LARA ERA UMA GAROTA CURIOSA E AVENTUREIRA QUE MORAVA NA PACATA CIDADE DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS, CONHECIDA COMO A CIDADE MÍSTICA. CERTO DIA, ENQUANTO EXPLORAVA A FAMOSA GRUTA DO CARIMBADO, LARA OUVIU UMA HISTÓRIA INTRIGANTE DE UM DOS GUIAS LOCAIS.
— DIZEM QUE ESSA GRUTA ESCONDE UM PORTAL PARA OUTRAS DIMENSÕES E QUE, EM CERTOS MOMENTOS, É POSSÍVEL SENTIR A ENERGIA PULSANTE VINDO DE SUAS PROFUNDEZAS — CONTOU O GUIA, COM UM OLHAR MISTERIOSO.
— SÉRIO? — PERGUNTOU LARA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE EXCITAÇÃO. — O QUE MAIS VOCÊ SABE SOBRE ISSO?
— HÁ UMA LENDA QUE CONECTA ESSA GRUTA À CIDADE DE MACHU PICCHU, NO PERU. ACREDITA-SE QUE EXISTE UM TÚNEL SECRETO QUE LIGA AS DUAS CIDADES, E MUITOS MÍSTICOS VÊM AQUI PARA TENTAR DESVENDAR ESSE MISTÉRIO.
LARA DECIDIU QUE IRIA DESCOBRIR MAIS SOBRE ESSA LENDA. JUNTO COM SEU AMIGO PEDRO, UM GAROTO ESPERTO E DESTEMIDO, ELES SE AVENTURARAM NA GRUTA. COM LANTERNAS EM MÃOS E CORAÇÕES BATENDO RÁPIDO, OS DOIS AMIGOS DESCERAM PELAS ESTREITAS PASSAGENS DA CAVERNA.
— PEDRO, VOCÊ SENTE ISSO? — PERGUNTOU LARA, SENTINDO UMA LEVE VIBRAÇÃO NO AR.
— SIM, PARECE QUE A CAVERNA ESTÁ VIVA! — RESPONDEU PEDRO, COM UM TOM DE ESPANTO.
CONFORME AVANÇAVAM, A LUZ DAS LANTERNAS COMEÇOU A REFLETIR EM ESTRANHAS FIGURAS NAS PAREDES, FIGURAS QUE PARECIAM DANÇAR NAS SOMBRAS. ERA COMO SE AS HISTÓRIAS QUE OUVIRAM GANHASSEM VIDA DIANTE DE SEUS OLHOS.
— OLHE, LARA! — PEDRO APONTOU PARA UM CANTO DA CAVERNA ONDE UMA LUZ FRACA EMANAVA.
SEGUINDO A LUZ, ENCONTRARAM UMA PASSAGEM ESTREITA QUE PARECIA LEVAR A OUTRO LOCAL. COM ESFORÇO, CONSEGUIRAM PASSAR PELA ABERTURA E, DO OUTRO LADO, ENCONTRARAM UMA SALA VASTA E ILUMINADA POR CRISTAIS QUE BRILHAVAM INTENSAMENTE.
— É COMO SE ESTIVÉSSEMOS EM OUTRO MUNDO! — EXCLAMOU LARA, MARAVILHADA COM A BELEZA AO SEU REDOR.
DE REPENTE, OUVIRAM UM SOM SUAVE, COMO UMA MÚSICA DISTANTE. SEGUINDO O SOM, CHEGARAM A UM GRANDE PORTAL ILUMINADO NO CENTRO DA SALA. NO PORTAL, HAVIA INSCRIÇÕES ANTIGAS QUE LARA E PEDRO NÃO CONSEGUIAM DECIFRAR.
— PRECISAMOS DE AJUDA PARA ENTENDER ISSO — SUGERIU PEDRO. — VAMOS VOLTAR À CIDADE E PROCURAR ALGUÉM QUE POSSA NOS AJUDAR.
DE VOLTA À CIDADE, ENCONTRARAM UM VELHO SÁBIO CHAMADO TIAGO, CONHECIDO POR SUAS VASTAS CONHECIMENTOS SOBRE AS LENDAS LOCAIS. TIAGO, AO OUVIR A HISTÓRIA DAS CRIANÇAS, DECIDIU ACOMPANHÁ-LOS DE VOLTA À GRUTA.
— ESSE PORTAL PODE SER A CHAVE PARA DESVENDAR O MISTÉRIO DE MACHU PICCHU — DISSE TIAGO, COM UM AR PENSATIVO.
COM TIAGO GUIANDO, VOLTARAM À SALA DOS CRISTAIS E, APÓS ESTUDAR AS INSCRIÇÕES, ELE CONSEGUIU DECIFRAR PARTE DO ENIGMA.
— ESTAS INSCRIÇÕES FALAM DE UMA JORNADA ESPIRITUAL E DE UM TESTE DE CORAGEM. PRECISAMOS ATRAVESSAR O PORTAL E ENFRENTAR NOSSOS MEDOS MAIS PROFUNDOS PARA REVELAR A VERDADE — EXPLICOU TIAGO.
COM CORAGEM RENOVADA, LARA, PEDRO E TIAGO ATRAVESSARAM O PORTAL. DO OUTRO LADO, ENCONTRARAM-SE EM UMA PAISAGEM DESLUMBRANTE, REPLETA DE MONTANHAS E RUÍNAS ANTIGAS. ESTAVAM EM MACHU PICCHU!
LÁ, FORAM RECEBIDOS POR UMA FIGURA ETÉREA QUE SE APRESENTOU COMO O GUARDIÃO DO PORTAL.
— BEM-VINDOS, VIAJANTES CORAJOSOS. VOCÊS PASSARAM NO TESTE E AGORA PODEM CONHECER OS SEGREDOS ANTIGOS DOS INCAS — DISSE O GUARDIÃO, COM UMA VOZ SUAVE.
DURANTE A SUA ESTADIA EM MACHU PICCHU, LARA, PEDRO E TIAGO APRENDERAM SOBRE A CONEXÃO ESPIRITUAL ENTRE SÃO THOMÉ DAS LETRAS E A CIDADE INCA. DESCOBRIRAM QUE OS INCAS, ASSIM COMO OS HABITANTES DE SÃO THOMÉ, ACREDITAVAM EM PORTAIS ENERGÉTICOS E NA EXISTÊNCIA DE OUTRAS DIMENSÕES.
AO RETORNAREM PARA SÃO THOMÉ, OS TRÊS AMIGOS CARREGAVAM CONSIGO UMA NOVA COMPREENSÃO SOBRE O MUNDO E A CERTEZA DE QUE AS LENDAS E MISTÉRIOS AINDA GUARDAVAM MUITOS SEGREDOS A SEREM DESVENDADOS.
— NOSSA AVENTURA APENAS COMEÇOU — DISSE LARA, COM UM SORRISO NO ROSTO. — QUEM SABE O QUE MAIS IREMOS DESCOBRIR?
E ASSIM, LARA E PEDRO CONTINUARAM SUAS AVENTURAS, SEMPRE EM BUSCA DO PRÓXIMO GRANDE MISTÉRIO A SER DESVENDADO, COM A CERTEZA DE QUE O MUNDO ERA MUITO MAIOR E MAIS MÁGICO DO QUE PODERIAM IMAGINAR.