ERA UMA VEZ, NA FLORESTA NEGRA, UMA ESTRANHA CRIATURA CHAMADA ABOBORAZINHA. FEITO DE UM TRONCO DE ÁRVORE E COM UMA CABEÇA DE ABÓBORA, ABOBORAZINHA TINHA UM OBJETIVO PECULIAR: CELEBRAR O COMEÇO DO INVERNO ASSUSTANDO CRIANÇAS E ROUBANDO SEUS DOCES. CADA ANO, NA VÉSPERA DA ESTAÇÃO MAIS FRIA, ELE SE AVENTURAVA PELAS TRILHAS DA FLORESTA, RINDO DIABOLICAMENTE ENQUANTO CORRIA ATRÁS DAS CRIANÇAS QUE TREMIAM DE MEDO.
— MUAHAHAHA! — GARGALHAVA ABOBORAZINHA, CHACOALHANDO SEUS GALHOS DE MADEIRA E FAZENDO SUA CABEÇA DE ABÓBORA BALANÇAR DE UM LADO PARA O OUTRO. — VENHAM CÁ, MEUS DOCINHOS! QUERO SEUS DOCES PARA CELEBRAR O INVERNO!
AS CRIANÇAS CORRIAM E GRITAVAM, TENTANDO SE ESCONDER DO ASSUSTADOR ABOBORAZINHA. PORÉM, NAQUELE ANO, HAVIA UMA NOVA GUARDIÃ NA FLORESTA NEGRA, UMA GALINHA MUITO CORAJOSA CHAMADA GERTRUDES. DIFERENTE DE QUALQUER OUTRA GALINHA, GERTRUDES TINHA UM CORAÇÃO DE LEÃO E NÃO DEIXARIA QUE SUAS “CRIANÇAS” FOSSEM ATERRORIZADAS.
— CUIDADO, CRIANÇAS! FIQUEM ATRÁS DE MIM! — CACAREJOU GERTRUDES, BATENDO SUAS ASAS E PONDO-SE ENTRE ABOBORAZINHA E OS PEQUENOS ASSUSTADOS.
ABOBORAZINHA PAROU EM SEU RASTRO, CONFUSO AO VER A GALINHA ENFRENTAR SUA ASSUSTADORA PRESENÇA.
— ORA, ORA, O QUE TEMOS AQUI? UMA GALINHA? — ZOMBOU ELE, INCLINANDO A CABEÇA DE ABÓBORA PARA EXAMINAR GERTRUDES. — VOCÊ ACHA QUE PODE ME IMPEDIR, PEQUENA AVE?
GERTRUDES ESTUFOU O PEITO E ENCAROU ABOBORAZINHA COM SEUS OLHOS DETERMINADOS.
— VOCÊ NÃO VAI TOCAR NAS MINHAS CRIANÇAS, MONSTRO DE ABÓBORA! — DESAFIOU GERTRUDES, LEVANTANDO UMA DAS ASAS COMO SE FOSSE UMA ESPADA. — SE QUISER OS DOCES, TERÁ QUE PASSAR POR MIM PRIMEIRO!
ABOBORAZINHA NÃO CONSEGUIA ACREDITAR NA OUSADIA DA GALINHA. ELE AVANÇOU, MAS GERTRUDES FOI MAIS RÁPIDA. COM UMA DESTREZA SURPREENDENTE, ELA CORREU PARA FRENTE E BICOU A CABEÇA DE ABÓBORA DE ABOBORAZINHA. ELE DEU UM GRITO AGUDO E RECUOU, SEGURANDO A CABEÇA.
— AI, AI, AI! ISSO DÓI! — CHORAMINGOU ABOBORAZINHA, ESFREGANDO A CABEÇA MACHUCADA.
AS CRIANÇAS, AGORA SENTINDO-SE CORAJOSAS COM A PRESENÇA DE GERTRUDES, COMEÇARAM A RIR E APLAUDIR A GALINHA HEROICA. ABOBORAZINHA, ENVERGONHADO E COM DOR, PERCEBEU QUE AQUELE ANO SUA MISSÃO HAVIA FALHADO.
— MUITO BEM, GALINHA. VOCÊ VENCEU DESSA VEZ. MAS EU VOLTAREI! — DISSE ELE, RECUANDO LENTAMENTE PARA A FLORESTA.
GERTRUDES CACAREJOU TRIUNFANTEMENTE E SE VIROU PARA AS CRIANÇAS.
— ELE PODE ATÉ TENTAR, MAS ENQUANTO EU ESTIVER AQUI, NINGUÉM MEXERÁ COM VOCÊS! — AFIRMOU GERTRUDES, CHEIA DE ORGULHO.
AS CRIANÇAS APLAUDIRAM E ABRAÇARAM A GALINHA, QUE SE TORNOU A HEROÍNA DA FLORESTA NEGRA. E ASSIM, TODO ANO, QUANDO O INVERNO SE APROXIMAVA, GERTRUDES SE PREPARAVA PARA DEFENDER AS CRIANÇAS DA FLORESTA DO TEMÍVEL ABOBORAZINHA, GARANTINDO QUE A CELEBRAÇÃO DO INÍCIO DO INVERNO FOSSE CHEIA DE RISOS E DOCES, E NÃO DE SUSTOS.