EM UMA CIDADE CHAMADA CESAREIA, VIVIA UM HOMEM CHAMADO CORNÉLIO. ELE ERA UM CENTURIÃO, UM LÍDER NO EXÉRCITO ROMANO, RESPONSÁVEL POR CEM SOLDADOS. APESAR DE SER UM SOLDADO FORTE E CORAJOSO, CORNÉLIO TINHA ALGO ESPECIAL EM SEU CORAÇÃO: ELE ERA UM HOMEM MUITO BONDOSO E TEMIA A DEUS. CORNÉLIO AJUDAVA OS POBRES E ESTAVA SEMPRE ORANDO.

 

CERTO DIA, ENQUANTO CORNÉLIO ORAVA EM SUA CASA, ALGO EXTRAORDINÁRIO ACONTECEU. ELE TEVE UMA VISÃO DE UM ANJO DE DEUS. O ANJO, BRILHANDO COMO A LUZ DO SOL, DISSE A CORNÉLIO:

 

— CORNÉLIO!

 

COM O CORAÇÃO ACELERADO, MAS CHEIO DE CORAGEM, CORNÉLIO RESPONDEU:

 

— SIM, SENHOR!

 

O ANJO CONTINUOU:

 

— SUAS ORAÇÕES E SUAS BOAS AÇÕES SUBIRAM COMO UMA OFERTA A DEUS. AGORA, ENVIE HOMENS A JOPE PARA TRAZER UM HOMEM CHAMADO PEDRO. ELE ESTÁ HOSPEDADO NA CASA DE SIMÃO, O CURTIDOR, PERTO DO MAR.

 

CORNÉLIO, OBEDIENTE E CONFIANTE, CHAMOU DOIS DE SEUS SERVOS E UM SOLDADO FIEL E EXPLICOU-LHES A VISÃO. ELES PARTIRAM IMEDIATAMENTE PARA JOPE, SEGUINDO AS INSTRUÇÕES DO ANJO.

 

ENQUANTO ISSO, EM JOPE, PEDRO ESTAVA ORANDO NO TERRAÇO DA CASA DE SIMÃO. ELE TAMBÉM TEVE UMA VISÃO. VIU UM GRANDE LENÇOL DESCENDO DO CÉU, CONTENDO TODA ESPÉCIE DE ANIMAIS. PEDRO OUVIU UMA VOZ QUE DIZIA:

 

— LEVANTE-SE, PEDRO. MATE E COMA.

 

PEDRO, CONFUSO, RESPONDEU:

 

— DE MANEIRA NENHUMA, SENHOR! NUNCA COMI NADA IMPURO.

 

A VOZ RESPONDEU:

 

— NÃO CHAME IMPURO O QUE DEUS PURIFICOU.

 

PEDRO ESTAVA PENSANDO NA VISÃO QUANDO OS HOMENS ENVIADOS POR CORNÉLIO CHEGARAM. O ESPÍRITO SANTO DISSE A PEDRO:

 

— PEDRO, TRÊS HOMENS ESTÃO PROCURANDO POR VOCÊ. VÁ COM ELES SEM HESITAR, POIS, EU OS ENVIEI.

 

PEDRO DESCEU E ENCONTROU OS HOMENS. ELES EXPLICARAM A VISÃO DE CORNÉLIO E PEDIRAM QUE PEDRO OS ACOMPANHASSE DE VOLTA A CESAREIA. PEDRO, ENTENDENDO QUE DEUS TINHA UM PLANO, PARTIU COM ELES NO DIA SEGUINTE.

 

AO CHEGAR NA CASA DE CORNÉLIO, PEDRO FOI RECEBIDO COM GRANDE ALEGRIA. CORNÉLIO REUNIU SUA FAMÍLIA E AMIGOS PARA OUVIR O QUE PEDRO TINHA A DIZER. CORNÉLIO CAIU AOS PÉS DE PEDRO EM REVERÊNCIA, MAS PEDRO O LEVANTOU, DIZENDO:

 

— LEVANTE-SE, EU SOU APENAS UM HOMEM.

 

PEDRO ENTÃO COMEÇOU A FALAR SOBRE JESUS, A VIDA E OS ENSINAMENTOS DO SENHOR, E COMO ELE FOI CRUCIFICADO E RESSUSCITOU PARA SALVAR A TODOS. CORNÉLIO E TODOS OS PRESENTES OUVIRAM COM ATENÇÃO E FÉ.

 

ENQUANTO PEDRO AINDA FALAVA, O ESPÍRITO SANTO DESCEU SOBRE TODOS OS QUE ESTAVAM OUVINDO A MENSAGEM. ELES COMEÇARAM A LOUVAR A DEUS E A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, UM SINAL DE QUE O ESPÍRITO SANTO ESTAVA PRESENTE.

 

PEDRO, VENDO ISSO, DISSE:

 

— PODEMOS NEGAR A ÁGUA DO BATISMO A ESSAS PESSOAS QUE RECEBERAM O ESPÍRITO SANTO COMO NÓS?

 

E ASSIM, CORNÉLIO E SUA FAMÍLIA FORAM BATIZADOS EM NOME DE JESUS CRISTO. ELES SE TORNARAM OS PRIMEIROS GENTIOS A SE CONVERTEREM AO CRISTIANISMO, ABRINDO O CAMINHO PARA QUE A MENSAGEM DE JESUS FOSSE LEVADA A TODAS AS NAÇÕES.

 

CORNÉLIO CONTINUOU A SERVIR COMO CENTURIÃO, MAS AGORA COM UMA NOVA MISSÃO: ESPALHAR O AMOR E A MENSAGEM DE JESUS A TODOS QUE ENCONTRASSE.

 

E ASSIM, A BONDADE E A FÉ DE CORNÉLIO ILUMINARAM A VIDA DE MUITOS, MOSTRANDO QUE O AMOR DE DEUS É PARA TODOS, INDEPENDENTEMENTE DE ONDE VÊM OU QUEM SÃO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/07/2024
Código do texto: T8113112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.