CAPÍTULO 1: A CHEGADA DOS NAVEGADORES

 

ERA UMA VEZ, EM UMA TERRA PITORESCA, ABENÇOADAE MISTERIOSA, BANHADA POR MARES QUENTES E HABITADA POR UM POVO DE GRANDE SABEDORIA. ESTA TERRA, QUE JÁ FOI CHAMADA DE PINDORAMA, TERRA DE VERA CRUZ, ILHA DE VERA CRUZ, E FINALMENTE BRASIL, SERIA PALCO DE GRANDES AVENTURAS E HISTÓRIAS INCRÍVEIS.

 

EM UM BELO DIA ENSOLARADO, UMA GRANDE NAU PORTUGUESA, COMANDADA PELO DESTEMIDO PEDRO ÁLVARES CABRAL, AVISTOU A COSTA DESSA TERRA ENCANTADA. "TERRA À VISTA!" GRITOU UM DOS MARUJOS, ENQUANTO TODOS SE APROXIMAVAM DA BORDA DO NAVIO PARA VISLUMBRAR A NOVA TERRA.

 

DESEMBARCANDO NA PRAIA, CABRAL E SUA TRIPULAÇÃO FORAM RECEBIDOS POR UBIRAJARA, UM VALENTE GUERREIRO INDÍGENA, E JACIARA, UMA LINDA E CORAJOSA JOVEM ÍNDIA, AMBOS CHEIOS DE CURIOSIDADE SOBRE OS RECÉM-CHEGADOS. "QUEM SÃO VOCÊS E O QUE BUSCAM EM NOSSA TERRA?" PERGUNTOU UBIRAJARA.

 

CAPÍTULO 2: O ENCONTRO COM O POVO LOCAL

 

CABRAL, COM UM SORRISO AMISTOSO, RESPONDEU: "SOMOS NAVEGADORES VINDOS DE PORTUGAL, EM BUSCA DE NOVAS TERRAS E RIQUEZAS. E PELO QUE VEJO, ENCONTRAMOS UM PARAÍSO."

 

JACIARA, SEMPRE ATENTA E INTELIGENTE, DISSE: "ESTA TERRA TEM SUAS RIQUEZAS, SIM, MAS TAMBÉM TEM SEU POVO E SUAS HISTÓRIAS. VAMOS COMPARTILHAR O QUE TEMOS DE MELHOR."

 

OS PORTUGUESES FICARAM MARAVILHADOS COM A BELEZA DA PAISAGEM E A ABUNDÂNCIA DE PAU-BRASIL, A ÁRVORE DE TRONCO VERMELHO QUE DAVA COR E NOME À TERRA. UBIRAJARA E JACIARA MOSTRARAM AOS VISITANTES OS SEGREDOS DA FLORESTA, OS RIOS CHEIOS DE VIDA E AS ESTRELAS QUE GUIAVAM SEUS PASSOS À NOITE.

 

CAPÍTULO 3: A FESTA DE BOAS-VINDAS

 

PARA CELEBRAR A CHEGADA DOS VISITANTES, O POVO LOCAL ORGANIZOU UMA GRANDE FESTA. HAVIA DANÇAS, CANTOS E COMIDAS DELICIOSAS. TODOS RIAM E SE DIVERTIAM, E CABRAL CONHECEU OUTROS PERSONAGENS IMPORTANTES DA HISTÓRIA BRASILEIRA, COMO O ASTUTO CARAMURU, QUE HAVIA ENCONTRADO SEU LUGAR ENTRE OS TUPINAMBÁS, E A VALENTE CATARINA PARAGUAÇU, CUJA SABEDORIA E BELEZA ENCANTARAM A TODOS.

 

DURANTE A FESTA, UBIRAJARA E JACIARA ENSINARAM AOS PORTUGUESES DANÇAS TRADICIONAIS E CANÇÕES ANTIGAS. EM TROCA, OS PORTUGUESES COMPARTILHARAM HISTÓRIAS DE SUAS VIAGENS E AVENTURAS EM TERRAS DISTANTES.

 

CAPÍTULO 4: EXPLORANDO A TERRA DE PAU- BRASIL

 

NOS DIAS SEGUINTES, CABRAL E SUA TRIPULAÇÃO EXPLORARAM MAIS DA TERRA COM A AJUDA DE UBIRAJARA E JACIARA. ELES DESCOBRIRAM RIOS CRISTALINOS, FLORESTAS EXUBERANTES E UMA DIVERSIDADE INCRÍVEL DE ANIMAIS E PLANTAS.

 

"ESTA TERRA É REALMENTE MÁGICA," DISSE CABRAL ENQUANTO OBSERVAVA UM GRUPO DE ARARAS COLORIDAS VOANDO SOBRE A FLORESTA. "VAMOS RESPEITAR SUA BELEZA E APRENDER COM SEU POVO. QUE ESTE ENCONTRO SEJA O INÍCIO DE UMA AMIZADE DURADOURA."

 

CAPÍTULO 5: A AVENTURA NO RIO AMAZONAS

 

UM DIA, UBIRAJARA, JACIARA E ALGUNS DOS NAVEGADORES DECIDIRAM EXPLORAR O GRANDE RIO AMAZONAS. EM CANOAS, ELES NAVEGARAM POR ÁGUAS CALMAS E TURBULENTAS, ENCONTRANDO CRIATURAS EXÓTICAS E PAISAGENS DESLUMBRANTES AO LONGO DO CAMINHO.

