NO TRANQUILO BECO DO SOSSEGO, UMA RUA SEM SAÍDA ONDE AS CRIANÇAS COSTUMAVAM BRINCAR SEM PREOCUPAÇÕES, ALGO ESPECIAL ESTAVA PARA ACONTECER. ERA UM DIA ENSOLARADO, E AS CRIANÇAS ESTAVAM ANIMADAS, POIS UM GRANDE EVENTO SE APROXIMAVA: O TORNEIO DE BOLINHAS DE GUDE!

 

O SOL BRILHAVA NO CÉU E OS PÁSSAROS CANTAVAM ALEGREMENTE ENQUANTO PEDRO E ANA ORGANIZAVAM A COMPETIÇÃO. ELES HAVIAM PASSADO SEMANAS PLANEJANDO TUDO.

 

— VAMOS COMEÇAR LOGO! — DISSE PEDRO, EMPOLGADO, SEGURANDO UM SACO DE BOLINHAS DE GUDE COLORIDAS. — TEMOS UMA PISTA INCRÍVEL!

 

ANA, COM SEUS LONGOS CABELOS PRESOS EM UM RABO DE CAVALO, VERIFICAVA A LISTA DE PARTICIPANTES. — CERTO, PESSOAL! — ANUNCIOU ELA. — TODOS OS PRONTOS PARA O TORNEIO?

 

AS CRIANÇAS SE REUNIRAM AO REDOR, ANSIOSAS PARA COMEÇAR. HAVIA O JOÃO, SEMPRE COM UM SORRISO TRAVESSO; A SOFIA, QUE NUNCA PERDIA UMA PARTIDA; O LUCAS, CONHECIDO POR SUA MIRA CERTEIRA; E A JÚLIA, QUE TRAZIA SUAS BOLINHAS DE GUDE DA SORTE.

 

— AS REGRAS SÃO SIMPLES! — EXPLICOU PEDRO. — CADA UM JOGA UMA BOLINHA POR VEZ, E QUEM CONSEGUIR DERRUBAR MAIS BOLINHAS DO CÍRCULO, VENCE!

 

JOÃO, JÁ ANIMADO, GRITOU: — VOU GANHAR DE TODO MUNDO! MEUS DEDOS ESTÃO PRONTOS PARA A AÇÃO!

 

SOFIA, RINDO, RESPONDEU: — VEREMOS, JOÃO. TENHO TREINADO TODOS OS DIAS!

 

A PRIMEIRA RODADA COMEÇOU COM JOÃO. ELE SE AGACHOU, MIROU E LANÇOU SUA BOLINHA COM FORÇA. AS OUTRAS CRIANÇAS PRENDERAM A RESPIRAÇÃO. A BOLINHA DELE ACERTOU PRECISAMENTE UMA DAS BOLINHAS NO CÍRCULO, QUE SAIU ROLANDO.

 

— UAU! — EXCLAMOU LUCAS. — QUE TIRO!

 

SOFIA FOI A PRÓXIMA. ELA RESPIROU FUNDO, AJUSTOU A POSIÇÃO DA MÃO E LANÇOU SUA BOLINHA COM PRECISÃO. ACERTOU DUAS BOLINHAS DE UMA VEZ!

 

— NADA MAL, SOFIA! — DISSE JÚLIA, IMPRESSIONADA.

 

E ASSIM, A COMPETIÇÃO CONTINUOU. CADA CRIANÇA TEVE SUA VEZ, E TODAS ESTAVAM SE DIVERTINDO MUITO. ATÉ QUE CHEGOU A VEZ DE JÚLIA.

 

— VAI, JÚLIA! — GRITOU ANA, TORCENDO PELA AMIGA.

 

JÚLIA, UM POUCO NERVOSA, SEGUROU SUA BOLINHA DA SORTE. FECHOU OS OLHOS POR UM SEGUNDO, COMO SE ESTIVESSE FAZENDO UM PEDIDO, E ENTÃO LANÇOU. SUA BOLINHA FEZ UMA CURVA INESPERADA E ACERTOU TRÊS BOLINHAS DE UMA VEZ, LEVANDO A MULTIDÃO DE CRIANÇAS A APLAUDIR E GRITAR DE ALEGRIA.

