ERA UMA VEZ, NO CORAÇÃO DE UMA DENSA E VIBRANTE SELVA, UMA JOVEM GUERREIRA CHAMADA ARIA. ARIA NÃO ERA UMA GUERREIRA COMUM; APESAR DE SUA JUVENTUDE, SEUS CABELOS ERAM TÃO BRANCOS QUANTO A NEVE QUE NUNCA CAÍA NA SELVA. OS HABITANTES DA FLORESTA A CHAMAVAM DE "A GUERREIRA DOS CABELOS BRANCOS".
ARIA VIVIA NUMA PEQUENA CABANA FEITA DE FOLHAS E GALHOS, ESCONDIDA ENTRE AS ÁRVORES ALTAS E EXUBERANTES. DESDE PEQUENA, ELA HAVIA SIDO TREINADA PARA PROTEGER A FLORESTA E SEUS HABITANTES. SEUS CABELOS BRANCOS ERAM UM MISTÉRIO, UM PRESENTE DOS ESPÍRITOS DA FLORESTA QUE RECONHECIAM SUA BRAVURA E CORAÇÃO PURO.
UM DIA, ENQUANTO ARIA PATRULHAVA A FLORESTA, ELA OUVIU UM CHORO FRACO VINDO DE UM ARBUSTO ESPESSO. APROXIMANDO-SE SILENCIOSAMENTE, ENCONTROU UM PEQUENO MACACO PRESO EM UMA ARMADILHA. COM UM SORRISO GENTIL, ELA RAPIDAMENTE LIBERTOU O MACACO, QUE PULOU EM SEUS OMBROS, ABRAÇANDO-A COM GRATIDÃO. ELA O CHAMOU DE TICO, E ELE SE TORNOU SEU FIEL COMPANHEIRO.
AS NOTÍCIAS SOBRE A BONDADE DE ARIA SE ESPALHARAM POR TODA A SELVA. OS ANIMAIS VINHAM DE LONGE PARA BUSCAR SUA AJUDA E PROTEÇÃO. UM DIA, UMA GRANDE ÁGUIA VOOU ATÉ ELA, SUAS PENAS BRILHANDO SOB O SOL. "ARIA, UMA AMEAÇA ESTÁ CHEGANDO À NOSSA FLORESTA. UM GRUPO DE CAÇADORES ESTÁ SE APROXIMANDO, QUERENDO CAPTURAR OS ANIMAIS E DESTRUIR NOSSO LAR. PRECISAMOS DA SUA AJUDA."
SEM HESITAR, ARIA REUNIU OS ANIMAIS DA FLORESTA. "VAMOS PROTEGER NOSSO LAR", DISSE ELA COM DETERMINAÇÃO. COM A AJUDA DE TICO E DA ÁGUIA, ELES FORMULARAM UM PLANO. OS MACACOS JOGARIAM COCOS NOS CAÇADORES, OS ELEFANTES USARIAM SUAS TROMBAS PARA ASSUSTÁ-LOS, E AS ÁGUIAS SOBREVOARIAM PARA CONFUNDIR OS INVASORES.
QUANDO OS CAÇADORES CHEGARAM, FICARAM SURPRESOS COM A RESISTÊNCIA QUE ENCONTRARAM. ARIA, COM SUA ESPADA FEITA DE MADEIRA FORTE, LIDERAVA A DEFESA COM CORAGEM E HABILIDADE. SEUS CABELOS BRANCOS BRILHAVAM COMO UM FAROL, INSPIRANDO TODOS AO SEU REDOR.
A BATALHA FOI INTENSA, MAS A SELVA E SEUS HABITANTES, UNIDOS, ERAM UMA FORÇA IMPARÁVEL. FINALMENTE, OS CAÇADORES, DERROTADOS E DESANIMADOS, FUGIRAM, PROMETENDO NUNCA MAIS VOLTAR.
A SELVA ESTAVA SALVA, E ARIA FOI SAUDADA COMO UMA HEROÍNA. OS ANIMAIS CELEBRARAM SUA VITÓRIA COM UMA GRANDE FESTA, DANÇANDO E CANTANDO SOB A LUZ DA LUA. ARIA, COM TICO EM SEU OMBRO, SORRIU FELIZ. ELA SABIA QUE, ENQUANTO ELA ESTIVESSE LÁ, A FLORESTA SEMPRE ESTARIA PROTEGIDA.
E ASSIM, A LENDA DE ARIA, A GUERREIRA DOS CABELOS BRANCOS, CRESCEU, INSPIRANDO GERAÇÕES A CUIDAR DA FLORESTA E A PROTEGER OS FRACOS E NECESSITADOS. SEUS CABELOS BRANCOS TORNARAM-SE UM SÍMBOLO DE ESPERANÇA E CORAGEM, LEMBRANDO A TODOS QUE, NÃO IMPORTA A APARÊNCIA, É O CORAÇÃO QUE FAZ UM VERDADEIRO HERÓI.