EM UM CANTO ESCONDIDO DA AMAZÔNIA, ONDE OS RIOS SERPENTEIAM E A SELVA CANTA, HAVIA UMA LENDA SOBRE UMA SEREIA ENCANTADA CHAMADA IARA. DIZIAM QUE ELA ATRAÍA PESCADORES COM SEU CANTO DOCE E OS LEVAVA PARA AS PROFUNDEZAS DO RIO. MAS, O QUE POUCOS SABIAM, É QUE IARA TINHA UM SEGREDO: ELA ERA A CÓPIA DE SHERAZADE, A PRINCESA DAS MIL E UMA NOITES.
CERTA NOITE, SOB A LUZ DO LUAR PRATEADO, IARA EMERGIU DAS ÁGUAS CRISTALINAS E ENCONTROU UM JOVEM PESCADOR CHAMADO DAVI. ELE ESTAVA SENTADO NA MARGEM DO RIO, OLHANDO PARA AS ESTRELAS E SONHANDO COM AVENTURAS. IARA, COM SEUS LONGOS CABELOS NEGROS E OLHOS BRILHANTES, COMEÇOU A CANTAR UMA MELODIA HIPNOTIZANTE.
"DAVI, DAVI," ELA CHAMOU SUAVEMENTE, "VENHA, OUÇA MINHAS HISTÓRIAS. EU SOU A SEREIA DAS MIL E UMA NOITE, E TENHO HISTÓRIAS QUE FARÃO SEU CORAÇÃO VIBRAR."
DAVI, ENCANTADO, SE APROXIMOU MAIS DA ÁGUA, E IARA COMEÇOU SUA PRIMEIRA HISTÓRIA.
"ERA UMA VEZ, EM UM REINO DISTANTE," IARA COMEÇOU, "VIVIA UMA PRINCESA CHAMADA SHERAZADE, QUE TODAS AS NOITES CONTAVA HISTÓRIAS FASCINANTES PARA O SULTÃO, PARA EVITAR SUA PRÓPRIA MORTE. UMA DE SUAS HISTÓRIAS MAIS MEMORÁVEIS ERA SOBRE UM GÊNIO PRESO EM UMA LÂMPADA MÁGICA..."
MAS ANTES QUE PUDESSE CONTINUAR, UM PEIXE CURIOSO CHAMADO BETO APARECEU.
"IARA, VOCÊ VAI CONTAR A HISTÓRIA DO GÊNIO DE NOVO? JÁ OUVI ESSA UMAS MIL VEZES!" BETO EXCLAMOU.
IARA RIU E ACENOU COM A MÃO. "SIM, BETO, MAS É SEMPRE UMA BOA HISTÓRIA, NÃO ACHA?"
DAVI SORRIU, COMPLETAMENTE ENVOLVIDO. "E O QUE ACONTECEU COM O GÊNIO?"
"AH," DISSE IARA, "O GÊNIO OFERECEU TRÊS DESEJOS AO JOVEM PESCADOR QUE O LIBERTOU, MAS COM UM AVISO: 'ESCOLHA SABIAMENTE, POIS CADA DESEJO TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS'."
ENQUANTO IARA NARRAVA, O TEMPO PARECIA PARAR, E DAVI SENTIU-SE TRANSPORTADO PARA UM MUNDO DE MAGIA E MISTÉRIO. MAS, QUANDO A PRIMEIRA LUZ DO AMANHECER COMEÇOU A SURGIR, IARA SE DESPEDIU.
"VOLTE AMANHÃ À NOITE, DAVI," ELA DISSE SUAVEMENTE, "E EU CONTAREI OUTRA HISTÓRIA. CADA NOITE, UMA NOVA AVENTURA."
NA NOITE SEGUINTE, DAVI VOLTOU E ENCONTROU IARA CANTANDO UMA NOVA CANÇÃO. "HOJE, VOU CONTAR A HISTÓRIA DE ALADIM E A LÂMPADA MÁGICA," ELA ANUNCIOU, ENQUANTO BETO ROLAVA OS OLHOS DE FORMA EXAGERADA, MAS SORRIA.
"ALADIM ERA UM JOVEM ESPERTO, MAS POBRE," COMEÇOU IARA, "UM DIA, ENCONTROU UMA LÂMPADA MÁGICA E LIBERTOU UM GÊNIO PODEROSO..."
DAVI ESTAVA TÃO ABSORVIDO PELA HISTÓRIA QUE QUASE NÃO PERCEBEU O TEMPO PASSAR. NO FINAL DA NOITE, ELE SE INCLINOU PARA IARA E PERGUNTOU, "VOCÊ SEMPRE FOI UMA SEREIA?"
IARA SORRIU ENIGMATICAMENTE. "NÃO, DAVI. UMA VEZ EU FUI UMA PRINCESA QUE CONTAVA HISTÓRIAS PARA SOBREVIVER. AGORA, SOU UMA SEREIA QUE CONTA HISTÓRIAS PARA ENCANTAR. O PODER DAS HISTÓRIAS NUNCA MUDA."
E ASSIM, NOITE APÓS NOITE, DAVI VOLTAVA PARA OUVIR AS HISTÓRIAS DE IARA. CADA NOITE UMA NOVA AVENTURA, CADA CONTO UMA LIÇÃO. E, DE ALGUMA FORMA, AS HISTÓRIAS DE IARA, A SEREIA DAS MIL E UMA NOITE, TROUXERAM MAIS COR E MAGIA PARA A VIDA DE DAVI.
NO FINAL DE MIL E UMA NOITES, DAVI SE TORNOU UM HOMEM SÁBIO, CHEIO DE HISTÓRIAS E AVENTURAS PARA CONTAR. E IARA CONTINUOU SUA MISSÃO, CONTANDO HISTÓRIAS E ENCANTANDO CORAÇÕES, ETERNAMENTE JOVEM E BELA, NAS PROFUNDEZAS DO RIO DA AMAZÔNIA.
E ASSIM, A LENDA DA SEREIA DAS MIL E UMA NOITE CONTINUOU A SE ESPALHAR, ENCANTANDO TODOS AQUELES QUE TIVERAM A SORTE DE OUVIR SUAS HISTÓRIAS.