ERA UMA VEZ, NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ATALIBA DE OLIVEIRA, NO BAIRRO SÃO JOÃO CLÍMACO, EM SÃO PAULO, UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA CHAMADO NESTOR. PROFESSOR NESTOR ERA CONHECIDO POR SEUS MÉTODOS UM TANTO PECULIARES E PELO SEU FAMOSO BORDÃO: "À MEIA-NOITE O BICHO VAI TE PEGAR!" ELE COSTUMAVA DIZER ISSO SEMPRE QUE UM DE SEUS ALUNOS NÃO ENTENDIA UM PROBLEMA DE MATEMÁTICA. EMBORA A FRASE PARECESSE ASSUSTADORA, OS ALUNOS SABIAM QUE ERA APENAS UMA MANEIRA DIVERTIDA DO PROFESSOR DE INCENTIVÁ-LOS A ESTUDAR MAIS.

 

CERTA MANHÃ, OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ENTRARAM NA SALA DE AULA, CONVERSANDO ANIMADAMENTE SOBRE A PROVA DE MATEMÁTICA QUE HAVIAM TIDO NO DIA ANTERIOR. SAULO, UM DOS ALUNOS MAIS CURIOSOS DA TURMA, LEVANTOU A MÃO ASSIM QUE O PROFESSOR ENTROU NA SALA.

 

— PROFESSOR NESTOR, O SENHOR SEMPRE DIZ QUE À MEIA-NOITE O BICHO VAI NOS PEGAR SE NÃO ENTENDERMOS A MATÉRIA. O QUE ISSO QUER DIZER DE VERDADE?

 

O PROFESSOR SORRIU COM OS OLHOS BRILHANDO DE DIVERSÃO.

 

— AH, SAULO, ESSA É UMA HISTÓRIA ANTIGA! — RESPONDEU ELE, COÇANDO O QUEIXO. — CONTO PARA VOCÊS DESDE QUE COMECEI A DAR AULAS, PARA GARANTIR QUE TODOS ESTUDEM DIREITINHO.

 

OS ALUNOS RIRAM, MAS SAULO AINDA ESTAVA CURIOSO.

 

— MAS, PROFESSOR, NUNCA VIMOS ESSE BICHO! COMO ELE É?

 

PROFESSOR NESTOR RIU ALTO.

 

— BEM, É UMA CRIATURA MUITO ESPECIAL, QUE SÓ APARECE PARA AQUELES QUE NÃO SE DEDICAM ÀS LIÇÕES DE MATEMÁTICA. É CLARO QUE VOCÊS NÃO O VIRAM, PORQUE TODOS SÃO MUITO APLICADOS!

 

NAQUELA NOITE, SAULO NÃO CONSEGUIU TIRAR A IDEIA DO BICHO DA MEIA-NOITE DA CABEÇA. ELE DECIDIU QUE IRIA FICAR ACORDADO PARA VER SE CONSEGUIA DESCOBRIR O MISTÉRIO. QUANDO O RELÓGIO DA COZINHA MARCOU 23H45, ELE SE ESGUEIROU PARA FORA DA CAMA E FOI PARA O QUINTAL.

 

EXATAMENTE À MEIA-NOITE, ELE OUVIU UM SOM ESTRANHO VINDO DO JARDIM. SEU CORAÇÃO BATEU MAIS RÁPIDO QUANDO UMA SOMBRA SE MOVEU ATRÁS DA ÁRVORE. COM CORAGEM, SAULO SE APROXIMOU DEVAGAR E VIU...

 

— PROFESSOR NESTOR?! — EXCLAMOU ELE, SURPRESO.

 

PROFESSOR NESTOR ESTAVA NO JARDIM, SEGURANDO UM GRANDE DESENHO DA FÓRMULA DO TEOREMA DE PITÁGORAS QUE PARA O SAULO ERA COMO SE FOSSE UM BICHO DE SETE CABEÇAS COM APARÊNCIA MONSTRUOSA

 

— SURPRESA, SAULO! — DISSE O PROFESSOR, RINDO. — EU SABIA QUE ALGUM DIA UM ALUNO CURIOSO COMO VOCÊ IRIA QUERER RESOLVER O MISTÉRIO DO BICHO DA MEIA-NOITE.

 

SAULO RIU, ALIVIADO E DIVERTINDO-SE COM A SITUAÇÃO.

 

— ENTÃO, ERA SÓ UM TRUQUE PARA NOS FAZER ESTUDAR MAIS?

 

— EXATAMENTE! — RESPONDEU O PROFESSOR. — EU QUERIA QUE VOCÊS PERCEBESSEM QUE A MATEMÁTICA PODE SER DIVERTIDA E QUE UM POUCO DE MISTÉRIO E IMAGINAÇÃO AJUDA A MANTER A MOTIVAÇÃO. MAS VOCÊ DEVE VOLTAR PARA A CAMA AGORA, ANTES QUE SEUS PAIS PERCEBAM SUA AUSÊNCIA!

 

NO DIA SEGUINTE, NA ESCOLA, SAULO CONTOU A HISTÓRIA PARA OS AMIGOS, QUE RIRAM E ACHARAM A SITUAÇÃO MUITO ENGRAÇADA. DESDE ENTÃO, OS ALUNOS PASSARAM A VER O PROFESSOR NESTOR COM AINDA MAIS CARINHO, SABENDO QUE ELE USAVA SUA CRIATIVIDADE PARA FAZER COM QUE TODOS SE EMPENHASSEM MAIS NAS SUAS AULAS DE MATEMÁTICA.

 

E ASSIM, NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ATALIBA DE OLIVEIRA, A LENDA DO BICHO DA MEIA-NOITE CONTINUOU A SER CONTADA, MAS AGORA COM UM SORRISO NOS LÁBIOS DE TODOS QUE CONHECIAM O SEGREDO DO PROFESSOR NESTOR.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 22/06/2024
Reeditado em 22/06/2024
Código do texto: T8091428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.