GATO NA TUBA

 

EM UMA ENSOLARADA MANHÃ EM ISTAMBUL, O GATO ASDRÚBAL ESTAVA EM UMA PERSEGUIÇÃO FRENÉTICA ATRÁS DE UMA FAMÍLIA DE RATOS PELAS VIELAS ESTREITAS DA CIDADE. ASDRÚBAL ERA UM GATO PERSPICAZ, MAS OS RATOS PARECIAM SEMPRE UM PASSO À FRENTE DELE, DESLIZANDO HABILMENTE ENTRE OS MERCADOS MOVIMENTADOS E OS BECOS SILENCIOSOS.

 

"ESPERE AÍ, SEU RATO TRAQUINAS! EU VOU PEGAR VOCÊ!", MIAVA ASDRÚBAL, SEUS BIGODES TREMULANDO DE EXCITAÇÃO.

 

OS RATOS, POR SUA VEZ, CORRIAM EM ZIGUE-ZAGUE, RINDO E GRITANDO: "VOCÊ NÃO VAI NOS PEGAR, ASDRÚBAL! SOMOS RÁPIDOS COMO O VENTO!"

 

A PERSEGUIÇÃO LEVOU-OS ATRAVÉS DE UM MERCADO DE ESPECIARIAS, ONDE OS CHEIROS DE COMINHO E CANELA MISTURAVAM-SE NO AR. ASDRÚBAL SALTAVA SOBRE CAIXAS DE FRUTAS E BARRIS DE AZEITONAS, DERRUBANDO-OS ATRÁS DOS RATOS ÁGEIS. MAS ENTÃO, EM UM MOVIMENTO INESPERADO, OS RATOS MERGULHARAM EM UMA PEQUENA RUA LATERAL E ENTRARAM EM UM BURACO, QUE LEVAVA A UMA ANTIGA LOJA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS.

 

ASDRÚBAL, COM SUA CAUDA SE AGITANDO DE ANSIEDADE, SEGUIU OS RATOS, ESPERANDO FINALMENTE CAPTURÁ-LOS. ELE OS VIU ENTRANDO EM UM GRANDE TUBO DE METAL RELUZENTE NO CANTO DA LOJA. SEM HESITAR, ASDRÚBAL SALTOU PARA DENTRO DO TUBO, ANSIOSO PARA ALCANÇAR SUA PRESA.

 

DENTRO DA TUBA, ASDRÚBAL ESPERAVA ENCONTRAR OS RATOS, MAS PARA SUA SURPRESA, O TUBO ERA MUITO LONGO E ESCURO. ELE MIA ALTO, "ONDE VOCÊS ESTÃO? SAÍAM JÁ DAÍ!"

 

DO OUTRO LADO, OS RATOS, ENTRE RISADAS ABAFADAS, RESPONDERAM: "BEM-VINDO À NOSSA TOCA, ASDRÚBAL! VOCÊ VAI PRECISAR DE MAIS DO QUE GARRAS AFIADAS PARA SAIR DESSA TUBA!"

 

ASDRÚBAL FICOU PERPLEXO. ELE ESTAVA PRESO DENTRO DE UMA TUBA! MAS AO INVÉS DE FICAR DESANIMADO, ELE DECIDIU QUE, SE OS RATOS PODIAM ENCONTRAR DIVERSÃO ALI, ELE TAMBÉM PODIA.

 

"AH, RATINHOS ASTUTOS, VOCÊS ME PEGARAM DESTA VEZ!", RONRONOU ASDRÚBAL, DECIDINDO BRINCAR AO LONGO DO TUBO. ELE COMEÇOU A EXPLORAR CADA CURVA E CADA VOLTA DA TUBA GIGANTE, DESCOBRINDO QUE, AO MIAR, PRODUZIA SONS ENGRAÇADOS QUE ECOAVAM AO LONGO DO METAL.

 

OS RATOS, OUVINDO OS SONS ESTRANHOS DE DENTRO DA TUBA, NÃO PUDERAM CONTER O RISO. "VOCÊ ESTÁ SE DIVERTINDO AÍ, ASDRÚBAL?"

 

"CLARO QUE ESTOU! VOCÊS SABEM COMO É, GATOS SEMPRE CAEM DE PÉ. E DESTA VEZ, CAÍ DENTRO DE UMA TUBA!", RESPONDEU ASDRÚBAL, SUA VOZ REVERBERANDO COMO UM TROMPETE DISTANTE.

 

AO LONGO DOS DIAS QUE SE SEGUIRAM, ASDRÚBAL DESCOBRIU UM NOVO MUNDO DENTRO DA TUBA. ELE APRENDEU A BRINCAR COM OS SONS QUE PRODUZIA, TRANSFORMANDO SUA SITUAÇÃO DE PERSEGUIDOR EM UM JOGO DIVERTIDO DE MÚSICA E RISOS. OS RATOS, POR SUA VEZ, APRECIARAM A COMPANHIA INESPERADA E ATÉ COMEÇARAM A TRAZER MIGALHAS DE QUEIJO E RESTOS DE PÃO PARA COMPARTILHAR COM ASDRÚBAL.

 

COM O TEMPO, ASDRÚBAL E OS RATOS DESENVOLVERAM UMA AMIZADE PECULIAR, PASSANDO HORAS DENTRO DA TUBA, EXPLORANDO SUAS CAPACIDADES MUSICAIS E COMPARTILHANDO MOMENTOS DE ALEGRIA. EVENTUALMENTE, O DONO DA LOJA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DESCOBRIU O ESCONDERIJO DOS RATOS E DE ASDRÚBAL. ENCANTADO COM A HARMONIA INCOMUM QUE EMANAVA DA TUBA, ELE DECIDIU TRANSFORMAR A EXPERIÊNCIA EM UMA ATRAÇÃO, PERMITINDO QUE ASDRÚBAL E OS RATOS SE TORNASSEM PARTE DO ENCANTO DA LOJA.

 

E ASSIM, ASDRÚBAL, OS RATOS TRAQUINAS E A TUBA BRILHANTE TORNARAM-SE UMA ATRAÇÃO POPULAR EM ISTAMBUL, ONDE VISITANTES VINHAM DE LONGE PARA OUVIR A MÚSICA ÚNICA CRIADA PELA IMPROVÁVEL AMIZADE ENTRE UM GATO PERSPICAZ E UMA FAMÍLIA DE RATOS RÁPIDOS COMO O VENTO.

 

 

 

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 25/06/2024
Código do texto: T8093727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.