ERA UMA VEZ NA FAZENDA RECANTO DAS ESTRELAS, UM LUGAR ONDE OS DIAS COMEÇAVAM COM O CANTO DOS GALOS E O CHEIRO FRESCO DA MANHÃ. NESTA FAZENDA, VIVIAM TRÊS IRMÃOS GALOS: GERSON, GERÔNIMO E GILBERTO. ELES ERAM CONHECIDOS POR SUAS VOZES POTENTES, MAS TAMBÉM POR SUA VONTADE DE IMPRESSIONAR AS GALINHAS MAIS BELAS DO GALINHEIRO: GILDA, GLÓRIA E GERTRUDES.

 

UMA NOITE, ENQUANTO OBSERVAVAM A LUA CHEIA, GERSON TEVE UMA IDEIA BRILHANTE:

 

— IRMÃOS, QUE TAL FAZERMOS UMA SINFONIA? — SUGERIU ELE, COM OS OLHOS BRILHANDO DE ENTUSIASMO.

 

— UMA SINFONIA? — PERGUNTOU GERÔNIMO, COÇANDO A CRISTA. — O QUE É ISSO, GERSON?

 

— É SIMPLES, GERÔNIMO! — RESPONDEU GERSON. — NÓS TRÊS CANTAMOS JUNTOS, MAS DE UM JEITO ESPECIAL, COMO SE FOSSE MÚSICA DE VERDADE! E FAREMOS ISSO PARA IMPRESSIONAR GILDA, GLÓRIA E GERTRUDES.

 

GILBERTO, QUE ERA O MAIS JOVEM, PULOU DE ALEGRIA.

 

— SIM! VAMOS FAZER ISSO! SERÁ A NOSSA HOMENAGEM ÀS GALINHAS MAIS BELAS DO GALINHEIRO!

 

OS TRÊS IRMÃOS PASSARAM A SEMANA ENSAIANDO, PLANEJANDO CADA DETALHE DA SINFONIA. DECIDIRAM QUE O MOMENTO PERFEITO PARA A APRESENTAÇÃO SERIA NO MEIO DA MADRUGADA, QUANDO A LUA ESTIVESSE MAIS ALTA E BRILHANTE.

 

FINALMENTE, A NOITE DA APRESENTAÇÃO CHEGOU. À MEIA-NOITE EM PONTO, GERSON, GERÔNIMO E GILBERTO SUBIRAM NO TELHADO DO GALINHEIRO, PRONTOS PARA ENCANTAR SUAS AMADAS E TODOS OS OUTROS ANIMAIS DA FAZENDA.

 

— ESTÃO PRONTOS? — SUSSURROU GERSON.

 

— PRONTOS! — RESPONDERAM GERÔNIMO E GILBERTO EM UNÍSSONO.

 

— ENTÃO, NO TRÊS! UM, DOIS, TRÊS!

 

E COMEÇARAM A CANTAR. A SINFONIA DOS GALOS ECOOU PELA FAZENDA, UM MISTO DE COCORICÓS HARMONIZADOS DE UMA MANEIRA NUNCA OUVIDA. NO ENTANTO, O QUE ELES NÃO PREVIRAM FOI O IMPACTO DESSE CONCERTO NOTURNO.

 

OS ANIMAIS ACORDARAM COM O BARULHO. OS PORCOS COMEÇARAM A GRUNHIR IRRITADOS, AS VACAS MUGIRAM EM PROTESTO, E ATÉ OS PATOS SE JUNTARAM AO CORO DE DESCONTENTAMENTO. OVELHAS BALIRAM E ATÉ O VELHO CACHORRO JOCA LATIU COMO SE FOSSE O FIM DO MUNDO.

 

— O QUE ESTÁ ACONTECENDO? — GRITOU A VACA MATILDA, AINDA SONOLENTA.

 

— QUEM TEVE A BRILHANTE IDEIA DE CANTAR NO MEIO DA NOITE? — RESMUNGOU O PORCO BARTOLOMEU.

 

O TUMULTO SE ESPALHOU RAPIDAMENTE, E LOGO TODOS OS ANIMAIS ESTAVAM REUNIDOS EM FRENTE AO GALINHEIRO, OLHANDO PARA OS TRÊS GALOS CANTORES.

 

— PAREM COM ESSA BARULHEIRA! — GRITOU JOCA, O CACHORRO. — ALGUNS DE NÓS GOSTAM DE DORMIR À NOITE, SABIAM?

 

GERSON, GERÔNIMO E GILBERTO PARARAM DE CANTAR, CONFUSOS E UM POUCO ASSUSTADOS COM A REAÇÃO DOS OUTROS ANIMAIS.

 

— DESCULPEM, NÓS SÓ QUERÍAMOS FAZER UMA HOMENAGEM... — COMEÇOU GERSON, MAS FOI INTERROMPIDO POR MATILDA.

 

— HOMENAGEM? NO MEIO DA NOITE?

 

GILDA, GLÓRIA E GABRIELA, QUE HAVIAM ACORDADO COM A SINFONIA, SE APROXIMARAM DOS IRMÃOS GALOS. GILDA, COM UM SORRISO GENTIL, DISSE:

 

— FOI UMA IDEIA MUITO BONITA, MENINOS. MAS TALVEZ POSSAM ESCOLHER UM HORÁRIO MELHOR DA PRÓXIMA VEZ.

 

GERÔNIMO COÇOU A CRISTA, ENVERGONHADO.

 

— É, ACHO QUE NÃO PENSAMOS NISSO...

 

GILBERTO, SEMPRE O OTIMISTA, SORRIU.

 

— ENTÃO, QUE TAL AMANHÃ DE MANHÃ? PODEMOS CANTAR PARA TODOS AO NASCER DO SOL!

 

OS OUTROS ANIMAIS MURMURARAM EM APROVAÇÃO. AFINAL, TODOS GOSTAVAM DE UM BOM CONCERTO, DESDE QUE NÃO INTERROMPESSE O SONO.

 

NA MANHÃ SEGUINTE, COM O SOL NASCENDO NO HORIZONTE, GERSON, GERÔNIMO E GILBERTO CANTARAM NOVAMENTE, DESTA VEZ COM A PLATEIA FELIZ E ACORDADA. GILDA, GLÓRIA E GERTRUDES APLAUDIRAM DE SUAS JANELAS, ENCANTADAS COM A SERENATA.

 

E ASSIM, A FAZENDA RECANTO DAS ESTRELAS VOLTOU AO SEU RITMO NORMAL, COM A PROMESSA DE MAIS SINFONIAS — MAS SEMPRE NO HORÁRIO CERTO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 25/06/2024
Código do texto: T8093285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.