NO SÍTIO DE DONA MARICOTA, HAVIA UM GALO CHAMADO RUFINO. RUFINO NÃO ERA UM GALO COMUM. TODAS AS MANHÃS, ANTES DE CANTAR PARA ANUNCIAR O NOVO DIA, ELE TINHA UM RITUAL SECRETO: ENTRAVA NA COZINHA DE DONA MARICOTA PARA TOMAR UMA XÍCARA DE CAFÉ QUENTINHO.

 

RUFINO DESCOBRIU O CAFÉ POR ACASO. UM DIA, ENQUANTO DONA MARICOTA PREPARAVA O CAFÉ, UM POUCO DO LÍQUIDO PRETO CAIU NO CHÃO. RUFINO, CURIOSO, DEU UMA BICADA E FICOU FASCINADO PELO SABOR E PELA ENERGIA QUE O CAFÉ LHE DAVA. DESDE ENTÃO, ELE NÃO CONSEGUIA PASSAR UMA MANHÃ SEM SUA DOSE DE CAFÉ.

 

CERTO DIA, DONA MARICOTA PERCEBEU QUE O CAFÉ DA CAFETEIRA ESTAVA ACABANDO MAIS RÁPIDO DO QUE O NORMAL. DESCONFIADA, ELA DECIDIU INVESTIGAR.

 

— QUEM SERÁ QUE ESTÁ BEBENDO TODO O MEU CAFÉ? — PERGUNTOU DONA MARICOTA PARA SI MESMA.

 

ELA SE ESCONDEU ATRÁS DA PORTA DA COZINHA E ESPEROU. LOGO, ELA VIU RUFINO ENTRAR, BICAR A TAMPA DA CAFETEIRA E BEBER TODO O CAFÉ.

 

— RUFINO! — EXCLAMOU DONA MARICOTA, SAINDO DE SEU ESCONDERIJO. — O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO?

 

NO DIA SEGUINTE, DONA MARICOTA REUNIU TODOS OS ANIMAIS DO SÍTIO PARA UMA CONVERSA SÉRIA. O PATO QUIM, A VACA MIMOSA E O PORCO JOCA ESTAVAM PRESENTES.

 

— O QUE FAREMOS COM RUFINO? — PERGUNTOU DONA MARICOTA.

 

— ELE DEVE TER UM BOM MOTIVO PARA GOSTAR TANTO DE CAFÉ — DISSE QUIM.

 

— TALVEZ DEVÊSSEMOS PERGUNTAR A ELE — SUGERIU MIMOSA.

 

RUFINO, ENVERGONHADO, EXPLICOU SUA PAIXÃO PELO CAFÉ.

 

— EU NUNCA ME SENTI TÃO ENERGIZADO! O CAFÉ ME FAZ CANTAR COM MAIS ENTUSIASMO E ALEGRIA — DISSE ELE.

 

— MAS, RUFINO, VOCÊ NÃO PODE BEBER TODO O CAFÉ DA DONA MARICOTA — OBSERVOU JOCA.

 

DONA MARICOTA PENSOU UM POUCO E TEVE UMA IDEIA.

 

— RUFINO, SE VOCÊ GOSTA TANTO DE CAFÉ, QUE TAL AJUDARMOS A COLHER OS GRÃOS DE CAFÉ DA PLANTAÇÃO AO LADO? ASSIM, PODEMOS FAZER CAFÉ SUFICIENTE PARA TODOS — SUGERIU ELA.

 

RUFINO FICOU EMPOLGADO COM A IDEIA E LOGO TODOS OS ANIMAIS DO SÍTIO SE UNIRAM PARA COLHER OS GRÃOS DE CAFÉ. ELES PLANTARAM, COLHERAM E TORRARAM OS GRÃOS, FAZENDO CAFÉ SUFICIENTE PARA DONA MARICOTA E PARA RUFINO.

 

COM O TRABALHO EM EQUIPE, O SÍTIO DE DONA MARICOTA SE TORNOU FAMOSO PELO DELICIOSO CAFÉ. E TODAS AS MANHÃS, RUFINO CANTAVA MAIS ALEGRE E CHEIO DE ENERGIA, NÃO SÓ POR SEU AMOR PELO CAFÉ, MAS PELA FELICIDADE DE COMPARTILHAR MOMENTOS COM SEUS AMIGOS.

 

E ASSIM, O SÍTIO DE DONA MARICOTA CONTINUOU A SER UM LUGAR DE HARMONIA E ALEGRIA, ONDE CADA AMANHECER ERA SAUDADO COM O CANTO ENTUSIASMADO DO GALO RUFINO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 02/07/2024
Código do texto: T8098068
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.