A GATINHA ALADA

 

ERA UMA VEZ, NO ANTIGO EGITO, UMA TERRA DE MISTÉRIOS E MAGIA, ONDE O DESERTO DOURADO ENCONTRAVA O RIO NILO, VIVIA UMA GATA ALADA CHAMADA BASTET. BASTET NÃO ERA UMA GATA COMUM. ELA ERA UMA DEUSA FELINA, REVERENCIADA POR TODOS OS EGÍPCIOS. SEUS OLHOS BRILHAVAM COMO ESTRELAS E SUAS ASAS DOURADAS BRILHAVAM AO SOL, PERMITINDO-LHE VOAR PELOS CÉUS COMO UMA GUARDIÃ CELESTE.

 

BASTET MORAVA EM UM MAJESTOSO TEMPLO, ADORNADO COM ESTÁTUAS DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS. SEUS DEVOTOS, QUE A CONSIDERAVAM UMA DEUSA SAGRADA, FREQUENTEMENTE LHE OFERECIAM PRESENTES E CRIAVAM SARCÓFAGOS PARA GATOS DOMÉSTICOS MUMIFICADOS EM SUA HONRA.

 

UMA NOITE, ENQUANTO BASTET SOBREVOAVA O NILO, PERCEBEU ALGO ESTRANHO. DE SUA VISTA PANORÂMICA, VIU UMA PEQUENA ALDEIA SENDO ATACADA POR UM GRUPO DE LADRÕES. DETERMINADA A PROTEGER SEUS ADORADORES, BASTET DESCEU RAPIDAMENTE, SUAS ASAS CORTANDO O AR SILENCIOSAMENTE.

 

AO POUSAR NA ALDEIA, BASTET FOI RECEBIDA COM OLHARES DE DESESPERO E MEDO. "NÃO TEMAM," DISSE ELA COM UMA VOZ SUAVE, MAS PODEROSA. "EU, BASTET, ESTOU AQUI PARA PROTEGER VOCÊS."

 

UM DOS ALDEÕES, UM MENINO CHAMADO NEFERT, APROXIMOU-SE COM OS OLHOS ARREGALADOS. "BASTET, VOCÊ REALMENTE VEIO NOS SALVAR?"

 

"SIM, PEQUENO NEFERT," RESPONDEU BASTET, ACARICIANDO-LHE A CABEÇA COM SUA PATA. "MAS PRECISO QUE TODOS COOPEREM. AJUDEM-ME A MONTAR UMA DEFESA."

 

OS ALDEÕES, ENCORAJADOS PELA PRESENÇA DA DEUSA, RAPIDAMENTE SE MOBILIZARAM. JUNTOS, ELES ARMARAM ARMADILHAS E SE PREPARARAM PARA ENFRENTAR OS LADRÕES. QUANDO OS INVASORES CHEGARAM, FORAM SURPREENDIDOS PELAS DEFESAS BEM-ORGANIZADAS E, PRINCIPALMENTE, PELA PRESENÇA DE BASTET, CUJOS PODERES MÍSTICOS OS DEIXARAM ATERRORIZADOS.

 

BASTET, COM SEUS OLHOS BRILHANTES E ASAS IMPONENTES, ENFRENTOU OS LADRÕES. "ESTE É UM LUGAR SAGRADO," DECLAROU ELA. "VOCÊS NÃO TÊM PODER AQUI."

 

OS LADRÕES TENTARAM RESISTIR, MAS A FORÇA E A AGILIDADE DE BASTET ERAM INCOMPARÁVEIS. COM UM MOVIMENTO GRACIOSO, ELA VOOU SOBRE ELES, DERRUBANDO-OS UM A UM. NO FINAL, OS LADRÕES FORAM FORÇADOS A FUGIR, PROMETENDO NUNCA MAIS VOLTAR.

 

OS ALDEÕES COMEMORARAM SUA VITÓRIA E AGRADECERAM A BASTET COM CANÇÕES E DANÇAS. "VOCÊ NOS SALVOU, BASTET," DISSE NEFERT COM GRATIDÃO NOS OLHOS. "COMO PODEMOS RETRIBUIR?"

 

"CONTINUEM A VIVER EM HARMONIA E A RESPEITAR OS DEUSES," RESPONDEU BASTET, COM UM SORRISO AFETUOSO. "ISSO É O SUFICIENTE PARA MIM."

 

E ASSIM, BASTET VOLTOU AO SEU TEMPLO, SABENDO QUE TINHA CUMPRIDO SUA MISSÃO DE PROTETORA. ELA CONTINUARIA A VIGIAR OS EGÍPCIOS DO ALTO, PRONTA PARA VOAR EM SEU AUXÍLIO SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

 

OS FARAÓS, CIENTES DE SUAS FAÇANHAS, CONTINUARAM A HONRÁ-LA COM MAIS FERVOR, CRIANDO AINDA MAIS SARCÓFAGOS E TEMPLOS EM SUA HOMENAGEM. BASTET, A DEUSA ALADA, COM SUA CABEÇA ESBELTA E GRACIOSA DE GATA, PERMANECIA UM SÍMBOLO DE PROTEÇÃO E VINGANÇA, UM VERDADEIRO OLHO DE RA, SEMPRE ALERTA PARA PROTEGER SEU POVO E PUNIR AQUELES QUE OUSASSEM AMEAÇÁ-LOS.

 

E ASSIM, A LENDA DE BASTET, A GATA ALADA, VIVEU PARA SEMPRE NOS CORAÇÕES E NAS HISTÓRIAS DO POVO EGÍPCIO.