ERA UMA VEZ, EM UM BOSQUE ENCANTADO, UM ELEFANTINHO CHAMADO GUMERCINDO. GUMERCINDO ERA CONHECIDO POR SEU CORPO GRANDE, SUA LONGA TROMBA E UM GRANDE PAR DE PRESAS. ELE VIVIA FELIZ COM SUA MÃE, DONA ELEONORA, E SEU PAI, SENHOR ELEUTÉRIO.

 

APESAR DE SER FORTE E CORAJOSO, GUMERCINDO TINHA UM SEGREDO: ELE MORRIA DE MEDO DE RATOS. TODA VEZ QUE UM RATINHO PASSAVA POR PERTO, GUMERCINDO FICAVA PARALISADO DE PAVOR, VIRAVA OS OLHOS E COMEÇAVA A SOLTAR INFINITOS BRAMIDOS ASSUSTADORES.

 

CERTA MANHÃ, ENQUANTO PASSEAVA PELO BOSQUE COM SUA MÃE, GUMERCINDO OUVIU UM RUÍDO NAS FOLHAS SECAS.

 

— O QUE FOI ISSO? — PERGUNTOU ELE, COM OS OLHOS ARREGALADOS.

 

— NÃO SE PREOCUPE, QUERIDO, DEVE SER SÓ O VENTO — RESPONDEU DONA ELEONORA, TENTANDO ACALMÁ-LO.

 

DE REPENTE, UM RATINHO CINZENTO SAIU CORRENDO DE TRÁS DE UM ARBUSTO. GUMERCINDO, AO VER O PEQUENO INTRUSO, DEU UM SALTO TÃO ALTO QUE QUASE ALCANÇOU OS GALHOS DAS ÁRVORES.

 

— SOCORRO! — GRITOU GUMERCINDO. — UM RATO! UM RATO!

 

DONA ELEONORA, SEGURANDO O RISO, DISSE:

 

— ORA, GUMERCINDO, É SÓ UM RATINHO. ELE É MUITO MENOR DO QUE VOCÊ E NÃO PODE TE MACHUCAR.

 

MAS GUMERCINDO JÁ ESTAVA FORA DE CONTROLE, SOLTANDO BRAMIDOS TÃO ALTOS QUE ATÉ OS PÁSSAROS VOARAM ASSUSTADOS.

 

— CALMA, FILHO, NÃO PRECISA TER MEDO — DISSE SENHOR ELEUTÉRIO, CHEGANDO AO LOCAL. — VAMOS ENFRENTAR ISSO JUNTOS.

 

COM MUITO ESFORÇO, DONA ELEONORA E SENHOR ELEUTÉRIO CONSEGUIRAM ACALMAR GUMERCINDO. ELES DECIDIRAM QUE ERA HORA DE AJUDÁ-LO A SUPERAR SEU MEDO.

 

NO DIA SEGUINTE, SENHOR ELEUTÉRIO TEVE UMA IDEIA.

 

— VAMOS PROCURAR O RATINHO E CONVERSAR COM ELE — SUGERIU ELE.

 

— O QUÊ? FALAR COM UM RATO? — EXCLAMOU GUMERCINDO, QUASE DESMAIANDO DE MEDO.

 

— SIM, QUERIDO — DISSE DONA ELEONORA, SEGURANDO A TROMBA DE GUMERCINDO. — PODE SER QUE ELE TAMBÉM TENHA MEDO DE VOCÊ.

 

ASSIM, OS TRÊS PARTIRAM EM BUSCA DO RATINHO. DEPOIS DE UM TEMPO, ENCONTRARAM O PEQUENO ROEDOR ROENDO UMA NOZ.

 

— OLÁ, PEQUENO AMIGO — DISSE SENHOR ELEUTÉRIO, GENTILMENTE.

 

O RATINHO, ASSUSTADO, OLHOU PARA OS GRANDES ELEFANTES.

 

— OLÁ... — RESPONDEU ELE, TREMENDO UM POUCO. — EU ME CHAMO RUFINO. O QUE VOCÊS QUEREM?

 

— QUEREMOS FAZER AS PAZES — DISSE DONA ELEONORA. — NOSSO FILHO, GUMERCINDO, TEM MUITO MEDO DE VOCÊ.

 

— MEDO DE MIM? — PERGUNTOU RUFINO, SURPRESO. — MAS EU SOU TÃO PEQUENO!

 

— E VOCÊ TAMBÉM TEM MEDO DE NÓS? — PERGUNTOU GUMERCINDO, CURIOSO.

 

— BEM... UM POUCO... — ADMITIU RUFINO. — VOCÊS SÃO TÃO GRANDES E BARULHENTOS.

 

ENTÃO, GUMERCINDO E RUFINO COMEÇARAM A CONVERSAR. ELES DESCOBRIRAM QUE TINHAM MUITAS COISAS EM COMUM, COMO O AMOR POR AVENTURAS E O GOSTO POR FRUTAS DOCES.

 

DEPOIS DE ALGUM TEMPO, GUMERCINDO PERCEBEU QUE RUFINO NÃO ERA NADA ASSUSTADOR. NA VERDADE, ELE ERA MUITO DIVERTIDO E TINHA UM ÓTIMO SENSO DE HUMOR.

 

— SABE, RUFINO, ACHO QUE EU ESTAVA ERRADO SOBRE VOCÊ — DISSE GUMERCINDO, SORRINDO.

 

— E EU SOBRE VOCÊ, GUMERCINDO — RESPONDEU RUFINO. — ACHO QUE PODEMOS SER AMIGOS.

 

A PARTIR DAQUELE DIA, GUMERCINDO E RUFINO TORNARAM-SE INSEPARÁVEIS. ELES EXPLORAVAM O BOSQUE JUNTOS, ENFRENTANDO NOVOS DESAFIOS E DESCOBRINDO NOVOS LUGARES. E TODA VEZ QUE ENCONTRAVAM ALGO ASSUSTADOR, ELES RIAM JUNTOS, SABENDO QUE, COM AMIZADE E CORAGEM, PODIAM SUPERAR QUALQUER MEDO.

 

E ASSIM, O BOSQUE TORNOU-SE UM LUGAR AINDA MAIS ENCANTADO, ONDE UM GRANDE ELEFANTINHO E UM PEQUENO RATINHO MOSTRARAM QUE A VERDADEIRA CORAGEM VEM DO CORAÇÃO E DA AMIZADE.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 16/06/2024
Código do texto: T8087050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.