ERA UMA VEZ UM REINO ENCANTADO DE PÁSSAROS, ESCONDIDO NO CORAÇÃO DE UMA FLORESTA MÁGICA. NESSE REINO, TODOS OS PÁSSAROS VIVIAM EM PERFEITA HARMONIA, CADA UM COM SUAS CORES, CANTOS E DANÇAS.

 

MAS UM DIA, A PAZ FOI PERTURBADA POR UM ANÚNCIO INESPERADO. O REI CORVO, JÁ VELHO E CANSADO, DECIDIU QUE ERA HORA DE PASSAR A COROA PARA UM SUCESSOR. A NOTÍCIA CORREU POR TODO O REINO, E TODOS OS PÁSSAROS COMEÇARAM A SE PERGUNTAR QUEM SERIA O PRÓXIMO REI.

 

NO ALTO DE UMA ÁRVORE FRONDOSA, VIVIA UM MOCHO CHAMADO CORUJITO. ELE ERA UM PÁSSARO SÁBIO, COM GRANDES OLHOS E PENAS QUE FORMAVAM O QUE PARECIAM SER CHIFRES EM SUA CABEÇA. CORUJITO SEMPRE FORA RESPEITADO POR SUA SABEDORIA E CONHECIMENTO, MAS NUNCA HAVIA PENSADO EM SER REI.

 

CERTO DIA, ENQUANTO CONVERSAVA COM SEUS AMIGOS, O PARDAL E A GRALHA, CORUJITO DESABAFOU:

 

— VOCÊS OUVIRAM SOBRE A ESCOLHA DO NOVO REI? — PERGUNTOU O MOCHO, AJUSTANDO SUAS PENAS.

 

— SIM! — RESPONDEU O PARDAL, BATENDO AS ASAS DE EXCITAÇÃO. — DIZEM QUE PODE SER QUALQUER UM DE NÓS!

 

— QUEM SABE NÃO É VOCÊ, CORUJITO? — DISSE A GRALHA, COM UM SORRISO ESPERTO. — COM ESSES "CHIFRES", VOCÊ PARECE BEM INTIMIDADOR!

 

CORUJITO RIU, MAS A IDEIA COMEÇOU A CRESCER EM SUA MENTE. TALVEZ ELE PUDESSE SER O REI, AFINAL, ELE TINHA EXPERIÊNCIA E ERA CONHECIDO POR SUA SABEDORIA. DECIDIDO, ELE FOI ATÉ O CONSELHO DOS PÁSSAROS PARA SE CANDIDATAR AO TRONO.

 

QUANDO CHEGOU, O CONSELHO ESTAVA EM ALVOROÇO. HAVIA UM GRUPO DE PÁSSAROS DEBATENDO ANIMADAMENTE. O CANÁRIO, SEMPRE ALEGRE E CANTOR, LIDERAVA A DISCUSSÃO:

 

— PRECISAMOS DE UM REI QUE NOS PROTEJA DOS PERIGOS DA FLORESTA! — DISSE O CANÁRIO. — ALGUÉM COM CHIFRES SERIA PERFEITO!

 

AO OUVIR ISSO, CORUJITO RESOLVEU INTERVIR.

 

— EU SOU CORUJITO, O MOCHO. E ESSAS "CHIFRES" QUE VOCÊS VEEM SÃO APENAS PENAS. — ELE DISSE, MOSTRANDO AS PENAS QUE FORMAVAM OS CHIFRES. — MAS ESTOU AQUI PARA ME CANDIDATAR A REI, NÃO PELA APARÊNCIA, MAS PELA MINHA SABEDORIA E EXPERIÊNCIA.

 

OS PÁSSAROS FICARAM EM SILÊNCIO, PENSANDO NAS PALAVRAS DO MOCHO. DE REPENTE, O PAPAGAIO, SEMPRE O MAIS DESCONFIADO, COMEÇOU A RIR:

 

— HAHAHA! ENTÃO, SEUS CHIFRES SÃO SÓ PENAS! — DISSE ELE, AINDA RINDO. — E EU QUE PENSEI QUE VOCÊ ERA UM MONSTRO COM CHIFRES DE VERDADE!

 

TODOS OS PÁSSAROS COMEÇARAM A RIR JUNTO COM O PAPAGAIO, TRANSFORMANDO O QUE ERA UMA TENSÃO EM UMA GRANDE BRINCADEIRA., CORUJITO SEM PERDER A CALMA, ESPEROU QUE AS RISADAS CESSASSEM E FALOU NVAMENTE:

 

— POSSO NÃO TER CHIFRES DE VERDADE, MAS TENHO ALGO MAIS VALIOSO: A SABEDORIA PARA GUIAR E PROTEGER NOSSO REINO.

 

O CONSELHO COMEÇOU A PONDERAR. O BEIJA-FLOR, CONHECIDO POR SUA AGILIDADE, COMENTOU:

 

— CORUJITO TEM RAZÃO. PRECISAMOS DE ALGUÉM SÁBIO PARA NOS LIDERAR.

 

A PARTIR DESSE MOMENTO, OS PÁSSAROS COMEÇARAM A PERCEBER QUE A APARÊNCIA NÃO ERA O MAIS IMPORTANTE. DEPOIS DE MUITA DELIBERAÇÃO, O CONSELHO DECIDIU QUE CORUJITO SERIA COROADO REI.

 

NA GRANDE CERIMÔNIA DE COROAÇÃO, TODOS OS PÁSSAROS SE REUNIRAM PARA CELEBRAR. O PARDAL E A GRALHA ESTAVAM NA PRIMEIRA FILA, ORGULHOSOS DO AMIGO. O REI CORVO COLOCOU A COROA NA CABEÇA DE CORUJITO E PROCLAMOU:

 

— A PARTIR DE HOJE, CORUJITO, O MOCHO, É NOSSO REI!

 

TODOS OS PÁSSAROS APLAUDIRAM E CANTARAM, FELIZES POR TEREM UM LÍDER TÃO SÁBIO. E ASSIM, O REINO DOS PÁSSAROS CONTINUOU A VIVER EM HARMONIA, GUIADO PELA SABEDORIA DE SUA MAJESTADE, O MOCHO.

 

E FOI ASSIM QUE SUA MAJESTADE, O MOCHO, COM SUAS PENAS EM FORMA DE CHIFRES, MOSTROU QUE A VERDADEIRA REALEZA VEM DE DENTRO, NÃO DA APARÊNCIA.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/06/2024
Código do texto: T8088438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.