NUMA CIDADE PRAIANA CHAMADA MONGAGUÁ, NO LITORAL DE SÃO PAULO, PASSAVA AS FÉRIAS UM MENINO CHAMADO OLUAS. OLUAS ERA UM GAROTO DE SORRISO FÁCIL E OLHOS CURIOSOS, QUE ADORAVA O CHEIRO DO MAR E O SOM DAS ONDAS QUEBRANDO NA AREIA. NO ENTANTO, ELE TINHA UMA PEQUENA DEFICIÊNCIA FÍSICA QUE LIMITAVA SEUS MOVIMENTOS, O QUE FAZIA COM QUE AS IDAS À PRAIA FOSSEM UM POUCO MAIS DESAFIADORAS PARA ELE.

 

TODOS OS VERÕES, A PRIMA SUELI VINHA PASSAR AS FÉRIAS COM OLUAS. ELA ERA ALGUNS ANOS MAIS VELHA, E TINHA UM CORAÇÃO ENORME, SEMPRE DISPOSTA A AJUDAR O PRIMO. JUNTOS, FORMAVAM UMA DUPLA INSEPARÁVEL.

 

CERTA MANHÃ ENSOLARADA, OLUAS ACORDOU COM UM BRILHO ESPECIAL NOS OLHOS. ELE SABIA QUE AQUELE DIA SERIA REPLETO DE AVENTURAS. "SUELI, SUELI!", CHAMOU ELE COM ENTUSIASMO.

 

SUELI ENTROU NO QUARTO COM UM SORRISO. "BOM DIA, DORMINHOCO! PRONTO PARA A NOSSA AVENTURA DE HOJE?"

 

"SIM!", RESPONDEU OLUAS ANIMADO. "VAMOS PARA A PRAIA?"

 

SUELI SE ABAIXOU E DEU UMA PISCADELA. "CLARO! E SABE O QUE ISSO SIGNIFICA, NÉ?" OLUAS SABIA BEM E DEU RISADA.

 

"MONTAR NO CAVALO?", PERGUNTOU ELE COM UM SORRISO TRAVESSO.

 

"EXATAMENTE!", DISSE SUELI, VIRANDO-SE DE COSTAS E ABAIXANDO-SE PARA QUE OLUAS SUBISSE EM SEUS OMBROS. "PREPARADO, PEQUENO CAVALEIRO?"

 

OLUAS AGARROU-SE FIRME AOS OMBROS DE SUELI, E JUNTOS, DESCERAM PELAS RUAS DE MONGAGUÁ ATÉ CHEGAREM À PRAIA. O SOL ESTAVA ALTO, E O MAR AZUL PARECIA BRILHAR COM MIL DIAMANTES. SUELI GALOPAVA PELA AREIA, FINGINDO SER UM CAVALO SELVAGEM ENQUANTO OLUAS RIA E GRITAVA DE ALEGRIA.

 

"SUELI, OLHA! VAMOS ATÉ AQUELAS PEDRAS?", APONTOU OLUAS PARA UM CONJUNTO DE ROCHAS AO LONGE.

 

"CLARO! MAS ANTES, VAMOS FAZER UMA PARADA ESTRATÉGICA!", DISSE SUELI, COLOCANDO OLUAS CUIDADOSAMENTE NA AREIA. ELA CORREU ATÉ UM QUIOSQUE PRÓXIMO E VOLTOU COM DOIS SORVETES ENORMES. "UMA AVENTURA SÓ É COMPLETA COM SORVETE!", DISSE ELA, ENTREGANDO UM A OLUAS.

 

ENQUANTO SABOREAVAM SEUS SORVETES, COMEÇARAM A OUVIR UM SOM ESTRANHO VINDO DO MAR. "SUELI, VOCÊ OUVIU ISSO?", PERGUNTOU OLUAS, CURIOSO.

 

"OUVI SIM, OLUAS. PARECE QUE ALGO ESTÁ ACONTECENDO NAQUELAS PEDRAS. VAMOS INVESTIGAR?"

 

MONTADO NOVAMENTE NO "CAVALO" SUELI, ELES SE DIRIGIRAM ATÉ AS ROCHAS. AO CHEGAREM LÁ, DESCOBRIRAM UM GRUPO DE CRIANÇAS TENTANDO SALVAR UMA TARTARUGA MARINHA QUE ESTAVA PRESA ENTRE AS PEDRAS.

 

"PRECISAMOS AJUDAR!", DISSE OLUAS DECIDIDO.

 

COM A AJUDA DE SUELI, OLUAS ORIENTOU AS CRIANÇAS E JUNTOS CONSEGUIRAM LIBERTAR A TARTARUGA. "VAI, TARTARUGUINHA, VOLTE PARA O MAR!", DISSE ELE, FELIZ AO VER O ANIMAL NADAR NOVAMENTE EM LIBERDADE.

 

DEPOIS DE TODA A EMOÇÃO, ELES SE SENTARAM NAS ROCHAS PARA DESCANSAR. "HOJE FOI UM DIA INCRÍVEL, SUELI. OBRIGADO POR SEMPRE ME LEVAR PARA ESSAS AVENTURAS."

 

SUELI SORRIU E DEU UM ABRAÇO APERTADO NO PRIMO. "EU É QUE AGRADEÇO, OLUAS. CADA DIA COM VOCÊ É UMA AVENTURA INESQUECÍVEL. E SABE DE UMA COISA? VOCÊ É O CAVALEIRO MAIS CORAJOSO QUE EU CONHEÇO."

 

E ASSIM, SOB O CÉU DOURADO DO ENTARDECER DE MONGAGUÁ, OLUAS E SUELI RIRAM, CONVERSARAM E SONHARAM COM AS PRÓXIMAS AVENTURAS QUE AINDA ESTAVAM POR VIR. PORQUE, PARA ELES, CADA DIA ERA UMA NOVA OPORTUNIDADE DE CRIAR RECORDAÇÕES FELIZES QUE DURARIAM PARA SEMPRE.

 

E FOI ASSIM QUE OLUAS, MONTADO NO CAVALO MAIS ESPECIAL DE TODOS, SUA PRIMA SUELI, VIVEU ALGUMAS DAS MELHORES AVENTURAS DE SUA INFÂNCIA NA LINDA PRAIA DE MONGAGUÁ.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 20/06/2024
Código do texto: T8089852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.