ERA UMA MANHÃ ENSOLARADA NA CAPITAL DE SÃO PAULO, E DOIS AMIGOS IMPROVÁVEIS SE ENCONTRARAM NO CAMPO. JORGE, O GAVIÃO, ERA UM TORCEDOR FANÁTICO DO CORINTHIANS, E GENARO, O PORCO, ERA UM FERVOROSO TORCEDOR DO PALMEIRAS. APESAR DAS DIFERENÇAS, ELES SE DAVAM BEM, MAS SEMPRE BRINCAVAM SOBRE FUTEBOL.
— Ô JORGE, VOCÊ ESTÁ COM UMA CARA DE QUEM GANHOU A COPA SUL-AMERICANA! — PROVOCOU GENARO, OLHANDO PARA O GAVIÃO BEM ALIMENTADO.
— E VOCÊ, GENARO, PARECE QUE ACABOU DE PERDER UM CLÁSSICO PARA O TIMÃO! — RETRUCOU JORGE, RINDO DA MAGREZA DO PORCO.
— AH, MEU AMIGO GAVIÃO, É DIFÍCIL SER PALMEIRENSE POR ESSAS BANDAS. A COMIDA ESTÁ ESCASSA E A TORCIDA ESTÁ DESANIMADA — LAMENTOU GENARO.
— ISSO PORQUE VOCÊS NÃO SABEM CAÇAR! — DISSE JORGE. — VEM COMIGO QUE EU TE MOSTRO COMO SE FAZ.
E LÁ FORAM OS DOIS AMIGOS PELO CAMPO. JORGE, SEMPRE ESPERTO, AVISTOU UM GRUPO DE RATOS E PARTIU EM DIREÇÃO A ELES, PEGANDO UM A UM E JOGANDO PARA GENARO.
— VAI LÁ, GENARO! APROVEITA E ENGORDA, QUE NEM QUANDO O PALMEIRAS GANHOU O PAULISTÃO! — GRITOU JORGE.
GENARO, AINDA DESAJEITADO, TENTAVA ACOMPANHAR O RITMO DE JORGE. ELES CONTINUARAM PELO CAMPO ATÉ AVISTAREM UM BANDO DE POMBAS.
— AGORA É HORA DO GRANDE JOGO, GENARO! VAMOS PEGAR AQUELAS POMBAS! — ANIMOU-SE JORGE.
OS DOIS SE LANÇARAM À CAÇA DAS POMBAS. JORGE VOAVA RÁPIDO, COMO UM DRIBLE DESCONCERTANTE DE UM ATACANTE CORINTIANO, ENQUANTO GENARO CORRIA O MAIS RÁPIDO QUE PODIA, MAS COM A HABILIDADE DE UM GOLEIRO ATRAPALHADO.
— VAMOS, GENARO! CADÊ O ESPÍRITO DE PORCO? — GRITOU JORGE, ENQUANTO SE DIVERTIA.
AS POMBAS, RÁPIDAS COMO CONTRA-ATAQUES, VOARAM PARA O MATO. JORGE CONTINUOU A PERSEGUIÇÃO, VOANDO POR ENTRE AS ÁRVORES. DE REPENTE, ELE SE CHOCOU CONTRA UM GALHO E CAIU, ATORDOADO.
GENARO, SEM PERDER TEMPO, CORREU ATÉ JORGE.
— EITA, JORGE! PARECE QUE VOCÊ FEZ UM GOL CONTRA AGORA, HEIN? — RIU GENARO, MAS COM UM TOQUE DE PREOCUPAÇÃO.
JORGE SE LEVANTOU, SACUDINDO AS PENAS.
— NADA DISSO, GENARO. ISSO FOI SÓ UMA FALTA! AGORA É HORA DO SEGUNDO TEMPO — DISSE JORGE, DETERMINADO.
ELES CONTINUARAM A CAÇADA, E JORGE, COM SUA ASTÚCIA E AGILIDADE, LOGO RECUPEROU SEU RITMO. EM POUCO TEMPO, ELE PEGOU MAIS ALGUNS RATOS E POMBAS, GARANTINDO O BANQUETE PARA AMBOS.
AO FINAL DO DIA, GENARO ESTAVA SATISFEITO E AGRADECIDO.
— JORGE, VOCÊ É MESMO UM CRAQUE! APRENDI MUITO HOJE. QUEM DIRIA QUE UM CORINTIANO IA ME ENSINAR TANTO! — DISSE GENARO.
— E VOCÊ, GENARO, TEM POTENCIAL. SÓ PRECISA TREINAR MAIS. E QUEM SABE, UM DIA, O PALMEIRAS NÃO GANHA UM TÍTULO MUNDIAL? — BRINCOU JORGE, PISCANDO.
E ASSIM, APESAR DAS BRINCADEIRAS E RIVALIDADES FUTEBOLÍSTICAS, JORGE E GENARO SE TORNARAM AINDA MAIS AMIGOS, PROVANDO QUE, NO FINAL, O IMPORTANTE É A AMIZADE E A COOPERAÇÃO. E QUEM SABE, UM DIA, ATÉ NO FUTEBOL, OS TORCEDORES POSSAM APRENDER COM ELES.