 

DURANTE A VIAGEM, ENFRENTARAM DESAFIOS COMO TEMPESTADES REPENTINAS E ANIMAIS SELVAGENS. MAS, TRABALHANDO JUNTOS, SUPERARAM TODOS OS OBSTÁCULOS E FORTALECERAM AINDA MAIS OS LAÇOS DE AMIZADE ENTRE ELES.

 

CAPÍTULO 6: O MISTÉRIO DA ILHA DE VERA CRUZ

 

EM UMA DE SUAS EXPEDIÇÕES, O GRUPO DESCOBRIU UMA ILHA MISTERIOSA, QUE JACIARA CHAMOU DE ILHA DE VERA CRUZ. A ILHA ERA CERCADA POR LENDAS E HISTÓRIAS ANTIGAS, E OS EXPLORADORES ESTAVAM ANSIOSOS PARA DESVENDÁ-LA.

 

EXPLORANDO A ILHA, ENCONTRARAM RUÍNAS ANTIGAS E ARTEFATOS MISTERIOSOS QUE CONTAVAM HISTÓRIAS DE POVOS QUE ALI VIVERAM HÁ MUITO TEMPO. A CADA DESCOBERTA, O GRUPO FICAVA MAIS FASCINADO PELA RICA HISTÓRIA DA TERRA.

 

CAPÍTULO 7: A CHEGADA DE OUTROS NAVEGADORES

 

A NOTÍCIA SOBRE A TERRA DE PAU- BRASIL SE ESPALHOU RAPIDAMENTE, E EM POUCO TEMPO, OUTRAS NAUS CHEGARAM À COSTA. ENTRE OS NOVOS VISITANTES ESTAVA AMÉRICO VESPÚCIO, QUE FICOU IMPRESSIONADO COM A BELEZA E RIQUEZA DA TERRA.

 

UBIRAJARA E JACIARA CONTINUARAM A RECEBER OS NOVOS VISITANTES COM HOSPITALIDADE, COMPARTILHANDO SUAS HISTÓRIAS E TRADIÇÕES. O PEQUENO VILAREJO À BEIRA-MAR COMEÇOU A CRESCER, TORNANDO-SE UM PONTO DE ENCONTRO PARA PESSOAS DE DIFERENTES CULTURAS.

 

CAPÍTULO 8: O CONFLITO E A PAZ

 

COM A CHEGADA DE MAIS NAVEGADORES, SURGIRAM ALGUNS CONFLITOS SOBRE A POSSE DAS TERRAS E RECURSOS. UBIRAJARA, COM SUA SABEDORIA, PROPÔS UM ENCONTRO ENTRE OS LÍDERES PARA DISCUTIR E RESOLVER AS DIFERENÇAS.

 

DURANTE O ENCONTRO, CABRAL, VESPÚCIO E OUTROS LÍDERES CONCORDARAM EM RESPEITAR O POVO LOCAL E TRABALHAR JUNTOS PARA CONSTRUIR UM FUTURO DE HARMONIA. A PAZ FOI SELADA COM UM GRANDE BANQUETE, ONDE TODOS COMEMORARAM A NOVA ALIANÇA.

 

CAPÍTULO 9: O TESOURO ESCONDIDO

 

CERTA VEZ, ENQUANTO EXPLORAVAM UMA CAVERNA, UBIRAJARA E JACIARA ENCONTRARAM UM MAPA ANTIGO QUE INDICAVA A LOCALIZAÇÃO DE UM TESOURO ESCONDIDO. DECIDIRAM SEGUIR AS PISTAS E, JUNTO COM SEUS AMIGOS PORTUGUESES, EMBARCARAM EM UMA NOVA AVENTURA.

 

APÓS ENFRENTAR MUITOS DESAFIOS, FINALMENTE ENCONTRARAM O TESOURO, QUE CONTINHA JOIAS, OURO E ARTEFATOS ANTIGOS. EM VEZ DE DIVIDIR AS RIQUEZAS, DECIDIRAM USAR O TESOURO PARA CONSTRUIR ESCOLAS, HOSPITAIS E MELHORAR A VIDA DE TODOS NA COMUNIDADE.

 

CAPÍTULO 10: O LEGADO DOS BRASÍADAS

 

ANOS SE PASSARAM, E A TERRA DE PAU -BRASIL, AGORA CONHECIDA SIMPLESMENTE COMO BRASIL, PROSPEROU COMO UM LUGAR DE PAZ E COOPERAÇÃO. AS AVENTURAS DE UBIRAJARA, JACIARA E SEUS AMIGOS TORNARAM-SE LENDAS, PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

 

HOJE, O LEGADO DOS BRASÍADAS É LEMBRADO COMO UMA HISTÓRIA DE AMIZADE, RESPEITO E UNIÃO ENTRE DIFERENTES POVOS. E ASSIM, A TERRA QUE UMA VEZ FOI CHAMADA DE TERRA DE VERA CRUZ, ILHA DE VERA CRUZ, E TERRA DE PAU- BRASIL, CONTINUA A BRILHAR COMO UM EXEMPLO DE HARMONIA E BELEZA PARA O MUNDO.

(CONTO PARÓDIA DE "OS LUSÍADAS")

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 26/06/2024
Reeditado em 27/06/2024
Código do texto: T8094478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.