAR A SABEDORIA DA MONTANHA DA FÉ.

 

O RIO DA DISCÓRDIA, AO VER QUE SUAS ÁGUAS JÁ NÃO CAUSAVAM O MESMO EFEITO, COMEÇOU A DIMINUIR SUA FORÇA. SUAS ÁGUAS PERDERAM O BRILHO ENGANADOR, E ELE PASSOU A FLUIR DE FORMA TRANQUILA, SEM ESPALHAR DISCÓRDIA.

 

E ASSIM, A MONTANHA DA FÉ CONTINUOU A TRAZER PAZ E HARMONIA PARA TODOS QUE VIVIAM AO SEU REDOR, ENQUANTO O RIO APRENDEU QUE A VERDADEIRA FORÇA NÃO ESTÁ EM CRIAR CONFUSÃO, MAS EM FLUIR EM PAZ COM O MUNDO.

 

NO FIM, TODOS APRENDERAM QUE A BONDADE, COMO A MONTANHA DA FÉ, É UMA ESCOLHA QUE PODEMOS FAZER A CADA DIA, E QUE O CÉU, COM SUA ETERNA PAZ, É RESERVADO ÀQUELES QUE SEGUEM O CAMINHO DA LUZ E DO AMOR. QUANTO AO INFERNO, ERA UM LUGAR DISTANTE E ESCURO, PARA ONDE O RIO DA DISCÓRDIA FOI DEIXADO, POIS ELE NUNCA MAIS VOLTOU A CAUSAR PROBLEMAS.

 

ELIAS E OS MORADORES VIVERAM FELIZES, GUIADOS PELA SERENIDADE DA MONTANHA DA FÉ, SABENDO QUE A VERDADEIRA PAZ VEM DO CORAÇÃO.

 

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 04/09/2024
Reeditado em 04/09/2024
Código do texto: T8144474
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.