NOS TEMPOS EM QUE A FÉ ERA TUDO QUE UM NOBRE CAVALEIRO CARREGAVA NO SEU CORAÇÃO, NA ÉPOCA DAS CRUZADAS, UM CAVALEIRO TEMPLÁRIO CHAMADO JOÃO SEM TERRA DESTACOU-SE COMO UM DOS MAIS BRAVOS GUERREIROS NA BATALHA DA CRUZADA DOS REIS. A CORAGEM DE JOÃO E SUA DEVOÇÃO À CAUSA SAGRADA LEVARAM-NO À VITÓRIA EM MEIO AO CAOS E AO SANGUE DERRAMADO. RETORNANDO À INGLATERRA COM A GLÓRIA DA CONQUISTA, JOÃO FEZ UM ATO DE PROFUNDA GENEROSIDADE: DOOU TODAS AS TERRAS CONQUISTADAS EM TERRITÓRIO ISRAELITA AOS PLEBEUS MAIS POBRES DE TODA A INGLATERRA. FOI ASSIM QUE ELE FICOU CONHECIDO COMO SIR JOÃO SEM TERRA, POIS AO DOAR SUAS TERRAS, ELE FICOU SEM UM PEDAÇO SEQUER PARA SI.

APÓS SUA CHEGADA, JOÃO CONVOCOU UMA GRANDE ASSEMBLEIA NO CORAÇÃO DA INGLATERRA. DIANTE DE UMA MULTIDÃO ANSIOSA, ELE FINCOU A PONTA DE SUA ESPADA RELUZENTE E VITORIOSA EM CIMA DE UMA GRANDE ROCHA, ORDENANDO QUE A CIMENTASSEM ALI COMO SÍMBOLO DE SUA VITÓRIA E DE SUA FÉ INABALÁVEL. AS PALAVRAS "OLHOS NA ESPADA" FORAM GRAVADAS NA ROCHA, LEMBRANDO A TODOS QUE A VERDADEIRA FORÇA DE UM GUERREIRO RESIDE EM SUA CORAGEM E EM SUA CAPACIDADE DE LUTAR PELO BEM DE TODOS.

A FAMA DE JOÃO CHEGOU AOS OUVIDOS DA RAINHA MATILDE, UMA SOBERANA JUSTA E BONDOSA, E DE SUA FILHA, A PRINCESA HELENA, CONHECIDA POR SUA BELEZA E SABEDORIA. NO ENTANTO, AS TERRAS DA RAINHA ESTAVAM AMEAÇADAS POR UMA FEITICEIRA MALÉVOLA CHAMADA SETEMBRINA, QUE DESEJAVA DOMINAR O REINO COM SEUS PODERES SOMBRIOS.

EM UMA MANHÃ ENSOLARADA, UM MENSAGEIRO REAL CHEGOU À MODESTA RESIDÊNCIA DE JOÃO. ELE TRAZIA UM PERGAMINHO COM O SELO REAL DA RAINHA, SOLICITANDO SUA PRESENÇA URGENTE NO CASTELO. SEM HESITAR, JOÃO MONTOU EM SEU CAVALO E PARTIU PARA O CASTELO.

AO CHEGAR, FOI CONDUZIDO À PRESENÇA DA RAINHA E DA PRINCESA. MATILDE, COM UM OLHAR PREOCUPADO, COMEÇOU A FALAR:

— SIR JOÃO SEM TERRA, ESTAMOS EM GRANDE PERIGO. SETEMBRINA, A FEITICEIRA, AMEAÇA NOSSO REINO COM SUA MAGIA MALÉVOLA. PRECISAMOS DE UM GUERREIRO DE SUA CORAGEM PARA ENFRENTAR ESSA AMEAÇA.

JOÃO INCLINOU A CABEÇA EM RESPEITO E RESPONDEU:

— MINHA RAINHA, ESTOU À SUA DISPOSIÇÃO. MAS ENFRENTÁ-LA SOZINHO PODE SER IMPOSSÍVEL. DE NADA VALE A ESPADA DO GUERREIRO SE NO CAMPO DE BATALHA LHE FALTAR CORAGEM PARA MUDAR O IMPOSSÍVEL.

