NO PACATO GALINHEIRO DA FAZENDA DA SERRA DOURADA, MORAVA UMA GALINHA MUITO ESPECIAL CHAMADA GILDA. ELA ERA UMA GALINHA ELEGANTE, ESPERTA E HEIA DE PERSONALIDADE. MAS O QUE REALMENTE A DESTACAVA DAS OUTRAS ERA O FATO DE QUE, EM SEU GALINHEIRO, QUEM DAVA A ÚLTIMA PALAVRA ERA ELA!

 

O GALO, GONÇALO, ERA CONHECIDO POR SEU CANTO ALTO E MELODIOSO QUE DESPERTAVA TODA A FAZENDA AO AMANHECER. MAS APESAR DE SEU CANTO IMPONENTE, TODOS SABIAM QUE QUEM REALMENTE MANDAVA NO GALINHEIRO ERA A GILDA.

 

CERTA MANHÃ, GONÇALO RESOLVEU DESAFIAR AS ORDENS DE GILDA. ELE QUERIA MUDAR A ROTINA DO GALINHEIRO, ALEGANDO QUE, COMO GALO, DEVERIA SER ELE A COMANDAR. GILDA OUVIU PACIENTEMENTE TODAS AS REIVINDICAÇÕES DO GONÇALO E, COM UM OLHAR SERENO, RESPONDEU:

 

— GONÇALO, MEU QUERIDO, AQUI NO NOSSO GALINHEIRO, QUEM CANTA DE GALO SOU EU! SE QUISER MUDAR ALGUMA COISA, TERÁ QUE PASSAR POR MIM PRIMEIRO.

 

GONÇALO, SENTINDO-SE CORAJOSO, INSISTIU:

 

— MAS GILDA, EU SOU O GALO! EU DEVERIA TOMAR AS DECISÕES! A PARTIR DE HOJE, VOU FAZER DO MEU JEITO!

 

GILDA, SEM PERDER A COMPOSTURA, DECLAROU:

 

— ESTÁ BEM, GONÇALO. SE VOCÊ INSISTE EM DESOBEDECER, VAI DORMIR FORA DO GALINHEIRO HOJE À NOITE.

 

O GALO NÃO ACREDITOU NA AMEAÇA E CONTINUOU A DESAFIAR GILDA DURANTE TODO O DIA. QUANDO A NOITE CAIU, GILDA SE APROXIMOU DE GONÇALO E, COM UMA EXPRESSÃO FIRME, DISSE:

 

— ESTÁ NA HORA DE VOCÊ CUMPRIR SUA PROMESSA, GONÇALO. VÁ DORMIR LÁ FORA.

 

GONÇALO, ARREPENDIDO, TENTOU ARGUMENTAR, MAS GILDA FOI FIRME. ELE TEVE QUE PASSAR A NOITE NO FRIO, SOB AS ESTRELAS. NO DIA SEGUINTE, LOGO AO AMANHECER, ELE ESTAVA DE VOLTA, CANTANDO MAIS ALTO DO QUE NUNCA, MAS DESTA VEZ COM UMA NOVA CANÇÃO:

 

— GILDA, OH GILDA, QUEM MANDA É VOCÊ, EU SEI! VOU OBEDECER, PARA NÃO MAIS ME ARREPENDER!

 

A PARTIR DESSE DIA, NUNCA MAIS HOUVE DÚVIDAS NO GALINHEIRO SOBRE QUEM REALMENTE DAVA A ÚLTIMA PALAVRA. GONÇALO PASSOU A SEGUIR TODAS AS ORDENS DE GILDA SEM QUESTIONAR, E O GALINHEIRO VOLTOU À SUA ROTINA HARMONIOSA. TODOS OS ANIMAIS DA FAZENDA SABIAM QUE, NO FIM DAS CONTAS, QUEM CANTAVA DE GALO ERA A GALINHA!

 

E ASSIM, GILDA CONTINUOU A COMANDAR O GALINHEIRO COM SABEDORIA E FIRMEZA, MOSTRANDO A TODOS QUE, ÀS VEZES, QUEM PARECE SER O LÍDER NÃO É NECESSARIAMENTE QUEM TEM O PODER.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 01/08/2024
Código do texto: T8119592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.