O REI DO RISO

 

NO CORAÇÃO DO REINO DA ALEGRIA SEM FIM, HAVIA UM CASTELO BRILHANTE E COLORIDO, ONDE VIVIA O MAIS PECULIAR DOS REIS. SEU NOME ERA REI FREDERICO, MAS TODOS O CONHECIAM COMO O REI DO RISO. ISSO PORQUE, HÁ MUITO TEMPO, FREDERICO HAVIA SIDO VÍTIMA DE UM PODEROSO ENCANTAMENTO QUE O FAZIA RIR INCESSANTEMENTE.

 

TUDO COMEÇOU NUMA MANHÃ ENSOLARADA, QUANDO UM MAGO VIAJANTE CHAMADO ZAMPÉRIO CHEGOU AO REINO. ELE ERA CONHECIDO POR SUAS HABILIDADES MÁGICAS E POR SUAS BRINCADEIRAS, MAS NAQUELE DIA, ZAMPÉRIO ESTAVA PARTICULARMENTE TRAVESSO. AO SER RECEBIDO PELO REI, ZAMPÉRIO DECIDIU LANÇAR UM FEITIÇO PARA VER SE CONSEGUIA TRAZER AINDA MAIS ALEGRIA AO LUGAR JÁ TÃO FELIZ. INFELIZMENTE, O FEITIÇO SAIU ERRADO E, DESDE ENTÃO, O REI FREDERICO NÃO PARAVA DE RIR.

 

NO COMEÇO, O POVO ACHOU ENGRAÇADO E ATÉ SE JUNTAVA AO REI EM SUAS GARGALHADAS. MAS COM O TEMPO, TORNOU-SE UM PROBLEMA. O REI NÃO CONSEGUIA DAR ORDENS, PARTICIPAR DE REUNIÕES OU ATÉ MESMO CONVERSAR COM SUA AMADA FILHA, A PRINCESA ANABELA, SEM SER INTERROMPIDO POR UMA EXPLOSÃO DE RISADAS.

 

PREOCUPADA COM O ESTADO DO PAI, ANABELA DECIDIU QUE PRECISAVA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO. COM SEU ESPÍRITO AVENTUREIRO E CORAJOSO, ELA REUNIU OS MELHORES CONSELHEIROS DO REINO: O SÁBIO CONSELHEIRO BARTOLOMEU, A ASTUTA SENHORA ADELAIDE E O ENGRAÇADO BOBO DA CORTE PIPO.

 

"TEMOS QUE ENCONTRAR ZAMPÉRIO", DISSE BARTOLOMEU. "SÓ ELE PODE DESFAZER O FEITIÇO."

 

E ASSIM, A PRINCESA ANABELA E SEUS COMPANHEIROS PARTIRAM EM UMA GRANDE AVENTURA. ELES VIAJARAM POR FLORESTAS MÁGICAS, CRUZARAM RIOS ENCANTADOS E ESCALARAM MONTANHAS COBERTAS DE NEVE, SEMPRE RINDO DAS PIADAS DO BOBO DA CORTE PIPO, QUE TENTAVA MANTER O ÂNIMO DE TODOS.

 

UM DIA, ENQUANTO DESCANSAVAM À BEIRA DE UM LAGO CRISTALINO, ENCONTRARAM UM GNOMO QUE LHES DEU UMA PISTA. "EU VI ZAMPÉRIO PERTO DAS COLINAS DO ECO", DISSE O GNOMO. "ELE ESTAVA PRATICANDO FEITIÇOS COM UMA BRUXA CHAMADA ELVIRA."

 

COM RENOVADA ESPERANÇA, ANABELA E SEUS AMIGOS SEGUIRAM PARA AS COLINAS DO ECO. AO CHEGAREM LÁ, ENCONTRARAM ZAMPÉRIO E ELVIRA DISCUTINDO SOBRE QUEM ERA O MELHOR FEITICEIRO. ANABELA SE APROXIMOU COM CONFIANÇA E EXPLICOU A SITUAÇÃO DO PAI.

 

"EU NUNCA QUIS CAUSAR PROBLEMAS", DISSE ZAMPÉRIO, ARREPENDIDO. "FOI UM ERRO BOBO. POSSO TENTAR DESFAZER O FEITIÇO."

 

E ASSIM, COM UM MOVIMENTO ELEGANTE DE SUAS MÃOS, ZAMPÉRIO LANÇOU UM CONTRAFEITIÇO. UMA LUZ DOURADA ENVOLVEU O REI FREDERICO, QUE, DE REPENTE, PAROU DE RIR. ELE OLHOU AO REDOR, CONFUSO, E ENTÃO SORRIU.

 

"OBRIGADO, ZAMPÉRIO. E OBRIGADO, MINHA QUERIDA ANABELA E AMIGOS, POR ME RESGATAREM DESTA SITUAÇÃO", DISSE O REI COM GRATIDÃO.

 

DE VOLTA AO CASTELO, HOUVE UMA GRANDE FESTA PARA CELEBRAR. O REINO ESTAVA EM ÊXTASE E, PELA PRIMEIRA VEZ EM MUITO TEMPO, O REI FREDERICO PÔDE FAZER UM DISCURSO SEM SER INTERROMPIDO POR RISADAS INCONTROLÁVEIS. MAS ELE NUNCA PERDEU SEU BOM HUMOR E, DE TEMPOS EM TEMPOS, DEIXAVA ESCAPAR UMA RISADA ALEGRE, LEMBRANDO A TODOS DO PODER DA ALEGRIA.

 

E ASSIM, O REINO DA ALEGRIA SEM FIM CONTINUOU A SER UM LUGAR DE FELICIDADE E RISO, AGORA COM UM REI QUE SABIA EQUILIBRAR A SERIEDADE E A DIVERSÃO. E A PRINCESA ANABELA CONTINUOU SUAS AVENTURAS, SEMPRE ACOMPANHADA POR SEUS LEAIS AMIGOS.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 25/06/2024
Código do texto: T8093701
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.