ERA UMA VEZ UMA ABELHINHA AZUL CHAMADA MUMBUCA. ELA ERA UMA CRIATURA GENTIL, SEMPRE AJUDANDO OS OUTROS NO QUE PUDESSE. COM SUAS ASAS RELUZENTES E SEU ZUMBIDO ALEGRE, MUMBUCA ERA CONHECIDA E QUERIDA POR TODOS NO CAMPO.

 

UMA NOITE, ENQUANTO A LUA BRILHAVA NO CÉU E AS ESTRELAS DANÇAVAM, MUMBUCA ESTAVA DESCANSANDO EM SUA COLMEIA QUANDO OUVIU UM PEDIDO DESESPERADO DE AJUDA. MANTIS, UM LOUVA-A-DEUS DE OLHOS GRANDES E ESBUGALHADOS, PRECISAVA ATRAVESSAR UM GRANDE RIO QUE HAVIA TRANSBORDADO APÓS UMA TEMPESTADE. ELE ESTAVA PREOCUPADO, POIS PRECISAVA ALCANÇAR SUA FAMÍLIA DO OUTRO LADO.

 

— MUMBUCA, POR FAVOR, ME AJUDE! — IMPLOROU MANTIS. — EU PRECISO ENCONTRAR MINHA FAMÍLIA, MAS O RIO ESTÁ MUITO PERIGOSO.

 

MUMBUCA, COM SEU CORAÇÃO GENEROSO, NÃO HESITOU.

 

— SUBA NAS MINHAS COSTAS, MANTIS! VOU TE LEVAR VOANDO ATÉ O OUTRO LADO — DISSE ELA, DETERMINADA.

 

COM MANTIS FIRMEMENTE AGARRADO EM SUAS COSTAS, MUMBUCA COMEÇOU A VOAR SOBRE AS ÁGUAS FURIOSAS DO RIO. AS ONDAS ERAM ALTAS E AMEAÇADORAS, MAS MUMBUCA ESTAVA DETERMINADA A AJUDAR SEU AMIGO. DE REPENTE, UM VENTO FORTE SURGIU, DERRUBANDO MUMBUCA E MANTIS.

 

A ABELHINHA LUTAVA PARA MANTER-SE NO AR, MAS ESTAVA SENDO LEVADA CADA VEZ MAIS PARA PERTO DAS ONDAS PERIGOSAS. FOI ENTÃO QUE, COM SEUS OLHOS AGUÇADOS, MUMBUCA AVISTOU UMA FLOR MAGNÍFICA FLUTUANDO SOBRE A ÁGUA.

 

— SEGURE FIRME, MANTIS! — GRITOU MUMBUCA, VOANDO COM TODAS AS SUAS FORÇAS EM DIREÇÃO À FLOR.

 

COM UM ÚLTIMO ESFORÇO, MUMBUCA CONSEGUIU COLOCAR MANTIS EM SEGURANÇA NA FLOR FLUTUANTE. EXAUSTA E SEM FORÇAS, A PEQUENA ABELHA CAIU AO LADO DA FLOR E FECHOU OS OLHOS PARA SEMPRE.

 

QUANDO O SOL NASCEU, SEUS RAIOS ILUMINARAM O RIO E A FLOR FLUTUANTE. ENROLADO NAS PÉTALAS, MANTIS ESTAVA SÃO E SALVO, GRAÇAS AO SACRIFÍCIO DA CORAJOSA MUMBUCA, A ABELHINHA AZUL.

 

E, DISSE MUMBUCA LÁ NO CÉU:- NÃO SE ENTRISTEÇA, POIS, O MEU CICLO NA TERRA TERMINOU.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 30/07/2024
Código do texto: T8118115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.