ERA UMA VEZ, NUMA FLORESTA CHAMADA BELO HORIZONTE, UMA RAPOSA CHAMADA ZÉ RAPOSÉLIO E UM GALO CHAMADO GALILEU. ZÉ RAPOSÉLIO ERA UM TORCEDOR FANÁTICO DO CRUZEIRO, SEMPRE VESTINDO SUA CAMISA AZUL ESTRELADA, ENQUANTO GALILEU NÃO TIRAVA SEU UNIFORME ALVINEGRO DO ATLÉTICO MINEIRO.

 

CERTA MANHÃ ENSOLARADA, GALILEU ESTAVA EMPOLEIRADO EM UMA ÁRVORE ALTA, CANTANDO A PLENOS PULMÕES O HINO DO ATLÉTICO:

 

"VENCER, VENCER, VENCER, ESTE É O NOSSO IDEAL, HONRAMOS O NOME DE MINAS NO CENÁRIO ESPORTIVO MUNDIAL!"

 

ZÉ RAPOSÉLIO AO OUVIR A CANTORIA, PAROU IMEDIATAMENTE E OLHOU PARA CIMA. “ORA, ORA, SE NÃO É O MEU AMIGO GALOVALDO”, DISSE ELA, COM UM SORRISO ASTUTO. “QUE BELA VOZ VOCÊ TEM, CARO GALO. QUE TAL DESCER E CANTAR MAIS PERTO DE MIM?”

 

GALILEU, QUE CONHECIA A FAMA DE ESPERTO DE ZÉ  RAPOSÉLIO, RESPONDEU COM DESDÉM: “AH, RAPOSÉLIO, VOCÊ ACHA QUE VOU CAIR NESSA? JÁ SEI DAS SUAS ARTIMANHAS. VCÊ SÓ QUER QUE EU DESÇA PARA ME PEGAR, IGUAL A SEU TIME QUE SEMPRE TENTA ROUBAR NOSSOS JOGADORES!”

 

ZÉ RAPOSÉLIO, SEM PERDER A POSE, REPLICOU: “ORA, GALILEU, NÃO SEJA TÃO DESCONFIADO. EU SÓ QUERIA APRECIAR SUA VOZ DE PERTINHO. QUEM SABE VOCÊ NÃO CANTA O HINO DO CRUZEIRO PARA MIM?”

 

GALILEU RIU ALTO E RESPONDEU: “NEM PENSAR! NÃO TROCO MEU GALO DOIDO POR NADA! MAS OLHA SÓ, RAPOZILDA, VOCÊ JÁ VIU O QUE ACONTECEU COM A ÚLTIMA RAPOSA QUE TENTOU ME ENGANAR? VIROU MASCOTE DE FESTA DE CRIANÇA!”

 

ZÉ RAPOSÉLIO FINGINDO ESTAR OFENDIDO, GRITOU DE VOLTA: “AH, GALILEU VOCÊ FALA ISSO PORQUE ESTÁ NO ALTO. QUERO VER VOCÊ DESCER AQUI E FALAR ISSO NA MINHA CARA, COMO UM VERDADEIRO TORCEDOR DO GALO!”

 

GALILEU PENSOU UM POUCO E RESPONDEU: “DESCER, EU ATÉ DESÇO, MAS COM UMA CONDIÇÃO: VOCÊ PROMETE NÃO ME PEGAR?”

 

ZÉ RAPOSÉLIO CRUZANDO OS DEDOS ATRÁS DAS COSTAS, DISSE: “EU PROMETO, GALILEU. PALAVRA DE RAPOSA CRUZEIRENSE.”

 

GALILEU, DESCONFIADO, MAS CURIOSO, COMEÇOU A DESCER. NO ENTANTO, QUANDO ESTAVA QUASE CHEGANDO AO CHÃO, ELE SE LEMBROU DAS FINAIS DO CAMPEONATO ESTADUAL, ONDE O ATLÉTICO VENCEU O CRUZEIRO NOS PÊNALTIS. ELE OLHOU PARA ZÉ RAPOSÉLIO E DISSE: “SABE DE UMA COISA, ZÉ RAPOSÉLIO? PENSANDO BEM, VOU CONTINUAR AQUI EM CIMA. VAI QUE VOCÊ ME PEGA E ME ENROLA NUMA  BANDEIRA DO CRUZEIRO! E EU NÃO SUPORTARIA ISSO.”

 

ZÉ RAPOSÉLIO DEU UMA GARGALHADA E RESPONDEU: “AH, GALILEU, VOCÊ É MAIS ESPERTO DO QUE PARECE. MAS UM DIA, EU AINDA TE PEGO, ASSIM COMO O CRUZEIRO AINDA VAI GANHAR DE VOCÊS DE GOLEADA!”

 

E ASSIM, GALILEU FICOU NA ÁRVORE, CANTANDO SUAS VITÓRIAS, ENQUANTO ZÉ RAPOSÉLIO SE RETIROU, JÁ PLANEJANDO SUA PRÓXIMA TENTATIVA DE PEGAR O GALO. E A RIVALIDADE ENTRE A RAPOSA CRUZEIRENSE E O GALO ATLETICANO CONTINUOU, CHEIA DE HUMOR E BRINCADEIRAS, NO CORAÇÃO DE BELO HORIZONTE

 

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 27/06/2024
Reeditado em 08/07/2024
Código do texto: T8094696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.