ERA UMA NOITE SERENA, E JESUS ESTAVA SOZINHO NO ALTO DE UMA COLINA, COM O CÉU ESTRELADO TESTEMUNHANDO SUA ORAÇÃO FERVOROSA. ELE SABIA QUE O AMANHECER TRARIA UM MOMENTO CRUCIAL, A ESCOLHA DAQUELES QUE O ACOMPANHARIAM MAIS DE PERTO EM SUA MISSÃO. ENQUANTO O VENTO SUAVE SOPRAVA ENTRE AS ÁRVORES, JESUS ORAVA COM INTENSIDADE, BUSCANDO ORIENTAÇÃO DE DEUS PARA ESCOLHER OS DOZE APÓSTOLOS.

 

QUANDO A AURORA COMEÇOU A ROMPER, UMA LUZ DOURADA SE ESPALHOU PELO HORIZONTE. JESUS DESCEU A COLINA COM UM SEMBLANTE SERENO E DECIDIDO. OS DISCÍPULOS, QUE JÁ SE REUNIAM AO REDOR DELE, OBSERVARAM-NO COM EXPECTATIVA.

 

"CHEGOU A HORA", ANUNCIOU JESUS COM UMA VOZ CALMA, MAS CHEIA DE AUTORIDADE. "CHAMAREI DOZE DENTRE VOCÊS PARA SEREM MEUS APÓSTOLOS, ENVIADOS ESPECIAIS PARA ANUNCIAR O REINO DE DEUS."

 

O PRIMEIRO NOME A SER CHAMADO FOI SIMÃO, A QUEM JESUS DEU O NOME DE PEDRO. PEDRO, COM SEU TEMPERAMENTO IMPULSIVO, NÃO PÔDE CONTER A EMOÇÃO. "SENHOR, POR QUE EU?" PERGUNTOU ELE, SEUS OLHOS CHEIOS DE ADMIRAÇÃO.

 

JESUS SORRIU GENTILMENTE. "PEDRO, TU SERÁS A ROCHA SOBRE A QUAL EDIFICAREI MINHA IGREJA. EMBORA ENFRENTES FRAQUEZAS, TEU CORAÇÃO É FIRME E TUA FÉ INABALÁVEL."

 

AO LADO DE PEDRO, SEU IRMÃO ANDRÉ FOI O PRÓXIMO A SER CHAMADO. ANDRÉ, SEMPRE HUMILDE E DEVOTO, INCLINOU-SE EM REVERÊNCIA. "OBRIGADO, MESTRE, POR ESTA HONRA."

 

EM SEGUIDA, JESUS CHAMOU TIAGO E JOÃO, FILHOS DE ZEBEDEU. "VOCÊS, FILHOS DO TROVÃO, TRARÃO O FOGO DO ESPÍRITO AO MUNDO. CUIDEM PARA QUE ESSE ZELO SEJA SEMPRE GUIADO PELO AMOR."

 

FILIPE E BARTOLOMEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO NATANAEL, FORAM CHAMADOS. NATANAEL, LEMBRANDO-SE DO DIA EM QUE JESUS O VIU SOB A FIGUEIRA, SUSSURROU: "TU ÉS O FILHO DE DEUS, O REI DE ISRAEL."

 

MATEUS, O PUBLICANO, FOI O PRÓXIMO. ELE SE APROXIMOU COM UM MISTO DE ALEGRIA E HUMILDADE. "MESTRE, DEIXEI TUDO PARA TE SEGUIR. SOU TEU SERVO PARA SEMPRE."

 

TOMÉ, CONHECIDO POR SUA HONESTIDADE E DÚVIDAS, FOI CHAMADO. "TOMÉ, TUA BUSCA POR VERDADE TE TRARÁ GRANDE FÉ. BEM-AVENTURADOS SÃO AQUELES QUE ACREDITAM SEM VER, MAS TU VERÁS E CRERÁS."

 

TIAGO, FILHO DE ALFEU, E JUDAS TADEU FORAM ESCOLHIDOS. "VOCÊS, MEUS QUERIDOS APÓSTOLOS, LEVARÃO A LUZ AOS CONFINS DA TERRA."

 

SIMÃO, O ZELOTE, FOI CHAMADO. "SIMÃO, TEU ZELO SERÁ REDIRECIONADO PARA O SERVIÇO DE DEUS, LEVANDO MUITOS AO CONHECIMENTO DA VERDADE."

 

POR ÚLTIMO, JESUS CHAMOU JUDAS ISCARIOTES. JUDAS, COM UM OLHAR SOMBRIO, APROXIMOU-SE LENTAMENTE. "SENHOR, POR QUE EU?" PERGUNTOU, SUA VOZ CARREGADA DE UMA INQUIETAÇÃO INTERNA.

 

JESUS OLHOU PROFUNDAMENTE NOS OLHOS DE JUDAS. "PORQUE CADA UM TEM UM PAPEL NO PLANO DE DEUS. QUE TEU CORAÇÃO ENCONTRE A PAZ."

 

OS DOZE FICARAM EM UM CÍRCULO AO REDOR DE JESUS, SENTINDO A GRANDE RESPONSABILIDADE QUE LHES FORA CONFERIDA. PEDRO, SEMPRE O PORTA-VOZ, FALOU: "MESTRE, ESTAMOS PRONTOS PARA SEGUIR-TE, AONDE QUER QUE VÁS."

 

JESUS ASSENTIU. "VOCÊS ENFRENTARÃO PROVAÇÕES E DIFICULDADES, MAS LEMBREM-SE SEMPRE DO QUE APRENDERAM COMIGO. O AMOR DE DEUS OS SUSTENTARÁ."

 

COM ESSAS PALAVRAS, JESUS GUIOU OS DOZE PARA A MULTIDÃO QUE ESPERAVA ANSIOSA. ELE COMEÇOU A ENSINAR, E OS APÓSTOLOS, CADA UM COM SUAS CARACTERÍSTICAS ÚNICAS, COMEÇARAM A ENTENDER A PROFUNDIDADE DE SUA MISSÃO.

 

O TEMPO PASSOU, E OS DOZE SE TORNARAM PILARES DA FÉ, CADA UM CONTRIBUINDO COM SEU DOM ESPECIAL. PEDRO LIDEROU COM CORAGEM; TIAGO E JOÃO TROUXERAM O FERVOR DO ESPÍRITO; ANDRÉ, FILIPE E BARTOLOMEU ESPALHARAM O EVANGELHO COM DILIGÊNCIA; MATEUS E TOMÉ TRABALHARAM INCANSAVELMENTE; TIAGO, FILHO DE ALFEU, E JUDAS TADEU MANTIVERAM A FÉ; SIMÃO, O ZELOTE, TROUXE VIGOR; E JUDAS ISCARIOTES, COM SUA TRAIÇÃO, CUMPRIU SUA MISSÃO COVARDEMENTE ENTREGANDO O MESTRE JESEUS AOS SOLDADOS ROMANOS E TIRANDO A PRÓPRIA VIDA LOGO EM SEGUIDA.

 

EMBORA JUDAS TENHA SE DESVIADO, A MENSAGEM DE JESUS CONTINUOU A SE ESPALHAR. OS APÓSTOLOS, UNIDOS PELO AMOR A CRISTO, TRANSFORMARAM O MUNDO, CUMPRINDO A MISSÃO PARA A QUAL FORAM CHAMADOS NAQUELA MANHÃ INESQUECÍVEL.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/06/2024
Código do texto: T8090751
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.