ERA UMA VEZ, NUMA PEQUENA CIDADE CHAMADA GAVIÃO PEIXOTO, HAVIA UM CARTEIRO CHAMADO JOÃO. JOÃO ERA UM HOMEM MUITO SIMPÁTICO, SEMPRE COM UM SORRISO NO ROSTO E UMA PIADA NA PONTA DA LÍNGUA. ELE CONHECIA TODOS OS MORADORES DA CIDADE E ERA QUERIDO POR TODOS. BEM, QUASE TODOS. HAVIA UM MORADOR QUE NÃO GOSTAVA NEM UM POUCO DELE: O CACHORRO REX.

 

REX ERA UM CACHORRO VIRALATA, O PROTETOR, QUE ACHAVA QUE SEU DEVER ERA MANTER A CASA DE SUA DONA, DONA MARGARIDA, SEGURA DE QUALQUER INVASOR. E, PARA REX, JOÃO ERA O MAIOR DOS INVASORES.

 

TODA VEZ QUE JOÃO SE APROXIMAVA DA CASA DE DONA MARGARIDA, REX COMEÇAVA A LATIR FRENETICAMENTE. PULAVA NA CERCA, MOSTRAVA OS DENTES E FAZIA DE TUDO PARA ASSUSTAR O POBRE CARTEIRO. JOÃO, POR SUA VEZ, TENTAVA SER AMIGÁVEL.

 

"EI, REX! VEJA, SÓ ESTOU ENTREGANDO A CORRESPONDÊNCIA!" DIZIA JOÃO, COM UM SORRISO NERVOSO.

 

MAS REX NÃO QUERIA SABER DE CONVERSA. PARA ELE, JOÃO ERA O INIMIGO NÚMERO UM.

 

CERTA MANHÃ, JOÃO TEVE UMA IDEIA. DECIDIU QUE TENTARIA FAZER AS PAZES COM REX DE UMA VEZ POR TODAS. ENTÃO, ANTES DE SAIR PARA O TRABALHO, ELE PASSOU NO AÇOUGUE E COMPROU UM GRANDE OSSO SUCULENTO.

 

QUANDO CHEGOU NA CASA DE DONA MARGARIDA, SEGUROU O OSSO E CHAMOU REX.

 

"EI, REX! OLHA O QUE EU TROUXE PARA VOCÊ!" DISSE JOÃO, BALANÇANDO O OSSO.

 

REX PAROU DE LATIR POR UM MOMENTO E CHEIROU O AR, INTRIGADO. ELE OLHOU PARA JOÃO, PARA O OSSO E DEPOIS NOVAMENTE PARA JOÃO. SERÁ QUE PODERIA CONFIAR NELE?

 

"VAMOS, REX, ISSO É PARA VOCÊ. PAZ?" INSISTIU JOÃO, ESTENDENDO O OSSO.

 

REX, AINDA DESCONFIADO, SE APROXIMOU LENTAMENTE. CHEIROU O OSSO E, FINALMENTE, PEGOU-O COM CUIDADO. JOÃO SUSPIROU ALIVIADO.

 

"BOM GAROTO! VEJA, PODEMOS SER AMIGOS!"

 

DAQUELE DIA EM DIANTE, SEMPRE QUE JOÃO PASSAVA PELA CASA DE DONA MARGARIDA, ELE TRAZIA UM OSSO OU UM PETISCO PARA REX. COM O TEMPO, REX COMEÇOU A ESPERAR ANSIOSAMENTE PELA VISITA DO CARTEIRO. EM VEZ DE LATIR, ELE BALANÇAVA O RABO E FICAVA SENTADO PACIENTEMENTE.

 

OS OUTROS MORADORES DA CIDADE NOTARAM A MUDANÇA.

 

"JOÃO, O QUE VOCÊ FEZ PARA ACALMAR O REX?" PERGUNTAVAM CURIOSOS.

 

"AH, FOI SIMPLES. APENAS MOSTREI A ELE QUE PODEMOS SER AMIGOS. AFINAL, O CACHORRO É O MELHOR AMIGO DO HOMEM, E AGORA TAMBÉM DO CARTEIRO!" RESPONDIA JOÃO COM UM SORRISO.

 

E ASSIM, A PEQUENA CIDADE DE GAVIÃO PEIXOTO PASSOU A TER, JOÃO E REX COMO EXEMPLO DE QUE ATÉ OS MAIORES INIMIGOS PODEM SE TORNAR OS MELHORES AMIGOS COM UM POUCO DE PACIÊNCIA E UM BOM OSSO SUCULENTO.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 27/06/2024
Reeditado em 27/06/2024
Código do texto: T8094772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.