 

— INCRÍVEL! — EXCLAMOU PEDRO, COM OS OLHOS ARREGALADOS. — JÚLIA, VOCÊ ESTÁ FAZENDO SUCESSO!

 

JÚLIA SORRIU, MAS ANTES QUE PUDESSE RESPONDER, UM SOM ESTRANHO CHAMOU A ATENÇÃO DE TODOS. UM VENTO FORTE COMEÇOU A SOPRAR, LEVANTANDO FOLHAS E POEIRA. DE REPENTE, UMA BOLINHA DE GUDE DOURADA SURGIU NO MEIO DO CÍRCULO.

 

— DE ONDE VEIO ESSA BOLINHA? — PERGUNTOU LUCAS, CONFUSO.

 

ANA, CURIOSA, PEGOU A BOLINHA E A OBSERVOU DE PERTO. — PARECE MÁGICA... — MURMUROU ELA.

 

PEDRO, SEMPRE PRONTO PARA UMA AVENTURA, DISSE: — TALVEZ SEJA UM DESAFIO EXTRA DO TORNEIO! QUEM CONSEGUIR USAR ESSA BOLINHA PARA ACERTAR O MAIOR NÚMERO DE OUTRAS BOLINHAS GANHARÁ UM PRÊMIO ESPECIAL!

 

AS CRIANÇAS, COM OS OLHOS BRILHANDO DE EXCITAÇÃO, CONCORDARAM. A BOLINHA DOURADA FOI COLOCADA NO CENTRO, E AS RODADAS RECOMEÇARAM.

 

TODOS TENTARAM, MAS A BOLINHA DOURADA PARECIA TER VIDA PRÓPRIA, DESVIANDO-SE DAS OUTRAS BOLINHAS. FINALMENTE, FOI A VEZ DE ANA. COM UM SORRISO DETERMINADO, ELA SEGUROU A BOLINHA DOURADA, MIROU E LANÇOU COM TODA SUA FORÇA. PARA SURPRESA DE TODOS, A BOLINHA ACERTOU TODAS AS OUTRAS DE UMA SÓ VEZ, ESPALHANDO-AS PELO BECO DO SOSSEGO.

 

— UAU! — GRITOU JOÃO. — ANA, VOCÊ É UMA CAMPEÃ!

 

AS CRIANÇAS CORRERAM PARA ABRAÇAR ANA, QUE RIA DE FELICIDADE. PEDRO, AINDA SURPRESO, DECLAROU: — ACHO QUE TEMOS UMA VENCEDORA! E O PRÊMIO ESPECIAL É... UM SACO CHEIO DE BOLINHAS DE GUDE PARA TODOS! ASSIM PODEMOS JOGAR JUNTOS SEMPRE QUE QUISERMOS.

 

E ASSIM, O TORNEIO DE BOLINHAS DE GUDE TERMINOU COM RISADAS, ABRAÇOS E NOVAS BOLINHAS DE GUDE PARA TODOS. NO BECO DO SOSSEGO, AS CRIANÇAS APRENDERAM QUE A VERDADEIRA VITÓRIA ESTAVA NA AMIZADE E NA DIVERSÃO COMPARTILHADA.

 

— MAL POSSO ESPERAR PELO PRÓXIMO TORNEIO! — DISSE SOFIA, COM UM SORRISO.

 

— NEM EU! — CONCORDOU JOÃO. — ATÉ LÁ, VAMOS TREINAR AINDA MAIS!

 

E O BECO DO SOSSEGO VOLTOU A SER O LUGAR MAIS FELIZ E TRANQUILO, ONDE A MAGIA DAS BOLINHAS DE GUDE E A AMIZADE DAS CRIANÇAS FAZIAM CADA DIA SER UMA NOVA AVENTURA.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/06/2024
Reeditado em 22/06/2024
Código do texto: T8090847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.