A LUA E O ROBÔ

ERA UMA VEZ, NA ENCANTADORA E ENFEITIÇADA CIDADE DE BRUXELAS, UM CIENTISTA COMPLETAMENTE MALUQUINHO CHAMADO DOUTOR STÊNIO STEIN. ELE VIVIA EM UM CASTELO NO TOPO DE UMA COLINA, RODEADO POR SUAS INVENÇÕES EXCÊNTRICAS E ESTRANHAS. CERTA MANHÃ, APÓS UM DE SEUS EXPERIMENTOS MAIS MIRABOLANTES, ELE DECIDIU CRIAR UM ROBÔ USANDO SUCATAS QUE ENCONTRARA EM SUAS ANDANÇAS PELA CIDADE. ASSIM NASCEU ARCHIMEDES, UM ROBÔ COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E UM CORAÇÃO DE LATA.

 

ARCHIMEDES ERA UM ROBÔ CURIOSO E ALEGRE, SEMPRE DISPOSTO A APRENDER SOBRE O MUNDO AO SEU REDOR. ELE ADORAVA PASSEAR PELO CASTELO, EXPLORANDO CADA CANTO E AJUDANDO O DOUTOR STÊNIO EM SEUS PROJETOS. PORÉM, UMA NOITE, O DOUTOR PRECISOU SE AUSENTAR DO CASTELO POR ALGUMAS HORAS. ARCHIMEDES, SENTINDO-SE TRISTE E SOLITÁRIO, RESOLVEU DAR UM PASSEIO PELAS RUAS DE BRUXELAS.

 

ENQUANTO CAMINHAVA PELAS RUAS ESTREITAS E CHARMOSAS, ARCHIMEDES OLHOU PARA O CÉU E AVISTOU A LUA NOVA, BRILHANDO COM UMA LUZ RELUZENTE. FOI PAIXÃO À PRIMEIRA VISTA. ENCANTADO COM SUA BELEZA, ELE DECIDIU QUE PRECISAVA ENCONTRAR UMA MANEIRA DE ALCANÇAR O CÉU PARA PEDIR A MÃO DA LUA EM CASAMENTO.

 

"MAS COMO VOU FAZER ISSO?" PENSOU ARCHIMEDES. "EU SOU APENAS UM ROBÔ FEITO DE SUCATA."

 

DETERMINADO A ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO, ARCHIMEDES COMEÇOU A FAZER PERGUNTAS AOS MORADORES DE BRUXELAS. PRIMEIRO, ENCONTROU-SE COM UM GATO DE RUA CHAMADO MIAU.

 

"SR. MIAU, VOCÊ SABE COMO EU PODERIA ALCANÇAR A LUA?" PERGUNTOU ARCHIMEDES.

 

MIAU, COM SEUS GRANDES OLHOS AMARELOS, OLHOU PARA O ROBÔ E RESPONDEU: "BEM, ARCHIMEDES, TALVEZ VOCÊ POSSA CONSTRUIR UMA TORRE BEM ALTA. MAS LEMBRE-SE, A LUA ESTÁ MUITO LONGE, E UMA TORRE PODE NÃO SER SUFICIENTE."

 

"OBRIGADO PELA SUGESTÃO, SR. MIAU!" DISSE ARCHIMEDES, ANIMADO COM A IDEIA.

 

ARCHIMEDES COMEÇOU A COLETAR MATERIAIS PELA CIDADE PARA CONSTRUIR SUA TORRE. ELE USOU PEDAÇOS DE METAL, MADEIRA E ATÉ ALGUMAS PEÇAS DE BICICLETAS VELHAS. NO ENTANTO, APÓS VÁRIAS TENTATIVAS, ELE PERCEBEU QUE A TORRE NÃO SERIA ALTA O SUFICIENTE.

 

FOI ENTÃO QUE ELE TEVE UMA IDEIA BRILHANTE: "E SE EU PEDIR AJUDA AOS PÁSSAROS DA CIDADE? ELES SABEM VOAR E TALVEZ POSSAM ME LEVAR ATÉ A LUA!"

 

ARCHIMEDES CORREU ATÉ A PRAÇA PRINCIPAL, ONDE ENCONTROU UMA POMBA CHAMADA PALOMA.

