NO CORAÇÃO DO PANTANAL BRASILEIRO, VIVIA UM CASAL DE INDÍGENAS CONHECIDO POR SUA PROFUNDA CONEXÃO COM A NATUREZA E, ESPECIALMENTE, COM OS TUIUIÚS. ELES SE CHAMAVAM TUPÃ E ARACI. TUPÃ ERA UM BRAVO GUERREIRO E ARACI, UMA HABILIDOSA ARTESÃ. JUNTOS, CUIDAVAM DOS ANIMAIS AO REDOR DO RIO, MAS TINHAM UM CARINHO ESPECIAL PELOS TUIUIÚS, AQUELAS MAJESTOSAS AVES DE PERNAS LONGAS, CABEÇA PRETA, CORPO BRANCO E UMA FAIXA VERMELHA NO PESCOÇO.

 

CERTO DIA, TUPÃ E ARACI ESTAVAM NA BEIRA DO RIO, PREPARANDO PEIXES QUE HAVIAM PESCADO. DE REPENTE, OUVIRAM O BARULHO DE ASAS E VIRAM UM GRUPO DE TUIUIÚS SE APROXIMANDO. O LÍDER DAS AVES, QUE TINHA UMA MARCA DISTINTA NO BICO, SE CHAMAVA KARU.

 

— OLÁ, AMIGOS! — SAUDOU KARU, POUSANDO GRACIOSAMENTE AO LADO DE TUPÃ E ARACI. — ESTAMOS COM FOME. VOCÊS PODERIAM NOS AJUDAR COM UM POUCO DE PEIXE?

 

TUPÃ SORRIU E PEGOU UM BALDE CHEIO DE PEIXES FRESCOS. — CLARO, KARU! — RESPONDEU ELE. — TEMOS BASTANTE PEIXE PARA COMPARTILHAR.

 

ARACI OLHOU CARINHOSAMENTE PARA AS AVES ENQUANTO DISTRIBUIU OS PEIXES. — VOCÊS SÃO SEMPRE BEM-VINDOS AQUI. A NOSSA AMIZADE COM VOCÊS NOS TRAZ MUITA ALEGRIA.

 

OS ANOS SE PASSARAM, E AQUELA ROTINA DE AMIZADE E TROCA SE REPETIA. MAS O TEMPO, IMPLACÁVEL, TROUXE A VELHICE PARA TUPÃ E ARACI. UM DIA, O CASAL, JÁ COM IDADE AVANÇADA, SE DEITARAM EM SUA REDE, ABRAÇADOS, E SERENAMENTE PARTIRAM JUNTOS PARA O MUNDO DOS ESPÍRITOS.

 

A TRIBO, COMOVIDA, DECIDIU ENTERRÁ-LOS NO LUGAR ONDE SEMPRE ALIMENTAVAM OS TUIUIÚS. O MONTE DE TERRA SOBRE SEUS CORPOS SE TORNOU UM PONTO DE ENCONTRO PARA AS AVES, QUE, FIELMENTE, ESPERAVAM PELO RETORNO DOS SEUS AMIGOS.

 

OS TUIUIÚS PASSARAM A FICAR CADA VEZ MAIS TEMPO SOBRE O MONTE DE TERRA, OS OLHOS TRISTES E FIXOS NO CHÃO, ESPERANDO POR COMIDA QUE NUNCA MAIS VIRIA. AS NOVAS GERAÇÕES DE AVES SE JUNTAVAM ÀS ANTIGAS, MAS A ESPERANÇA E A TRISTEZA ERAM SEMPRE VISÍVEIS.

 

UM JOVEM TUIUIÚ CHAMADO JURU, CURIOSO E CHEIO DE ENERGIA, NÃO CONSEGUIA ACEITAR AQUELA SITUAÇÃO. ELE DECIDIU QUE PRECISAVA FAZER ALGO PARA MUDAR AQUILO.

 

— KARU! — EXCLAMOU JURU, VOANDO ATÉ O VELHO LÍDER. — NÃO PODEMOS FICAR AQUI PARA SEMPRE! TUPÃ E ARACI NOS ENSINARAM A SERMOS FORTES E A BUSCAR NOSSO PRÓPRIO CAMINHO. PRECISAMOS FAZER ALGO!

 

KARU SUSPIROU PROFUNDAMENTE, SUAS PENAS BRANCAS BRILHANDO AO SOL. — E O QUE VOCÊ SUGERE, JOVEM JURU?

 

JURU, COM OS OLHOS BRILHANDO DE DETERMINAÇÃO, RESPONDEU: — VAMOS EXPLORAR O PANTANAL! VAMOS ENCONTRAR NOVOS LUGARES COM ABUNDÂNCIA DE PEIXE. TUPÃ E ARACI NÃO GOSTARIAM DE NOS VER ASSIM, TRISTES E ESPERANDO.

 

CONVENCIDO PELA CORAGEM E SABEDORIA DO JOVEM, KARU REUNIU O BANDO. — JURU ESTÁ CERTO! VAMOS HONRAR NOSSOS AMIGOS EXPLORANDO ESTE VASTO PANTANAL E ENCONTRANDO NOVOS LUGARES PARA NOS ALIMENTAR.

 

E ASSIM, OS TUIUIÚS PARTIRAM, VOANDO SOBRE RIOS, PÂNTANOS E FLORESTAS. A VIAGEM ESTAVA CHEIA DE AVENTURAS E DESAFIOS. EM UM DIA, ENCONTRARAM UM ENORME JACARÉ BLOQUEANDO SEU CAMINHO.

 

— DEIXE-NOS PASSAR, SENHOR JACARÉ! — DISSE JURU, TENTANDO PARECER CORAJOSO.

 

O JACARÉ RIU, SUAS ESCAMAS RELUZINDO AO SOL. — E POR QUE EU FARIA ISSO? ESTE É O MEU TERRITÓRIO!

 

KARU, COM SUA SABEDORIA, INTERVEIO. — SENHOR JACARÉ, NÓS SÓ QUEREMOS PASSAR PARA ENCONTRAR UM NOVO LAR. PODEMOS COMPARTILHAR COM VOCÊ O QUE ENCONTRARMOS PELO CAMINHO.

 

O JACARÉ PENSOU POR UM MOMENTO E, IMPRESSIONADO PELA OUSADIA E HONESTIDADE DAS AVES, FINALMENTE CONCORDOU. — MUITO BEM, PODEM PASSAR. MAS LEMBREM-SE DE NOSSA PROMESSA.

 

AS AVENTURAS CONTINUARAM, COM OS TUIUIÚS ENCONTRANDO NOVOS AMIGOS E SUPERANDO OBSTÁCULOS. FINALMENTE, CHEGARAM A UM LUGAR ONDE O RIO ERA ABUNDANTE EM PEIXES. JURU E KARU, SATISFEITOS, SE OLHARAM.

 

— TUPÃ E ARACI FICARIAM ORGULHOSOS DE NÓS — DISSE KARU.

 

JURU, OLHANDO PARA O HORIZONTE, ACRESCENTOU: — SIM, AGORA PODEMOS VIVER FELIZES, SEMPRE LEMBRANDO DE NOSSOS AMIGOS E DAS LIÇÕES QUE NOS ENSINARAM.

 

E ASSIM, OS TUIUIÚS PROSPERARAM, E A LENDA DE TUPÃ E ARACI FOI PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, LEMBRANDO A TODOS DA FORÇA DA AMIZADE E DA CORAGEM PARA BUSCAR NOVOS CAMINHOS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/06/2024
Código do texto: T8088138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.