ERA UMA VEZ, EM UM TEMPO QUANDO O CÉU SE AFASTOU DA TERRA, UMA JOVEM ÍNDIA BELÍSSIMA CHAMADA NUVEM AZUL. ELA NASCEU DO AMOR ENTRE TUPÃ, O DEUS DOS TROVÕES, E YEBÁ BËLÓ, A DEUSA DA SABEDORIA. SEU NOME FOI DADO PELA TRIBO EM HONRA AO CÉU CLARO E VASTO DO DIA DE SEU NASCIMENTO, QUANDO AS NUVENS FORMAVAM UMA DANÇA DE LUZ E SOMBRA NO HORIZONTE.

 

NUVEM AZUL CRESCEU OUVINDO AS HISTÓRIAS DOS HERÓIS ANTEPASSADOS DE SUA TRIBO, QUE SE DESTACARAM POR SEU PODER, BELEZA, BONDADE E FEITOS MAGNÍFICOS. ESSES HERÓIS SE TORNARAM ENCANTADOS, PROTETORES DA FLORA E FAUNA DA REGIÃO. SEGUNDO AS CRENÇAS DA TRIBO, CADA PLANTA, ANIMAL, RIO, IGARAPÉ, LAGO, CACHOEIRA E MAR POSSUÍA SEUS GUARDIÕES, QUE EXIGIAM RESPEITO E INSPIRAVAM TEMOR.

 

UM DIA, ENQUANTO PASSEAVA PELA FLORESTA, NUVEM AZUL ENCONTROU UMA TARTARUGA FERIDA AO LADO DE UM PEQUENO IGARAPÉ.

 

— PEQUENA TARTARUGA, O QUE ACONTECEU COM VOCÊ? — PERGUNTOU NUVEM AZUL, AJOELHANDO-SE AO LADO DO ANIMAL.

 

— FUI ATACADA POR UM JAGUAR, NOBRE NUVEM AZUL, MAS CONSEGUI ESCAPAR — RESPONDEU A TARTARUGA COM VOZ FRACA. — PRECISO DE AJUDA PARA ME CURAR.

 

NUVEM AZUL, CONHECEDORA DAS PLANTAS MEDICINAIS, COLETOU ALGUMAS ERVAS PRÓXIMAS E PREPAROU UMA PASTA CURATIVA PARA APLICAR NA TARTARUGA. ENQUANTO TRABALHAVA, A TARTARUGA OLHOU PARA ELA COM OLHOS BRILHANTES.

 

— VOCÊ TEM UM CORAÇÃO BONDOSO, NUVEM AZUL. AJUDAR OS ANIMAIS E PLANTAS É UM DOM RARO. PRECISO LHE CONTAR UM SEGREDO — DISSE A TARTARUGA.

 

— QUE SEGREDO SERIA ESSE? — PERGUNTOU NUVEM AZUL, CURIOSA.

 

— HÁ UM LUGAR ESCONDIDO NA FLORESTA ONDE SEUS ANTEPASSADOS ENCANTADOS DEIXARAM UM PRESENTE PARA VOCÊ. É UMA FLAUTA MÁGICA, QUE PODE CONVOCAR OS ESPÍRITOS DA NATUREZA PARA AJUDÁ-LA EM MOMENTOS DE NECESSIDADE. MAS, PARA ENCONTRÁ-LA, VOCÊ PRECISA ENFRENTAR DESAFIOS E DESCOBRIR SEU VERDADEIRO PODER — REVELOU A TARTARUGA.

 

NUVEM AZUL AGRADECEU À TARTARUGA E PARTIU EM BUSCA DA FLAUTA MÁGICA. DURANTE SUA JORNADA, ELA ENCONTROU VÁRIOS DESAFIOS: PRECISOU ATRAVESSAR UM RIO CHEIO DE PIRANHAS, ESCALAR UMA MONTANHA ÍNGREME E ENFRENTAR UMA TEMPESTADE FURIOSA ENVIADA POR ESPÍRITOS DAS TREVAS QUE QUERIAM IMPEDIR SUA MISSÃO.

 

EM MEIO À TEMPESTADE, NUVEM AZUL OUVIU UMA VOZ FAMILIAR.

 

— MINHA FILHA, NÃO TEMA — DISSE TUPÃ, SEU PAI, DOS CÉUS. — VOCÊ POSSUI A FORÇA E A CORAGEM DENTRO DE VOCÊ. USE SEU CORAÇÃO PARA GUIAR SEU CAMINHO.

 

COM AS PALAVRAS DE SEU PAI EM MENTE, NUVEM AZUL ENCONTROU UM ABRIGO E ESPEROU A TEMPESTADE PASSAR. AO SAIR, ELA VIU UM ARCO-ÍRIS BRILHANTE NO CÉU E SEGUIU ATÉ SEU FINAL, ONDE ENCONTROU UMA CAVERNA ESCONDIDA.

 

DENTRO DA CAVERNA, HAVIA UMA LUZ BRILHANTE EMANANDO DE UMA PEQUENA FLAUTA FEITA DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS. NUVEM AZUL PEGOU A FLAUTA COM CUIDADO E, AO SOPRÁ-LA, UMA MELODIA DOCE ECOOU PELA FLORESTA.

 

DE REPENTE, OS ESPÍRITOS DA NATUREZA APARECERAM DIANTE DELA: GRANDES JAGUARES, ÁGUIAS MAJESTOSAS, ÁRVORES FALANTES E RIOS CANTANTES.

 

— NUVEM AZUL, VOCÊ PROVOU SER DIGNA DE NOSSA AJUDA. A PARTIR DE HOJE, SEMPRE QUE TOCAR ESTA FLAUTA, NÓS VIREMOS EM SEU AUXÍLIO — DISSERAM OS ESPÍRITOS EM UNÍSSONO.

 

COM A FLAUTA MÁGICA EM MÃOS, NUVEM AZUL VOLTOU PARA SUA TRIBO, ONDE FOI RECEBIDA COMO UMA VERDADEIRA HEROÍNA. USANDO A FLAUTA, ELA PROTEGIA SEU POVO E A NATUREZA AO SEU REDOR, MANTENDO O EQUILÍBRIO E A HARMONIA ENTRE TODOS OS SERES VIVOS.

 

E ASSIM, A HISTÓRIA DE NUVEM AZUL SE TORNOU UMA LENDA, PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, ENSINANDO A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO, CORAGEM E AMOR PELA NATUREZA. E SEMPRE QUE UMA CRIANÇA PERGUNTAVA SE A FLAUTA MÁGICA AINDA EXISTIA, UM SORRISO MISTERIOSO APARECIA NO ROSTO DOS MAIS VELHOS, COMO SE SOUBESSEM QUE OS ESPÍRITOS DA NATUREZA AINDA ESTAVAM POR PERTO, PRONTOS PARA AJUDAR AQUELES QUE AMASSEM E RESPEITASSEM A TERRA TANTO QUANTO NUVEM AZUL.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/06/2024
Código do texto: T8092773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.