ERA UMA VEZ, NUMA FLORESTA DENTRO DA ILHA DE BORNÉU, UMA AVE MUITO ESPECIAL CHAMADA MAURICINHO, O TAGARELA-DE-SOBRANCELHA-NEGRA. COM SUAS PENAS PRETAS E CASTANHAS E UMA MISTERIOSA MANCHA ESCURA AO REDOR DOS OLHOS, MAURICINHO ERA CONHECIDO POR SER O MAIOR CONTADOR DE HISTÓRIAS DE TODA A FLORESTA. ELE SABIA CONTAR HISTÓRIAS TÃO BEM QUE OS OUTROS ANIMAIS PARAVAM TUDO O QUE ESTAVAM FAZENDO SÓ PARA OUVI-LO.

 

MAS UM DIA, MAURICINHO DESAPARECEU. A FLORESTA FICOU EM SILÊNCIO, E TODOS OS ANIMAIS SENTIRAM FALTA DAS HISTÓRIAS INCRÍVEIS E DAS RISADAS QUE MAURICINHO TRAZIA. ANOS SE PASSARAM SEM NENHUMA NOTÍCIA DE NOSSO TAGARELA QUERIDO, E A FLORESTA FICOU TRISTE E QUIETA.

 

ATÉ QUE UM DIA, UM MACACO CURIOSO CHAMADO BINO OUVIU UM RUMOR. "EU OUVI DIZER QUE AVISTARAM UM PÁSSARO QUE FALA SEM PARAR NA ILHA DE BORNÉU", CONTOU BINO AOS OUTROS ANIMAIS. "ACHO QUE É O MAURICINHO!"

 

OS ANIMAIS SE REUNIRAM E DECIDIRAM ENVIAR UMA EQUIPE DE RESGATE PARA TRAZER MAURICINHO DE VOLTA. BINO, JUNTAMENTE COM UMA CORAJOSA TARTARUGA CHAMADA TITA E UM ÁGIL ESQUILO CHAMADO TITO, PARTIRAM PARA BORNÉU.

 

QUANDO CHEGARAM À ILHA, FICARAM MARAVILHADOS COM SUA BELEZA. MAS, PARA SURPRESA DELES, ENCONTRARAM MAURICINHO BEM NO CENTRO DE UMA PRAÇA, RODEADO POR UMA MULTIDÃO DE AVES E OUTROS ANIMAIS QUE RIAM E APLAUDIAM SUAS HISTÓRIAS. MAURICINHO ESTAVA EM SEU ELEMENTO, MAIS ANIMADO DO QUE NUNCA.

 

"BINO! TITA! TITO! QUE SURPRESA VER VOCÊS AQUI!", EXCLAMOU MAURICINHO. "DEIXEM-ME APRESENTAR A VOCÊS MINHA NOVA AMIGA, FLORZINHA."

 

FLORZINHA ERA UMA BELA AVE COM PENAS VERMELHAS E DOURADAS, E TINHA OLHOS QUE BRILHAVAM COMO ESTRELAS. ELA E MAURICINHO ESTAVAM SEMPRE JUNTOS, E TODOS NA ILHA ADORAVAM SUAS HISTÓRIAS.

 

"MAS MAURICINHO", PERGUNTOU BINO, "POR QUE VOCÊ FICOU TANTO TEMPO DESAPARECIDO? TODOS NA FLORESTA SENTIRAM SUA FALTA!"

 

MAURICINHO RIU E EXPLICOU: "AH, MEUS AMIGOS, EU FUI CAPTURADO POR UM CAÇADOR DE AVES QUE QUERIA ME VENDER. MAS, POR SORTE, CONSEGUI ESCAPAR E ENCONTREI MEU CAMINHO ATÉ ESTA ILHA. AQUI, ENCONTREI UM LAR E MUITOS AMIGOS NOVOS."

 

"MAS ISSO NÃO É TUDO," DISSE FLORZINHA COM UM SORRISO. "MAURICINHO TEM UM SEGREDO QUE ELE NÃO CONTOU A VOCÊS."

 

OS OLHOS DOS AMIGOS BRILHARAM DE CURIOSIDADE. "QUAL É O SEGREDO, MAURICINHO?", PERGUNTARAM TODOS AO MESMO TEMPO.

 

MAURICINHO OLHOU PARA FLORZINHA, QUE ASSENTIU COM UM SORRISO. "EU... VOU ME CASAR COM FLORZINHA!", ANUNCIOU MAURICINHO. "E GOSTARIA QUE VOCÊS TODOS FICASSEM PARA O CASAMENTO!"

 

A FLORESTA E A ILHA SE UNIRAM EM UMA GRANDE FESTA DE CASAMENTO. MAURICINHO CONTOU HISTÓRIAS MARAVILHOSAS, FLORZINHA CANTOU CANÇÕES LINDAS, E TODOS OS ANIMAIS CELEBRARAM JUNTOS ATÉ O SOL NASCER. A ALEGRIA E O RISO VOLTARAM, NÃO SÓ PARA A FLORESTA, MAS TAMBÉM PARA A ILHA DE BORNÉU.

 

E ASSIM, MAURICINHO, O TAGARELA-DE-SOBRANCELHA-NEGRA, ENCONTROU UM NOVO LAR, UMA NOVA FAMÍLIA, E UM AMOR VERDADEIRO. E, CLARO, CONTINUOU A CONTAR HISTÓRIAS INCRÍVEIS DAS SUAS AVENTURAS DE TIRAR O FÔLEGO NAS SUAS VIAGENS AO REDOR DO MUNDO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/06/2024
Código do texto: T8092849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.