NA LENDÁRIA E MÍSTICA TERRA DAS MIL E UMA NOITES, EXISTIA UM OÁSIS ESCONDIDO ENTRE DUNAS DOURADAS, RODEADO POR TAMAREIRAS ALTAS E ÁGUAS CRISTALINAS. ESSE OÁSIS, CONHECIDO COMO AL-WAHA AL-MAJIDA, ERA HABITADO POR UMA FEITICEIRA MISTERIOSA CHAMADA LATIFAH, FAMOSA POR POSSUIR TRÊS OLHOS. DOIS DELES ERAM COMUNS, MAS O TERCEIRO, LOCALIZADO EM SUA TESTA, TINHA O PODER DE VER ALÉM DO FÍSICO, ENXERGANDO AS VERDADES OCULTAS NOS CORAÇÕES DAS PESSOAS.

 

CERTA MANHÃ, QUANDO O SOL COMEÇAVA A BEIJAR O HORIZONTE, UM JOVEM VIAJANTE CHAMADO TARIQ CHEGOU AO OÁSIS. COM SEDE E CANSAÇO ESTAMPADOS NO ROSTO, ELE SE APROXIMOU DE LATIFAH, QUE ESTAVA SENTADA SOB UMA TAMAREIRA, TECENDO ENCANTAMENTOS COM SUAS MÃOS ELEGANTES.

 

"SALAM, Ó FEITICEIRA DOS TRÊS OLHOS," SAUDOU TARIQ, CURVANDO-SE RESPEITOSAMENTE. "QUE TIPO DE PESSOAS VIVEM NESTE LUGAR?"

 

LATIFAH, SEM DESVIAR SEU OLHAR ENIGMÁTICO, RESPONDEU COM UMA PERGUNTA: "QUE TIPO DE PESSOA VIVE NO LUGAR DE ONDE VOCÊ VEM?"

 

TARIQ FRANZIU O CENHO, LEMBRANDO-SE DA AMARGURA DE SUA TERRA NATAL. "OH! UM GRUPO DE EGOÍSTAS E MALVADOS. ESTOU SATISFEITO DE HAVER SAÍDO DE LÁ.”

 

A FEITICEIRA ASSENTIU LENTAMENTE, SEU TERCEIRO OLHO BRILHANDO SUAVEMENTE. "A MESMA COISA VOCÊ HAVERÁ DE ENCONTRAR POR AQUI."

 

DESAPONTADO, TARIQ SEGUIU SEU CAMINHO, ABANDONANDO O OÁSIS, SEM SABER QUE ESTAVA LEVANDO CONSIGO SUA PRÓPRIA SOMBRA DE NEGATIVIDADE.

 

NO MESMO DIA, QUANDO O SOL ESTAVA A PINO, OUTRO JOVEM VIAJANTE, CHAMADO OMAR, APROXIMOU-SE DO OÁSIS. ELE TAMBÉM SE DIRIGIU A LATIFAH, APÓS SACIAR SUA SEDE NAS ÁGUAS LÍMPIDAS.

 

"SALAM, FEITICEIRA DOS TRÊS OLHOS," DISSE OMAR, COM UM SORRISO AMIGÁVEL. "QUE TIPO DE PESSOAS VIVE POR AQUI?"

 

LATIFAH REPETIU A MESMA PERGUNTA: "QUE TIPO DE PESSOAS VIVE NO LUGAR DE ONDE VOCÊ VEM?"

 

OMAR SORRIU COM NOSTALGIA. "UM MAGNÍFICO GRUPO DE PESSOAS, AMIGAS, HONESTAS, HOSPITALEIRAS. FIQUEI MUITO TRISTE POR TER QUE DEIXÁ-LAS."

 

O TERCEIRO OLHO DE LATIFAH BRILHOU INTENSAMENTE, COMO SE CAPTURASSE A ESSÊNCIA DAS PALAVRAS DE OMAR. "O MESMO ENCONTRARÁ POR AQUI," RESPONDEU ELA.

 

OMAR SORRIU MAIS AMPLAMENTE E SE ACOMODOU NO OÁSIS, SENTINDO-SE RAPIDAMENTE EM CASA, CERCADO POR PESSOAS AMIGÁVEIS E ACOLHEDORAS.

 

UM COMERCIANTE VELHO, QUE HAVIA OBSERVADO AMBAS AS CONVERSAS ENQUANTO DESCANSAVA À SOMBRA DE UMA ÁRVORE, APROXIMOU-SE DE LATIFAH, INTRIGADO. "COMO É POSSÍVEL DAR RESPOSTAS TÃO DIFERENTES À MESMA PERGUNTA?" PERGUNTOU ELE.

 

LATIFAH SORRIU COM SABEDORIA, SEUS OLHOS BRILHANDO. "ATRAVÉS DE MEU TERCEIRO OLHO VEJO QUE CADA UM CARREGA NO SEU CORAÇÃO O MEIO EM QUE VIVE. AQUELE QUE NADA ENCONTROU DE BOM NOS LUGARES POR ONDE PASSOU, NÃO PODERÁ ENCONTRAR OUTRA COISA POR AQUI. AQUELE QUE ENCONTROU AMIGOS ALI, TAMBÉM OS ENCONTRARÁ AQUI."

 

O COMERCIANTE REFLETIU SOBRE AQUELAS PALAVRAS ENQUANTO O SOL SE PUNHA, PINTANDO O CÉU COM CORES DE FOGO E OURO. ELE PERCEBEU QUE O VERDADEIRO PODER DE LATIFAH NÃO ESTAVA APENAS EM SEU TERCEIRO OLHO, MAS NA SABEDORIA DE ENTENDER QUE O MUNDO AO NOSSO REDOR É UM REFLEXO DO MUNDO DENTRO DE NÓS.

 

E ASSIM, NO CORAÇÃO DA TERRA DAS MIL E UMA NOITES, LATIFAH CONTINUOU A GUIAR OS VIAJANTES QUE PASSAVAM POR SEU OÁSIS, AJUDANDO-OS A ENXERGAR A VERDADE OCULTA EM SEUS PRÓPRIOS CORAÇÕES, REVELANDO-LHES QUE A VERDADEIRA MAGIA ESTAVA NA MANEIRA COMO ESCOLHIAM VER O MUNDO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/07/2024
Reeditado em 24/07/2024
Código do texto: T8113913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.