A PRINCESA HELENA, QUE OBSERVAVA ATENTAMENTE, SE APROXIMOU DE JOÃO E DISSE:

— A CORAGEM QUE VOCÊ DEMONSTROU AO DOAR SUAS TERRAS E FINCAR SUA ESPADA NA ROCHA É A MESMA CORAGEM QUE PRECISAMOS AGORA. TEMOS UM PLANO, MAS PRECISAREMOS DE MAIS DO QUE FORÇA. PRECISAREMOS DE ASTÚCIA.

NAQUELA NOITE, JOÃO, A RAINHA MATILDE E A PRINCESA HELENA TRAÇARAM UMA ESTRATÉGIA. JOÃO SABIA QUE NÃO PODERIA DERROTAR SETEMBRINA APENAS COM FORÇA BRUTA; PRECISARIA TAMBÉM DA SABEDORIA E DA MAGIA QUE SÓ A BONDADE E A JUSTIÇA PODERIAM CONJURAR.

NA MANHÃ SEGUINTE, JOÃO PARTIU EM UMA JORNADA PARA ENCONTRAR SETEMBRINA. ATRAVESSOU FLORESTAS DENSAS E MONTANHAS ROCHOSAS, GUIADO PELA DETERMINAÇÃO DE PROTEGER SEU REINO. FINALMENTE, ENCONTROU SETEMBRINA EM SUA FORTALEZA SOMBRIA.

SETEMBRINA, ENVOLTA EM UM MANTO NEGRO, OLHOU PARA JOÃO COM DESDÉM.

— VEJO QUE O GRANDE SIR JOÃO SEM TERRA VEIO AO MEU ENCONTRO — ZOMBOU A FEITICEIRA. — ACHA QUE PODE ME DETER?

JOÃO SEGUROU FIRME A EMPUNHADURA DE SUA ESPADA E DISSE:

— OLHOS NA ESPADA, SETEMBRINA. ESTA ESPADA NÃO É APENAS UMA ARMA, MAS UM SÍMBOLO DE CORAGEM E JUSTIÇA. DE NADA VALE A ESPADA DO GUERREIRO SE NO CAMPO DE BATALHA LHE FALTAR CORAGEM PARA MUDAR O IMPOSSÍVEL.

SETEMBRINA LANÇOU UM FEITIÇO PODEROSO, MAS A ESPADA DE JOÃO, BRILHANDO COM A LUZ DA JUSTIÇA, REFLETIU O ATAQUE DE VOLTA, ATINGINDO A FEITICEIRA. COM UM GRITO DE DOR, SETEMBRINA FOI DERROTADA, SUA MAGIA DESFEITA.

RETORNANDO AO CASTELO, JOÃO FOI RECEBIDO COM GRANDE CELEBRAÇÃO. A RAINHA MATILDE, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, DECLAROU:

— SIR JOÃO SEM TERRA, VOCÊ SALVOU NOSSO REINO. SUA CORAGEM SERÁ LEMBRADA PARA SEMPRE.

A PRINCESA HELENA, SORRINDO, APROXIMOU-SE DE JOÃO E DISSE:

— OLHOS NA ESPADA, JOÃO. VOCÊ NOS MOSTROU QUE A VERDADEIRA FORÇA VEM DO CORAÇÃO. OBRIGADA POR NOS ENSINAR ESSA LIÇÃO.

E ASSIM, SIR JOÃO SEM TERRA, O CAVALEIRO SEM TERRAS, MAS COM UM CORAÇÃO CHEIO DE CORAGEM, CONTINUOU A SER UM SÍMBOLO DE ESPERANÇA E JUSTIÇA PARA TODO O REINO, SUA ESPADA ETERNAMENTE GRAVADA NA ROCHA, LEMBRANDO A TODOS QUE A VERDADEIRA BATALHA É TRAVADA COM CORAGEM E FÉ.

 

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/06/2024
Código do texto: T8090733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.