ERA UMA VEZ, EM UMA PEQUENA CASINHA, UMA MENININHA TRAVESSA E CURIOSA CHAMADA MARIA EUGÊNIA. ELA TINHA APENAS SEIS ANOS, MAS SUA CORAGEM E ESPÍRITO AVENTUREIRO ERAM DIGNOS DE NOTA. MARIA EUGÊNIA ADORAVA EXPLORAR O MUNDO AO SEU REDOR, E SUA CURIOSIDADE FREQUENTEMENTE A LEVAVA A SITUAÇÕES INUSITADAS.

 

UM BELO DIA, ENQUANTO BRINCAVA NA SALA DE ESTAR, MARIA EUGÊNIA NOTOU ALGO QUE SEMPRE A INTRIGAVA: A TOMADA NA PAREDE. ELA JÁ TINHA OUVIDO OS ADULTOS FALAREM PARA NÃO MEXER ALI, MAS COMO BOA XERETA QUE ERA, RESOLVEU DESAFIAR O PERIGO. "O QUE SERÁ QUE ACONTECE SE EU COLOCAR O DEDO NESSE BURAQUINHO?" PENSOU ELA.

 

COM OS OLHOS BRILHANDO DE CURIOSIDADE, MARIA EUGÊNIA SE APROXIMOU DA TOMADA. SEM PENSAR DUAS VEZES, ELA ESTICOU O DEDO E O ENFIOU NO BURAQUINHO. NO MESMO INSTANTE, SENTIU UM TREMENDO CHOQUE PERCORRER SEU CORPO. A ELETRICIDADE FEZ SEU CABELO SE ARREPIAR, FICANDO EM PÉ COMO SE TIVESSE LEVADO UM SUSTO DOS GRANDES. A MENINA SOLTOU UM GRITO E CAIU PARA TRÁS, TODA CHAMUSCADA E COM A PELE ENCARDIDA, PARECENDO UM PEQUENO CARVÃO.

 

A MÃE DE MARIA EUGÊNIA, DONA CARMEM, OUVIU O BARULHO E CORREU PARA A SALA. QUANDO VIU A FILHA NO CHÃO, COM OS CABELOS EM PÉ E TODA SUJA, NÃO SABIA SE RIA OU SE CHORAVA. "MARIA EUGÊNIA, O QUE VOCÊ FEZ DESSA VEZ?" PERGUNTOU, PREOCUPADA E AO MESMO TEMPO ALIVIADA AO VER QUE A MENINA ESTAVA BEM.

 

"EU SÓ QUERIA SABER O QUE ACONTECIA SE EU COLOCASSE O DEDO NA TOMADA," RESPONDEU MARIA EUGÊNIA, COM UMA VOZ TRÊMULA E OLHOS ARREGALADOS DE SUSTO.

 

DONA CARMEM, SEGURANDO A RISADA, PEGOU A MENINA NO COLO E A LEVOU PARA O BANHEIRO PARA UM BOM BANHO. "QUERIDA, AGORA VOCÊ SABE QUE A CURIOSIDADE TEM LIMITES, NÃO É? ALGUNS LUGARES SÃO PERIGOSOS E NÃO DEVEMOS MEXER."

 

DEPOIS DO BANHO, MARIA EUGÊNIA ESTAVA LIMPA E CHEIROSA NOVAMENTE, MAS COM OS CABELOS AINDA UM POUCO ARREPIADOS. ELA SE OLHOU NO ESPELHO E RIU DA PRÓPRIA APARÊNCIA. "PARECE QUE VIREI UMA MARIA CARVÃO!" DISSE, GARGALHANDO.

 

A PARTIR DAQUELE DIA, MARIA EUGÊNIA APRENDEU A LIÇÃO DE QUE CERTAS CURIOSIDADES PODEM SER PERIGOSAS. EMBORA CONTINUASSE SENDO UMA MENININHA TRAVESSA E CURIOSA, ELA PASSOU A OUVIR MAIS OS CONSELHOS DOS ADULTOS E A EVITAR DESAFIOS QUE PUDESSEM MACHUCÁ-LA. E SEMPRE QUE ALGUÉM PERGUNTAVA SOBRE SEUS CABELOS ARREPIADOS, ELA RESPONDIA COM UM SORRISO TRAVESSO: "FOI O CHOQUE DA MARIA EUGÊNIA!"

 

E ASSIM, A PEQUENA MARIA EUGÊNIA CONTINUOU SUAS AVENTURAS, MAIS ESPERTA E CUIDADOSA, MAS AINDA COM O MESMO BRILHO CURIOSO NOS OLHOS. E A TOMADA NA SALA DE ESTAR? AH, ESSA FICOU BEM LONGE DOS DEDOS CURIOSOS DA MENINA, PELO MENOS POR UM BOM TEMPO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 04/08/2024
Código do texto: T8121571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.