ERA UMA VEZ, EM UM REINO DISTANTE E ENCANTADO, UMA BELA MULHER CHAMADA MELUSINA. ELA VIVIA EM UM MAJESTOSO CASTELO RODEADO POR FLORESTAS EXUBERANTES E LAGOS CINTILANTES. MELUSINA ERA CONHECIDA POR SUA INCRÍVEL BELEZA, COM LONGOS CABELOS DOURADOS E OLHOS VERDES COMO AS ESMERALDAS. MAS HAVIA UM SEGREDO SOBRE MELUSINA QUE POUCOS CONHECIAM.
MELUSINA ERA METADE HUMANA E METADE FADA. EM CERTOS DIAS, ELA SE TRANSFORMAVA EM UMA CRIATURA MÁGICA COM UMA CAUDA DE PEIXE PRATEADA, QUE BRILHAVA SOB A LUZ DA LUA. ESSA TRANSFORMAÇÃO ACONTECIA APENAS AOS SÁBADOS, QUANDO MELUSINA PRECISAVA SE ESCONDER NO LAGO PRÓXIMO AO CASTELO PARA MANTER SEU SEGREDO A SALVO DE OLHARES CURIOSOS.
UM DIA, UM JOVEM E CORAJOSO CAVALEIRO CHAMADO RAIMUND ESTAVA CAÇANDO NA FLORESTA QUANDO AVISTOU MELUSINA PERTO DO LAGO. ENCANTADO POR SUA BELEZA, ELE SE APROXIMOU E OS DOIS COMEÇARAM A CONVERSAR. MELUSINA, TEMENDO QUE RAIMUND DESCOBRISSE SEU SEGREDO, MANTEVE-SE DISTANTE. NO ENTANTO, COM O PASSAR DO TEMPO, ELES SE APAIXONARAM PERDIDAMENTE.
RAIMUND PEDIU MELUSINA EM CASAMENTO, PROMETENDO AMÁ-LA PARA SEMPRE. ELA CONCORDOU, MAS COM UMA CONDIÇÃO: ELE NUNCA PODERIA VÊ-LA AOS SÁBADOS. RAIMUND, INTRIGADO, MAS APAIXONADO, ACEITOU A CONDIÇÃO DE MELUSINA E ELES SE CASARAM EM UMA CERIMÔNIA GRANDIOSA NO CASTELO.
DURANTE MUITOS ANOS, O CASAL VIVEU FELIZ. MELUSINA ERA UMA ESPOSA DEDICADA E UMA GOVERNANTE JUSTA, CUIDANDO DO POVO E DAS TERRAS DE RAIMUND COM AMOR E SABEDORIA. PORÉM, A CURIOSIDADE DE RAIMUND CRESCIA A CADA SÁBADO. ELE SE PERGUNTAVA POR QUE MELUSINA DESAPARECIA NESSES DIAS.
UMA NOITE, NÃO RESISTINDO MAIS À CURIOSIDADE, RAIMUND SEGUIU MELUSINA ATÉ O LAGO E A OBSERVOU SE TRANSFORMAR. ELE FICOU CHOCADO AO VER A CAUDA DE PEIXE E A BELEZA MÁGICA DE SUA ESPOSA. MELUSINA, PERCEBENDO QUE SEU SEGREDO HAVIA SIDO DESCOBERTO, FICOU PROFUNDAMENTE TRISTE.
"EU TE AVISEI, RAIMUND. AGORA QUE VOCÊ SABE A VERDADE, NOSSA FELICIDADE ESTÁ EM PERIGO", DISSE MELUSINA COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.
RAIMUND, ARREPENDIDO POR SUA CURIOSIDADE, TENTOU CONFORTÁ-LA. "MEU AMOR, VOCÊ CONTINUA SENDO A MESMA PESSOA QUE EU AMO. NADA MUDARÁ ISSO", DISSE ELE.
MAS AS PALAVRAS DE RAIMUND NÃO PUDERAM DESFAZER O ENCANTO QUE HAVIA SIDO QUEBRADO. MELUSINA SABIA QUE, POR TER SIDO DESCOBERTA, ELA TERIA QUE DEIXAR O REINO E RETORNAR ÀS ÁGUAS PARA SEMPRE.
COM O CORAÇÃO PESADO, MELUSINA SE DESPEDIU DE RAIMUND. "EU SEMPRE TE AMAREI, MEU CAVALEIRO. CUIDE BEM DO NOSSO POVO E DAS NOSSAS TERRAS", DISSE ELA ANTES DE MERGULHAR NO LAGO, DESAPARECENDO NAS PROFUNDEZAS.
RAIMUND, DEVASTADO PELA PARTIDA DE MELUSINA, DEDICOU SUA VIDA A HONRAR AS LIÇÕES DE AMOR E SABEDORIA QUE ELA LHE ENSINOU. E, EM NOITES DE LUA CHEIA, ELE PODIA JURAR QUE VIA O BRILHO DA CAUDA PRATEADA DE MELUSINA NAS ÁGUAS DO LAGO, LEMBRANDO-O DO AMOR ETERNO QUE COMPARTILHAVAM.