EM UMA VILA NA PRAIA DOS PESCADORES, ONDE O MAR E A TERRA SE ENCONTRAVAM EM PERFEITA HARMONIA, VIVIA UM JOVEM CHAMADO SAMUEL. ELE ADORAVA A PRAIA E PASSAVA HORAS BRINCANDO NAS AREIAS DOURADAS, EXPLORANDO AS ONDAS E COLECIONANDO CONCHAS. CERTO DIA, ENQUANTO CAMINHAVA PELA PRAIA, SAMUEL ENCONTROU ALGO PECULIAR: UMA PILHA DE LETRAS ESPALHADAS NA AREIA.

 

"QUE ESTRANHO!" DISSE SAMUEL, INCLINANDO-SE PARA PEGAR UMA LETRA A. ANTES QUE ELE PERCEBESSE, AS LETRAS COMEÇARAM A SE MOVER, SE ENROLANDO EM TORNO DE SUAS PERNAS E SUBINDO PELO SEU CORPO.

 

"EI! O QUE ESTÁ ACONTECENDO?" GRITOU SAMUEL, TENTANDO SE SOLTAR.

 

AS LETRAS FORMARAM UMA CORRENTE, ARRASTANDO SAMUEL EM DIREÇÃO AO MAR. ELE SE DEBATIA, MAS AS LETRAS ERAM FORTES E, EM POUCOS INSTANTES, ELE ESTAVA SUBMERSO, LUTANDO PARA RESPIRAR.

 

FOI ENTÃO QUE ALGO EXTRAORDINÁRIO ACONTECEU. UM LIVRO ANTIGO, COM CAPA DE COURO AZUL E TÍTULO DOURADO, EMERGIU DAS ONDAS. O LIVRO BRILHAVA COM UMA LUZ MISTERIOSA E PARECIA ESTAR VIVO.

 

"SOCORRO!" IMPLOROU SAMUEL, SUAS FORÇAS DIMINUINDO.

 

"NÃO TEMAS, JOVEM SAMUEL!" EXCLAMOU O LIVRO, SUA VOZ ECOANDO COMO UMA SINFONIA DE PÁGINAS VIRANDO. "EU SOU O LIVRO SALVA-VIDAS, E ESTOU AQUI PARA AJUDAR!"

 

SAMUEL OLHOU COM SURPRESA ENQUANTO O LIVRO FLUTUAVA ATÉ ELE. O LIVRO SALVA-VIDAS ABRIU SUAS PÁGINAS E COMEÇOU A SUGAR AS LETRAS QUE ENVOLVIAM SAMUEL, UMA A UMA.

 

"RÁPIDO! AS LETRAS SÃO TRAIÇOEIRAS!" GRITOU SAMUEL, SENTINDO-SE ALIVIADO AO VER AS LETRAS DESAPARECEREM.

 

"EU SEI, MEU CARO," RESPONDEU O LIVRO CALMAMENTE. "MAS LEMBRE-SE, UM LIVRO SEMPRE SABE COMO DOMAR PALAVRAS INDISCIPLINADAS."

 

COM UM ÚLTIMO PUXÃO, O LIVRO SALVA-VIDAS SUGOU A ÚLTIMA LETRA, LIBERTANDO SAMUEL. EXAUSTO, ELE SE AGARROU AO LIVRO, FLUTUANDO DE VOLTA PARA A PRAIA.

 

"OBRIGADO, SENHOR LIVRO," DISSE SAMUEL, AINDA OFEGANTE.

 

"FOI UM PRAZER, MEU JOVEM," RESPONDEU O LIVRO, SUAS PÁGINAS TREMULANDO COMO SE ESTIVESSE RINDO. "LEMBRE-SE, O PODER DAS PALAVRAS PODE SER TANTO PERIGOSO QUANTO MARAVILHOSO. USE-O COM SABEDORIA."

 

SAMUEL ASSENTIU, AINDA INCRÉDULO COM A AVENTURA QUE ACABARA DE VIVER. ELE CARREGOU O LIVRO SALVA-VIDAS ATÉ SUA CASA, ONDE O COLOCOU EM UM LUGAR DE HONRA EM SUA ESTANTE. A PARTIR DAQUELE DIA, SEMPRE QUE SAMUEL PRECISAVA DE AJUDA, ELE SABIA ONDE PROCURAR.

 

E ASSIM, SAMUEL E O LIVRO SALVA-VIDAS SE TORNARAM AMIGOS INSEPARÁVEIS, PRONTOS PARA ENFRENTAR QUALQUER AVENTURA QUE AS PALAVRAS PUDESSEM TRAZER. E JUNTOS, DESCOBRIRAM QUE, EMBORA O ALFABETO PUDESSE SER TRAIÇOEIRO, UM BOM LIVRO SEMPRE ESTARIA LÁ PARA SALVAR O DIA.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/06/2024
Código do texto: T8088800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.