ERA UMA VEZ, NO REINO DE BELLAFLORE, UM BOBO DA CORTE CHAMADO NUNZIO. ELE ERA CONHECIDO POR SUAS PIADAS E TRUQUES, MAS EM SEGREDO, ALIMENTAVA UM GRANDE SONHO: CONQUISTAR O CORAÇÃO DA BELA PRINCESA ADELE. CERTO DIA, NUNZIO TEVE UMA IDEIA AUDACIOSA. ELE DECIDIU SE PASSAR POR UM NOBRE PRÍNCIPE, ACREDITANDO QUE DESSA FORMA PODERIA SE APROXIMAR DA PRINCESA.
COM UM TRAJE POMPOSO E UMA ESPADA DE MADEIRA PINTADA, NUNZIO SE APRESENTOU COMO SIR NUNZIO, UM BRAVO CAVALEIRO DE TERRAS DISTANTES. SEU PLANO AUDACIOSO FUNCIONOU E, EM POUCO TEMPO, ELE CONSEGUIU A ATENÇÃO DA PRINCESA.
— OH, SIR NUNZIO! — DISSE A PRINCESA ADELE, ENCANTADA. — QUE PRAZER CONHECER UM CAVALEIRO TÃO DISTINTO!
NUNZIO SORRIU NERVOSAMENTE, TENTANDO ESCONDER SEU MEDO. ELE SABIA QUE A VERDADE PODERIA SER REVELADA A QUALQUER MOMENTO, MAS A IDEIA DE CONQUISTAR A PRINCESA ERA IRRESISTÍVEL.
POR DOIS MESES, NUNZIO VIVEU SEU SONHO. ELE PASSEAVA PELOS JARDINS DO PALÁCIO COM A PRINCESA, CONTAVA HISTÓRIAS DE BATALHAS FICTÍCIAS E JURAVA BRAVURA INEXISTENTE. CONTUDO, SEU MEDO CONSTANTE DE SER DESCOBERTO O FAZIA SUAR FRIO.
CERTO DIA, DURANTE UM PASSEIO, ADELE APONTOU PARA UMA PEQUENA SOMBRA QUE SE MOVIA RAPIDAMENTE.
— SIR NUNZIO, VEJA! É UM RATO!
NUNZIO, APAVORADO, DEU UM GRITO ESTRIDENTE E SUBIU EM UM BANCO, TREMENDO.
— TIRE ISSO DAQUI! — GRITOU ELE, PERDENDO TODA A COMPOSTURA.
A PRINCESA, PERPLEXA, O OBSERVOU COM DESCONFIANÇA. LOGO, OS MURMÚRIOS COMEÇARAM A CIRCULAR PELO PALÁCIO. A NOTÍCIA DE QUE O BRAVO SIR NUNZIO TINHA MEDO DE RATOS E ATÉ DA PRÓPRIA SOMBRA CHEGOU AOS OUVIDOS DO REI.
— TRAGAM-ME SIR NUNZIO! — ORDENOU O REI, COM UM OLHAR SEVERO.
QUANDO NUNZIO FOI LEVADO À PRESENÇA DO REI, ELE TREMIA DE MEDO.
— SIR NUNZIO, OU SEJA, LÁ QUEM FOR VOCÊ — DISSE O REI, FRANZINDO A TESTA. — VOCÊ ENGANOU A TODOS AQUI NO PALÁCIO. QUEM É VOCÊ, REALMENTE?
NUNZIO CAIU DE JOELHOS, LÁGRIMAS ESCORRENDO PELO ROSTO.
— MAJESTADE, EU SOU APENAS NUNZIO, O BOBO DA CORTE. EU SÓ QUERIA CONQUISTAR O CORAÇÃO DA PRINCESA ADELE.
O REI SUSPIROU, BALANÇANDO A CABEÇA.
— SUA MENTIRA NÃO PODE PASSAR IMPUNE. GUARDAS, LEVEM-NO PARA A MASMORRA.
E ASSIM, NUNZIO FOI LEVADO PARA A FRIA MASMORRA DO PALÁCIO. MESMO LÁ, ELE CONTINUAVA A FAZER SUAS PIADAS E TRUQUES, NA ESPERANÇA DE UM DIA SAIR E TALVEZ, SÓ TALVEZ, CONSEGUIR UMA SEGUNDA CHANCE DE SER HONESTO E CORAJOSO.