NOS ALPES ITALIANOS, HAVIA UM PEQUENO VILAREJO ENCANTADOR, RODEADO POR MONTANHAS MAJESTOSAS E VALES VERDEJANTES. O VILAREJO ERA CONHECIDO POR SEUS VINHEDOS, ONDE OS MORADORES SE DEDICAVAM AO CULTIVO DE UVAS PARA A PRODUÇÃO DO MAIS FINO VINHO DA REGIÃO. ENTRE ELES, HAVIA UM PRODUTOR DE NOME SR. GIUSEPPE, FAMOSO POR SUAS DELICIOSAS SAFRAS.

 

NO ENTANTO, HAVIA UM PRODUTOR DIFERENTE, UM HOMEM CHAMADO ANTONIO, QUE TINHA UM SEGREDO GUARDADO A SETE CHAVES. ANTONIO ERA UM MENTIROSO, ALGUÉM QUE NÃO SE IMPORTAVA COM A QUALIDADE DE SEU VINHO, MAS SIM COM OS LUCROS QUE PODERIA OBTER. ELE OFERECIA ÁGUA DISFARÇADA COMO VINHO, ENGARRAFANDO-A E VENDENDO-A COMO SE FOSSE UM DOS MELHORES VINHOS DA REGIÃO. PARA ANTONIO, TOMAR VINHO VERDADEIRO ERA UM PRAZER RESERVADO APENAS PARA SI, ENQUANTO SEUS CLIENTES BEBIAM ÁGUA PENSANDO SER VINHO.

 

ANTONIO PENSAVA QUE NINGUÉM JAMAIS DESCOBRIRIA SUA FARSA, MAS COMO DIZEM, A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS. E ASSIM, NÃO DEMOROU MUITO PARA QUE SUA TRAPAÇA FOSSE REVELADA.

 

UM DIA, DURANTE A GRANDE FESTA DO VINHO, ONDE TODOS OS PRODUTORES EXIBIAM SUAS MELHORES GARRAFAS, SR. GENARO, O RESPEITADO DONO DA MAIOR PLANTAÇÃO DO VILAREJO, DECIDIU PROVAR O VINHO DE ANTONIO. AO DAR O PRIMEIRO GOLE, GENARO IMEDIATAMENTE PERCEBEU A FRAUDE. SEU PALADAR EXPERIENTE NÃO PODIA SER ENGANADO POR AQUELA ÁGUA SEM SABOR.

 

GENARO, FURIOSO E DESAPONTADO, CHAMOU A ATENÇÃO DE TODOS NA FESTA E REVELOU A VERDADE SOBRE ANTONIO. A VERGONHA FOI IMENSA, E ANTONIO, ENVERGONHADO, TENTOU SE JUSTIFICAR, MAS ERA TARDE DEMAIS. GENARO NÃO TEVE OUTRA ESCOLHA A NÃO SER EXPULSÁ-LO DE SUA FAZENDA, E O VILAREJO INTEIRO APOIOU ESSA DECISÃO.

 

SEM A CONFIANÇA DO VILAREJO E SEM LUGAR PARA CULTIVAR SUAS UVAS, ANTONIO DEIXOU OS ALPES ITALIANOS, CARREGANDO CONSIGO O PESO DE SUAS AÇÕES. ELE VAGOU POR VILAREJOS DISTANTES, TENTANDO RECOMEÇAR, MAS A MÁ REPUTAÇÃO O SEGUIA ONDE QUER QUE FOSSE.

 

FINALMENTE, ANTONIO CHEGOU A UMA PEQUENA ALDEIA ONDE NINGUÉM O CONHECIA. DECIDIDO A MUDAR DE VIDA, ELE COMEÇOU A TRABALHAR HONESTAMENTE EM UM CAMPO DE TRIGO. OS ANOS PASSARAM, E ELE APRENDEU A VALORIZAR O TRABALHO ÁRDUO E A HONESTIDADE. AOS POUCOS, FOI CONQUISTANDO A CONFIANÇA DOS MORADORES DA ALDEIA.

 

COM O TEMPO, ANTONIO DECIDIU PLANTAR UM PEQUENO VINHEDO, E DESSA VEZ, DEDICOU-SE COM TODO O SEU CORAÇÃO E HONESTIDADE. A COLHEITA FOI ABUNDANTE, E O VINHO QUE PRODUZIU ERA DE UMA QUALIDADE SURPREENDENTE. ANTONIO HAVIA APRENDIDO A VERDADEIRA LIÇÃO: A HONESTIDADE E O TRABALHO ÁRDUO SÃO OS INGREDIENTES ESSENCIAIS PARA O SUCESSO.

 

ASSIM, O VILAREJO NOS ALPES ITALIANOS CONTINUOU A PROSPERAR COM SEUS VINHOS, E A HISTÓRIA DE ANTONIO SERVIU COMO UM LEMBRETE PARA TODOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VERDADE E DA INTEGRIDADE. E EMBORA ELE NUNCA MAIS RETORNASSE AO SEU ANTIGO LAR, ANTONIO ENCONTROU PAZ E REDENÇÃO EM SEU NOVO VILAREJO, ONDE O VINHO E A ÁGUA NUNCA MAIS FORAM CONFUNDIDOS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/06/2024
Código do texto: T8090448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.