EM UMA CIDADE MUITO DISTANTE, NO REINO DA PÉRSIA, VIVIA UMA MENINA CHAMADA ESTER. ELA ERA UMA JOVEM CORAJOSA E MUITO AMADA PELO POVO. ESTER NÃO ERA APENAS UMA GAROTA COMUM; ELA SE TORNOU RAINHA, CASANDO-SE COM O PODEROSO REI XERXES.
HAVIA TAMBÉM UM HOMEM MUITO SÁBIO CHAMADO MORDECAI. ELE ERA PRIMO DE ESTER E SEMPRE CUIDOU DELA COMO SE FOSSE SUA PRÓPRIA FILHA. MORDECAI DESCOBRIU UM PLANO MUITO RUIM QUE UM HOMEM MALVADO, CHAMADO HAMÃ, HAVIA CRIADO. HAMÃ QUERIA DESTRUIR O POVO DE ESTER, MAS MORDECAI E ESTER ERAM MAIS ESPERTOS!
ESTER, SENDO MUITO CORAJOSA, DECIDIU QUE FALARIA COM O REI XERXES. MAS HAVIA UM PROBLEMA: NAQUELA ÉPOCA, NINGUÉM PODIA FALAR COM O REI SEM SER CONVIDADO, MESMO QUE FOSSE A RAINHA. SE ALGUÉM FIZESSE ISSO, PODERIA SER PUNIDO COM A MORTE! MAS ESTER SABIA QUE PRECISAVA AJUDAR SEU POVO, ENTÃO PEDIU A TODOS QUE ORASSEM E JEJUASSEM POR TRÊS DIAS.
NO TERCEIRO DIA, ESTER COLOCOU SUA MELHOR ROUPA E FOI ATÉ O REI. QUANDO ELE A VIU, FICOU TÃO FELIZ QUE A CHAMOU IMEDIATAMENTE. ELA CONTOU AO REI SOBRE O PLANO DE HAMÃ, E O REI FICOU FURIOSO! ELE DECIDIU QUE HAMÃ DEVERIA SER PUNIDO E QUE O POVO DE ESTER, OS JUDEUS, DEVERIA SER PROTEGIDO.
MORDECAI, QUE SEMPRE FOI TÃO SÁBIO E JUSTO, FOI HOMENAGEADO PELO REI E SE TORNOU UMA PESSOA MUITO IMPORTANTE NO REINO. O POVO DE ESTER FICOU TÃO FELIZ E ALIVIADO QUE DECIDIRAM COMEMORAR TODOS OS ANOS ESSA GRANDE VITÓRIA. ELES CHAMARAM ESSA CELEBRAÇÃO DE PURIM.
PURIM É UMA FESTA CHEIA DE ALEGRIA, COM MUITOS DOCES, MÚSICA E DANÇA. AS CRIANÇAS SE FANTASIAM DE PERSONAGENS DA HISTÓRIA DE ESTER, E TODOS SE LEMBRAM DE COMO A CORAGEM E A FÉ DE UMA JOVEM RAINHA SALVARAM O SEU POVO.
E ASSIM, TODOS OS ANOS, EM PURIM, AS PESSOAS CONTAM A HISTÓRIA DE ESTER, COMEM BOLOS DELICIOSOS CHAMADOS “HAMANSTASCHEN” E CELEBRAM A ALEGRIA DE ESTAREM JUNTOS, PROTEGIDOS E FELIZES.