ERA UMA VEZ, EM UMA PEQUENA E PACATA CIDADE CHAMADA NAZARÉ, NA REGIÃO DA GALILEIA, UMA JOVEM CHAMADA MARIA. ELA ERA CONHECIDA POR SUA BONDADE, SEU CORAÇÃO PURO E SUA FÉ INABALÁVEL EM DEUS. MARIA ESTAVA NOIVA DE UM HOMEM CHAMADO JOSÉ, UM CARPINTEIRO TRABALHADOR E HONESTO.
CERTA NOITE, ENQUANTO MARIA ESTAVA EM SUA CASA, REZANDO EM SILÊNCIO, ALGO EXTRAORDINÁRIO ACONTECEU. UM BRILHO SUAVE E CELESTIAL ILUMINOU O AMBIENTE, E DE REPENTE, UM ANJO APARECEU DIANTE DELA. MARIA, UM POUCO ASSUSTADA, OLHOU PARA AQUELE SER MAJESTOSO QUE BRILHAVA COMO O SOL AO AMANHECER.
O ANJO SORRIU DE FORMA ACOLHEDORA E DISSE:
— MARIA, NÃO TENHAS MEDO. EU SOU GABRIEL, UM MENSAGEIRO DE DEUS. TRAGO-TE UMA NOTÍCIA MARAVILHOSA!
MARIA, AINDA SURPRESA, ESCUTOU ATENTAMENTE ENQUANTO O ANJO CONTINUAVA:
— DEUS TE ESCOLHEU ENTRE TODAS AS MULHERES PARA UMA MISSÃO MUITO ESPECIAL. TU DARÁS À LUZ UM FILHO, E O NOME DELE SERÁ JESUS. ELE SERÁ GRANDE E SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO. SEU REINO NÃO TERÁ FIM, E ELE REINARÁ PARA SEMPRE SOBRE O POVO DE JACÓ.
MARIA FICOU MUITO SURPRESA COM AQUELAS PALAVRAS E, COM O CORAÇÃO CHEIO DE CURIOSIDADE E HUMILDADE, PERGUNTOU:
— COMO ISSO PODE ACONTECER, SE EU AINDA NÃO SOU CASADA E NÃO CONHEÇO HOMEM?
O ANJO GABRIEL RESPONDEU COM DOÇURA:
— O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI, E A FORÇA DO ALTÍSSIMO TE ENVOLVERÁ COM A SUA SOMBRA. POR ISSO, O SANTO QUE HÁ DE NASCER SERÁ CHAMADO FILHO DE DEUS. PARA DEUS, NADA É IMPOSSÍVEL.
MARIA, COM TODA SUA FÉ E AMOR POR DEUS, SENTIU SEU CORAÇÃO SE ENCHER DE PAZ. ELA ENTÃO OLHOU PARA O ANJO E DISSE COM FIRMEZA E HUMILDADE:
— EIS AQUI A SERVA DO SENHOR. FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA.
O ANJO GABRIEL, SATISFEITO COM A RESPOSTA DE MARIA, AFASTOU-SE, ABANDONANDO UM RASTRO DE LUZ QUE PARECIA ABENÇOAR TODA A CASA. MARIA, AGORA SOZINHA, SENTIU UMA PROFUNDA GRATIDÃO EM SEU CORAÇÃO. ELA SABIA QUE DEUS HAVIA LHE CONFIADO UMA GRANDE RESPONSABILIDADE, E QUE, COM FÉ E AMOR, ELA CUMPRIRIA A MISSÃO QUE LHE FOI DADA.
E ASSIM, MARIA PASSOU A VIVER SEUS DIAS EM PREPARAÇÃO, AGUARDANDO COM AMOR E ESPERANÇA A CHEGADA DO MENINO QUE MUDARIA O MUNDO PARA SEMPRE.
ESSE FOI O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA QUE SE ESPALHARIA POR TODAS AS GERAÇÕES, A HISTÓRIA DO AMOR DE DEUS PELA HUMANIDADE E DA CORAGEM E FÉ DE UMA JOVEM CHAMADA MARIA.