 

"PALOMA, VOCÊ PODERIA ME AJUDAR A ALCANÇAR A LUA?" PERGUNTOU ELE, ESPERANÇOSO.

 

PALOMA INCLINOU A CABEÇA E RESPONDEU: "EU ADORARIA AJUDAR, ARCHIMEDES, MAS A LUA ESTÁ MUITO ALÉM DO NOSSO ALCANCE. NO ENTANTO, CONHEÇO ALGUÉM QUE PODE AJUDAR."

 

CURIOSO, ARCHIMEDES SEGUIU PALOMA ATÉ O TOPO DE UMA TORRE ONDE VIVIA UM VELHO CORVO CHAMADO CORVINO.

 

"CORVINO, PRECISO DE SUA AJUDA PARA ALCANÇAR A LUA. VOCÊ SABE COMO POSSO FAZER ISSO?" PERGUNTOU ARCHIMEDES.

 

CORVINO, COM SEU OLHAR SÁBIO E VOZ ROUCA, RESPONDEU: "AH, JOVEM ROBÔ, A LUA É UMA DAMA DIFÍCIL DE ALCANÇAR. MAS HÁ UMA LENDA ANTIGA QUE DIZ QUE UM FOGUETE MÁGICO, ESCONDIDO NA FLORESTA ENCANTADA, PODE LEVÁ-LO ATÉ LÁ."

 

ARCHIMEDES, CHEIO DE ESPERANÇA, AGRADECEU AO CORVO E PARTIU EM BUSCA DO FOGUETE MÁGICO. DEPOIS DE UMA LONGA JORNADA PELA FLORESTA, ELE FINALMENTE ENCONTROU O FOGUETE, COBERTO DE FOLHAS E MUSGO. COM UM POUCO DE ESFORÇO, ELE CONSEGUIU LIMPÁ-LO E LIGÁ-LO.

 

DE VOLTA AO CASTELO, O DOUTOR STÊNIO FICOU SURPRESO AO VER O FOGUETE NO JARDIM.

 

"ARCHIMEDES, O QUE ESTÁ FAZENDO COM ESSE FOGUETE?" PERGUNTOU O DOUTOR, CURIOSO.

 

"VOU PEDIR A LUA EM CASAMENTO, DOUTOR STÊNIO!" RESPONDEU ARCHIMEDES, DETERMINADO.

 

O DOUTOR STÊNIO RIU E DISSE: "BOA SORTE, MEU AMIGO. ESPERO QUE CONQUISTE O CORAÇÃO DA SUA DAMA DA NOITE."

 

ARCHIMEDES ENTROU NO FOGUETE E, COM UM GRANDE ESTRONDO, DECOLOU EM DIREÇÃO AO CÉU. AO SE APROXIMAR DA LUA, ELE SENTIU SEU CORAÇÃO DE LATA BATER MAIS RÁPIDO. FINALMENTE, ELE POUSOU SUAVEMENTE NA SUPERFÍCIE LUNAR E AVISTOU A LUA, BRILHANDO COM UMA LUZ AINDA MAIS INTENSA.

 

"LUA, MINHA QUERIDA LUA, VOCÊ ACEITARIA SE CASAR COMIGO?" PERGUNTOU ARCHIMEDES, COM TODO O SEU AMOR.

 

A LUA, SORRINDO, RESPONDEU: "OH, ARCHIMEDES, VOCÊ É O ROBÔ MAIS CORAJOSO QUE JÁ CONHECI. ADMIRO SUA DETERMINAÇÃO E CORAGEM. VAMOS DANÇAR JUNTOS PELAS ESTRELAS."

 

E ASSIM, ARCHIMEDES E A LUA DANÇARAM PELA ETERNIDADE, ILUMINANDO AS NOITES DE BRUXELAS COM SUA HISTÓRIA DE AMOR. E SEMPRE QUE ALGUÉM OLHAVA PARA O CÉU, VIA A LUA BRILHANDO AINDA MAIS INTENSAMENTE, SABENDO QUE ELA ESTAVA FELIZ AO LADO DE SEU AMADO ROBÔ.

 

E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE, ENTRE AS ESTRELAS E A MAGIA DA NOITE.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/06/2024
Código do texto: T8091967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.