ERA UMA VEZ, NA SOMBRIA FLORESTA DO RIACHO DOCE, UM LUGAR REPLETO DE ÁRVORES ALTAS E DENSAS, TRILHAS SINUOSAS E ARAPUCAS OCULTAS, VIVIAM MUITOS ANIMAIS. DOIS DELES ERAM A ÁGUIA MAJESTOSA E A HIENA ESPERTA. EMBORA FOSSEM MUITO DIFERENTES, HAVIA ALGO EM COMUM ENTRE ELES: AMBOS ACREDITAVAM SER O MAIS HABILIDOSO E INTELIGENTE ANIMAL DA FLORESTA.

 

UM DIA, DURANTE UMA REUNIÃO AO PÔR DO SOL, OS ANIMAIS DA FLORESTA DECIDIRAM ORGANIZAR UMA COMPETIÇÃO PARA DETERMINAR QUEM, ENTRE A ÁGUIA E A HIENA, ERA REALMENTE O MAIS HABILIDOSO E INTELIGENTE. A NOTÍCIA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE, E TODOS OS ANIMAIS SE REUNIRAM NO GRANDE CAMPO DE CLAREIRA PARA ASSISTIR.

 

A PRIMEIRA PROVA FOI DE HABILIDADE. A ÁGUIA DEVERIA CAPTURAR UM PEIXE NO RIACHO ENQUANTO A HIENA TERIA QUE ENCONTRAR UM CAMINHO SEGURO PELA TRILHA MAIS TRAIÇOEIRA DA FLORESTA.

 

"VAMOS VER QUEM SE SAI MELHOR!", DISSE O VELHO MACACO, O JUIZ DA COMPETIÇÃO.

 

A ÁGUIA VOOU ALTO, SUAS ASAS CORTANDO O AR COM GRAÇA. ELA AVISTOU UM PEIXE GRANDE NO RIACHO E, EM UM MERGULHO CERTEIRO, AGARROU-O COM SUAS GARRAS AFIADAS. TODOS OS ANIMAIS APLAUDIRAM E GRITARAM.

 

ENQUANTO ISSO, A HIENA, COM SEU SORRISO ASTUTO, FAREJOU O AR E COMEÇOU A PERCORRER A TRILHA. ELA DESVIAVA HABILMENTE DAS ARMADILHAS, USANDO SUA AGILIDADE E MEMÓRIA PARA EVITAR OS PERIGOS. EM POUCO TEMPO, A HIENA CHEGOU AO FINAL DA TRILHA, SÃ E SALVA.

 

"IMPRESSIONANTE!", EXCLAMOU O VELHO MACACO. "PARECE QUE AMBOS TÊM HABILIDADES EXCEPCIONAIS."

 

A SEGUNDA PROVA ERA DE INTELIGÊNCIA. CADA UM DEVERIA RESOLVER UM ENIGMA DEIXADO PELO CORVO SÁBIO, CONHECIDO POR SUA SABEDORIA E ENIGMAS DESAFIADORES.

 

O CORVO VOOU ATÉ O CENTRO DA CLAREIRA E DISSE: "AQUI ESTÁ O ENIGMA: ‘SOU ALTO QUANDO JOVEM, E BAIXO QUANDO VELHO. O QUE SOU EU?’"

 

A ÁGUIA REFLETIU, PENSOU SOBRE AS MONTANHAS E AS ÁRVORES. MAS ANTES QUE ELA PUDESSE RESPONDER, A HIENA DISSE COM CONFIANÇA: "É UMA VELA! QUANDO JOVEM, É ALTA, MAS AO QUEIMAR, FICA MAIS BAIXA."

 

"CORRETO!", DISSE O CORVO, BATENDO SUAS ASAS. "UM PONTO PARA A HIENA."

 

A COMPETIÇÃO ESTAVA ACIRRADA, E TODOS AGUARDAVAM A PROVA FINAL, QUE SERIA UMA MISTURA DE HABILIDADE E INTELIGÊNCIA.

 

"AGORA", ANUNCIOU O VELHO MACACO, "VOCÊS DEVEM ENCONTRAR O TESOURO PERDIDO DA FLORESTA, ESCONDIDO EM ALGUM LUGAR NO LABIRINTO DE ÁRVORES. A PRIMEIRA PISTA ESTÁ COM O SAPO SÁBIO."

 

A ÁGUIA E A HIENA CORRERAM PARA O PÂNTANO, ONDE O SAPO SÁBIO OS ESPERAVA.

 

"A PRIMEIRA PISTA É: 'ONDE A SOMBRA DA LUA TOCA A ÁGUA.'"

 

A ÁGUIA IMEDIATAMENTE VOOU PARA O RIACHO, ONDE A LUA ESTAVA REFLETIDA. ENQUANTO ISSO, A HIENA, USANDO SUA ASTÚCIA, SEGUIU OS SONS DA FLORESTA ATÉ ENCONTRAR UMA PEQUENA POÇA ONDE A LUA TAMBÉM BRILHAVA.

 

LÁ, AMBOS ENCONTRARAM A PRÓXIMA PISTA QUE DIZIA: "PROCURE O CARVALHO QUE ABRAÇA O CÉU."

 

A ÁGUIA SOBREVOOU A FLORESTA, PROCURANDO A ÁRVORE MAIS ALTA, ENQUANTO A HIENA, CORRENDO PELO CHÃO, USOU SUA MEMÓRIA PARA LEMBRAR O CAMINHO ATÉ O CARVALHO GIGANTE.

 

CHEGARAM AO MESMO TEMPO, E LÁ, AO PÉ DO CARVALHO, ENCONTRARAM UM BAÚ. DENTRO DO BAÚ, HAVIA UM PERGAMINHO QUE DIZIA: "O VERDADEIRO TESOURO É A AMIZADE E O RESPEITO MÚTUO."

 

OS ANIMAIS DA FLORESTA APLAUDIRAM. A ÁGUIA E A HIENA SE OLHARAM E, FINALMENTE, PERCEBERAM QUE A VERDADEIRA VITÓRIA NÃO ESTAVA EM SER MELHOR QUE O OUTRO, MAS EM RECONHECER E VALORIZAR AS HABILIDADES E INTELIGÊNCIAS ÚNICAS DE CADA UM.

 

E ASSIM, A ÁGUIA E A HIENA TORNARAM-SE GRANDES AMIGAS, E A FLORESTA DO RIACHO DOCE CELEBROU A UNIÃO DE SEUS MORADORES COM ALEGRIA E RISOS, SABENDO QUE JUNTOS ERAM MAIS FORTES E SÁBIOS DO QUE JAMAIS PODERIAM SER SOZINHOS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/06/2024
Código do texto: T8091684
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.