ERA UMA NOITE DE LUA CHEIA, E A LUZ PRATEADA ILUMINAVA O CAMINHO TORTUOSO DE TRÊS FIGURAS VIAJANTES. ELES ERAM OS TRÊS REIS MAGOS, TRAZENDO PRESENTES PARA O RECÉM-NASCIDO MENINO JESUS. ESTAVAM PERDIDOS, CONFUSOS E DESORIENTADOS, SEM SABER PARA ONDE IR.

 

ENQUANTO VAGAVAM PELA ESTRADA, AVISTARAM UMA PEQUENA CASA ACOLHEDORA AO LONGE. DECIDIRAM PEDIR AJUDA, NA ESPERANÇA DE ENCONTRAR ALGUÉM QUE PUDESSE GUIÁ-LOS. AO SE APROXIMAREM, FORAM RECEBIDOS POR UMA MULHER BELÍSSIMA, COM LONGOS CABELOS NEGROS E OLHOS BRILHANTES COMO ESTRELAS. ELA ERA BEFANA, A BRUXINHA BOA, CONHECIDA POR SUA BONDADE E GENEROSIDADE.

 

— BOA NOITE, VIAJANTES. O QUE OS TRAZ AQUI NESTA NOITE FRIA? — PERGUNTOU BEFANA, COM UM SORRISO ACOLHEDOR.

 

— ESTAMOS PROCURANDO O CAMINHO PARA BELÉM. QUEREMOS VISITAR O MENINO JESUS, MAS ESTAMOS PERDIDOS — EXPLICOU GASPAR, UM DOS REIS MAGOS.

 

— AH, COMPREENDO. INFELIZMENTE, TAMBÉM NÃO SEI O CAMINHO PARA BELÉM. MAS, POR FAVOR, ENTREM E DESCANSEM. MINHA CASA É PEQUENA, MAS TENHO UM BOM CORAÇÃO E ESTAREI FELIZ EM HOSPEDÁ-LOS POR ESTA NOITE — RESPONDEU BEFANA.

 

OS TRÊS REIS MAGOS ACEITARAM O CONVITE E ENTRARAM NA CASA DE BEFANA. LÁ, FORAM RECEBIDOS POR UM GATO PRETO, CHAMADO NERO, QUE OS OBSERVAVA COM SEUS OLHOS MISTERIOSOS. BEFANA PREPAROU UMA REFEIÇÃO QUENTE E RECONFORTANTE PARA SEUS HÓSPEDES, ENQUANTO NERO RONRONAVA SUAVEMENTE AO LADO DA LAREIRA.

 

DURANTE A REFEIÇÃO, BEFANA E OS REIS MAGOS CONVERSARAM SOBRE SUAS JORNADAS, SUAS ESPERANÇAS E SEUS SONHOS. A CADA PALAVRA, A BONDADE E A SABEDORIA DE BEFANA BRILHAVAM COMO A LUA CHEIA LÁ FORA.

 

NA MANHÃ SEGUINTE, ANTES DE PARTIREM, BEFANA PREPAROU UM SACO DE PRESENTES PARA OS REIS MAGOS LEVAREM AO MENINO JESUS. ELA NÃO SABIA O CAMINHO, MAS QUERIA CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA.

 

— LEVEM ESTES PRESENTES. QUE ELES TRAGAM ALEGRIA E LUZ AO MENINO JESUS — DISSE BEFANA, ENTREGANDO O SACO AOS REIS MAGOS.

 

— OBRIGADO, BEFANA. SUA BONDADE NUNCA SERÁ ESQUECIDA. DESEJAMOS QUE ENCONTRE A FELICIDADE EM CADA DIA DE SUA VIDA — RESPONDEU BALTASAR, OUTRO DOS REIS MAGOS.

 

COM OS CORAÇÕES AQUECIDOS PELA HOSPITALIDADE DE BEFANA, OS REIS MAGOS CONTINUARAM SUA JORNADA. BEFANA OS OBSERVOU PARTIR, COM NERO ENROLADO AOS SEUS PÉS. SENTIA UMA PROFUNDA CONEXÃO COM AQUELES HOMENS E O MENINO JESUS QUE IRIAM VISITAR.

 

DIAS DEPOIS, UMA ESTRELA BRILHANTE APARECEU NO CÉU, GUIANDO OS REIS MAGOS ATÉ BELÉM. LÁ, ENCONTRARAM MARIA, JOSÉ E O MENINO JESUS EM UMA HUMILDE MANJEDOURA. A ALEGRIA NO CORAÇÃO DOS REIS MAGOS ERA INDESCRITÍVEL, E OS PRESENTES DE BEFANA TROUXERAM UM BRILHO ESPECIAL ÀQUELA NOITE SAGRADA.

 

MARIA, SEGURANDO O MENINO JESUS, OLHOU PARA OS PRESENTES E SENTIU A BONDADE E O AMOR DE BEFANA ATRAVÉS DELES. JOSÉ TAMBÉM SENTIU UMA PROFUNDA GRATIDÃO PELA GENEROSIDADE DA BRUXINHA BOA, QUE, MESMO SEM SABER O CAMINHO, FEZ A DIFERENÇA NA VIDA DE TODOS.

 

E ASSIM, BEFANA, A BRUXINHA BOA, TORNOU-SE PARTE DA HISTÓRIA DO MENINO JESUS, SENDO LEMBRADA COMO UM SÍMBOLO DE BONDADE, GENEROSIDADE E AMOR. A CADA ANO, NA NOITE DE LUA CHEIA, AS PESSOAS CONTAVAM A HISTÓRIA DE BEFANA E SEU ENCONTRO COM OS TRÊS REIS MAGOS, INSPIRANDO TODOS A SEREM BONS UNS COM OS OUTROS, ASSIM COMO ELA FOI.

 

E LÁ, NA PEQUENA CASA ILUMINADA PELA LUA CHEIA, BEFANA E NERO CONTINUARAM A VIVER, ESPALHANDO BONDADE E MAGIA POR ONDE PASSAVAM, COM SEUS CORAÇÕES SEMPRE VOLTADOS PARA O AMOR E A COMPAIXÃO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/07/2024
Código do texto: T8113932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.