ERA UMA VEZ, EM UMA PEQUENA VILA AO PÉ DE UMA MONTANHA, VIVIA UM JOVEM RAPAZ CHAMADO TOMÁS. CURIOSO E AVENTUREIRO, ELE PASSAVA SEUS DIAS EXPLORANDO AS FLORESTAS E COLINAS AO REDOR DA VILA. UM DIA, ENQUANTO CAMINHAVA POR UM CAMINHO DESCONHECIDO NA MONTANHA, TOMÁS TROPEÇOU EM UMA PEDRA SOLTA E CAIU EM UMA PASSAGEM SECRETA. QUANDO RECUPEROU A CONSCIÊNCIA, SE VIU EM UM LUGAR TOTALMENTE DIFERENTE.
A SUA FRENTE, UM CASTELO IMPONENTE SUSPENSO SOBRE AS NUVENS BRILHAVAM SOB A LUZ DO SOL. AS TORRES ALTAS E OS MUROS BRANCOS PARECIAM FLUTUAR NO AR, E UMA SENSAÇÃO DE MAGIA ENVOLVIA O AMBIENTE. FASCINADO, TOMÁS CAMINHOU ATÉ A ENTRADA DO CASTELO, ONDE FOI RECEBIDO POR UMA MAJESTOSA ÁGUIA DE PENAS DOURADAS, OS OLHOS CINTILANDO DE SABEDORIA.
— QUEM É VOCÊ E O QUE FAZ AQUI? — PERGUNTOU A ÁGUIA, COM UMA VOZ FIRME, MAS NÃO AMEAÇADORA.
— MEU NOME É TOMÁS, E EU NÃO SEI COMO CHEGUEI AQUI. CAÍ POR UM CAMINHO SECRETO NA MONTANHA, E AGORA ESTOU DIANTE DESTE CASTELO MARAVILHOSO — RESPONDEU ELE, TENTANDO PARECER CORAJOSO.
A ÁGUIA, CHAMADA ÁUREA, ERA A GUARDIÃ DO CASTELO NAS NUVENS. EMBORA CÉTICA NO INÍCIO, ÁUREA PERCEBEU A SINCERIDADE NOS OLHOS DE TOMÁS E DECIDIU AJUDÁ-LO. AOS POUCOS, UMA AMIZADE COMEÇOU A SE FORMAR ENTRE ELES. ÁUREA CONTOU A TOMÁS SOBRE O VELO DE OURO, A LÃ DE OURO DO CARNEIRO ALADO, QUE TINHA PERTENCIDO AO GUERREIRO JASÃO. SEGUNDO A LENDA, QUEM POSSUÍSSE O VELO DE OURO TERIA PODER E PROTEÇÃO DIVINA.
— MUITOS TENTARAM ENCONTRAR O VELO DE OURO, MAS POUCOS SOBREVIVERAM AOS PERIGOS DA JORNADA — EXPLICOU ÁUREA. — MAS ACREDITO QUE JUNTOS, PODEMOS TER SUCESSO.
DECIDIDOS, TOMÁS E ÁUREA PARTIRAM EM SUA AVENTURA. O PRIMEIRO DESAFIO SURGIU AO ATRAVESSAREM A FLORESTA DAS SOMBRAS, ONDE ÁRVORES GIGANTESCAS E RAÍZES TRAIÇOEIRAS TENTAVAM IMPEDI-LOS DE PROSSEGUIR. COM A AJUDA DAS ASAS PODEROSAS DE ÁUREA E A ASTÚCIA DE TOMÁS, CONSEGUIRAM SUPERAR A FLORESTA E CHEGARAM AO DESERTO DOS ESPELHOS, UM LUGAR ONDE MIRAGENS TENTAVAM ENGANAR SEUS SENTIDOS.
— FIQUE PERTO DE MIM, TOMÁS. CONFIE EM SUA VISÃO INTERIOR, NÃO NAS ILUSÕES — ACONSELHOU ÁUREA.
COM DETERMINAÇÃO, ELES AVANÇARAM, IGNORANDO AS MIRAGENS TENTADORAS ATÉ ENCONTRAREM O CAMINHO CORRETO. APÓS DIAS DE CAMINHADA, CHEGARAM AO COVIL DO DRAGÃO GUARDIÃO, UMA CAVERNA ONDE O VELO DE OURO ESTAVA PROTEGIDO POR UM DRAGÃO IMPONENTE.
— PRECISAMOS SER ESTRATÉGICOS. O DRAGÃO É PODEROSO, MAS HÁ UMA FRAQUEZA — SUSSURROU ÁUREA. — ELE DORME PROFUNDAMENTE AO SOM DE UMA CANÇÃO MÁGICA.
TOMÁS LEMBROU-SE DE UMA MELODIA ANTIGA QUE SUA AVÓ COSTUMAVA CANTAR. SUAVEMENTE, COMEÇOU A CANTAR, E O DRAGÃO, ENFEITIÇADO PELA CANÇÃO, ADORMECEU. APROVEITANDO A OPORTUNIDADE, ÁUREA E TOMÁS ENTRARAM NA CAVERNA E ENCONTRARAM O VELO DE OURO, BRILHANDO COM UMA LUZ DIVINA.
COM O VELO DE OURO EM SUAS MÃOS, TOMÁS SENTIU UMA ONDA DE ENERGIA E CORAGEM PERCORRER SEU CORPO. JUNTOS, ELES VOLTARAM AO CASTELO NAS NUVENS, ONDE FORAM RECEBIDOS COM CELEBRAÇÕES E AGRADECIMENTOS.
— VOCÊ PROVOU SER UM VERDADEIRO HERÓI, TOMÁS — DISSE ÁUREA, COM UM BRILHO DE ORGULHO NOS OLHOS. — NOSSA AMIZADE E CORAGEM NOS TROUXERAM ATÉ AQUI.
TOMÁS SORRIU, SABENDO QUE AQUELA AVENTURA E A AMIZADE COM ÁUREA ERAM TESOUROS QUE ELE LEVARIA PARA SEMPRE EM SEU CORAÇÃO. E ASSIM, O REINO DAS NUVENS ENCANTADAS PROSPEROU, PROTEGIDO PELA MAGIA DO VELO DE OURO E PELA VALENTE DUPLA QUE DESAFIOU TODOS OS PERIGOS PARA ENCONTRÁ-LO.