O mar
Sempre teve vontade de conhecer, além do horizonte que avistava, da varanda da casa onde morava.
Inúmeros pores do sol, inúmeros amanheceres e cada um , com sua beleza singular como só a natureza pode ser. Mesmo contemplando essa beleza diária, só aumentava nele o desejo de ver mais, de conhecer mais de perto outras paisagens, outros cheiros e outros sons. Ele queria desbravar o mar! Ouvir seus acordes e ver suas vagas gigantes, coisas que só imaginava, sons que ouvia nas conchas que achava na beira da praia. Um dia pensava, seria capaz de alcançar seu destino , embrenhar mar adentro e sentir o cheiro da maresia, estar em meio ao azul luxuriante de águas salgadas e o silêncio que só um imenso oceano poderia proporcionar.
Os anos se passaram, Simas cresceu, aprendeu a nadar , aprendeu a velejar, pescar, mergulhar com os moradores ribeirinhos da aldeia onde vivia. Esses mesmos moradores também amavam o mar e viviam do pescado e do que a grande calunga lhes entregava, a grande mãe lhes abençoava.
Mesmo que tivesse crescido, feito amigos e gostasse de estudar, o sonho que habitava seu coração, o sonho de navegar e ser parte do mar, conhecer a vastidão dos oceanos só aumentava.
Poucas pessoas sabiam daquele desejo. Simas planejava tudo dentro de sua cabeça, tudo o que seria necessário para sua grande viagem.
Primeiro passo, comprar um barco que resistisse, fosse forte e firme para enfrentar as tempestades em alto mar, velas sustentáveis que o vento empurrasse fazendo com que sua viagem fosse segura mas que pudesse apreciar cada momento, cada descoberta oceânica. Simas sonhava acordado....
Seus pais não sabiam de onde vinha essa vontade latente e irresistível de se aventurar nos perigos do alto mar, não conseguiam compreender de onde vinha essa necessidade de se integrar a algo que lhe podia destruir sua vida, lhes tirar o filho .
Simas trabalhava e estudava. Não saia e não participava dos eventos que os jovens estão acostumados a participar, não havia interesse, não lhe despertava a curiosidade em ficar bêbado ou beijar uma garota numa festa ou mesmo o sabor de passar a noite fora em companhia de seus contemporâneos. Seu olhar se perdia no horizonte do Oceano, quando não estava trabalhando ou estudando. Ele vivia sonhando com as coisas que veria lá onde nunca tinha ido , nessa vida.