NO PACATO VILAREJO DE AURORA RADIANTE, OITO CRIANÇAS INSEPARÁVEIS BRINCAVAM TODOS OS DIAS NO PARQUE CENTRAL. LAURA, LARA, LARISSA E LAILA ERAM QUATRO IRMÃS, CONHECIDAS POR SUAS GARGALHADAS CONTAGIANTES E LONGAS TRANÇAS COLORIDAS. LÚCIO, LUÍS, LUCAS E LUPÉRCIO, POR OUTRO LADO, ERAM OS MELHORES AMIGOS QUE ALGUÉM PODERIA TER, SEMPRE PRONTOS PARA UMA NOVA AVENTURA.

 

NUM DIA ENSOLARADO, ENQUANTO GIRAVAM EM UMA RODA CANTANDO "CIRANDA, CIRANDINHA", LUCAS PAROU DE REPENTE E EXCLAMOU:

– PESSOAL, VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DA LENDA DO BAÚ PERDIDO?

 

TODOS PARARAM DE GIRAR E SE APROXIMARAM CURIOSOS.

– QUE BAÚ PERDIDO? – PERGUNTOU LARISSA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE CURIOSIDADE.

 

– DIZEM QUE HÁ MUITOS ANOS, UM PIRATA CHAMADO CAPITÃO RODOPIO ENTERROU UM BAÚ CHEIO DE TESOUROS AQUI EM –AURORA RADIANTE EXPLICOU LUCAS, COM UM AR MISTERIOSO.

 

LAILA DEU UMA RISADINHA:

– E COMO A GENTE VAI ENCONTRAR ESSE BAÚ? SÓ CANTANDO "CIRANDA, CIRANDINHA"?

 

LUCAS SORRIU MALICIOSAMENTE E MOSTROU UM VELHO MAPA QUE HAVIA ENCONTRADO NO SÓTÃO DE SUA CASA.

– ACHO QUE ESSE MAPA PODE NOS AJUDAR!

 

OS OLHOS DE TODOS BRILHARAM DE EXCITAÇÃO. RESOLVERAM SE ENCONTRAR NA MANHÃ SEGUINTE PARA COMEÇAR A CAÇA AO TESOURO.

 

NO DIA SEGUINTE, CADA UM DELES TROUXE ALGO QUE CONSIDERAVA ESSENCIAL: LAURA TROUXE UMA LANTERNA, LARA UMA LUPA, LARISSA TROUXE UMA GARRAFA D'ÁGUA E LAILA UM CADERNO PARA ANOTAR PISTAS. LÚCIO TROUXE UMA BÚSSOLA, LUÍS UM APITO, LUCAS TROUXE O MAPA E LUPÉRCIO UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS, SEMPRE PREVENIDO.

 

SEGUIRAM O MAPA QUE OS LEVOU ATÉ A FLORESTA ENCANTADA, ONDE ÁRVORES ALTAS E MISTERIOSAS SUSSURRAVAM SEGREDOS AO VENTO. LARA OBSERVOU ALGO ESTRANHO NAS ÁRVORES.

– OLHEM! ESSES SÍMBOLOS NAS ÁRVORES PARECEM OS MESMOS DO MAPA!

 

– É VERDADE! – EXCLAMOU LUÍS. – PRECISAMOS SEGUI-LOS.

 

ELES SEGUIRAM OS SÍMBOLOS ATÉ CHEGAREM A UM GRANDE CARVALHO COM UMA MARCA EM FORMA DE X EM SEU TRONCO. LUCAS CONSULTOU O MAPA E DISSE:

– É AQUI! O BAÚ DEVE ESTAR ENTERRADO AQUI.

 

LÚCIO E LUPÉRCIO COMEÇARAM A CAVAR COM PAUS IMPROVISADOS. APÓS ALGUNS MINUTOS, ENCONTRARAM UM BAÚ ANTIGO E ENFERRUJADO. TODOS SEGURARAM A RESPIRAÇÃO ENQUANTO ABRIAM O BAÚ.

 

PARA SUA SURPRESA, DENTRO DO BAÚ NÃO HAVIA OURO NEM JOIAS, MAS SIM UMA COLEÇÃO DE BRINQUEDOS ANTIGOS E UMA CARTA. LAILA PEGOU A CARTA E COMEÇOU A LER EM VOZ ALTA:

– "QUERIDAS CRIANÇAS, ESTE TESOURO NÃO É DE OURO, MAS DE DIVERSÃO E AMIZADE. BRINQUEDOS PARA VOCÊS COMPARTILHAREM E SE DIVERTIREM JUNTOS, POIS A VERDADEIRA RIQUEZA ESTÁ NA AMIZADE. COM CARINHO, CAPITÃO RODOPIO."

 

AS CRIANÇAS SE ENTREOLHARAM E COMEÇARAM A RIR. LUÍS, SEMPRE O BRINCALHÃO, DISSE:

– PARECE QUE O CAPITÃO RODOPIO SABIA O QUE REALMENTE IMPORTAVA!

 

PASSARAM O RESTO DO DIA BRINCANDO COM OS BRINQUEDOS E CANTANDO "CIRANDA, CIRANDINHA" EM VOLTA DO GRANDE CARVALHO. DESCOBRIRAM QUE A VERDADEIRA AVENTURA ESTAVA EM COMPARTILHAR MOMENTOS ESPECIAIS E FORTALECER OS LAÇOS DE AMIZADE.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 15/06/2024
Código do texto: T8086463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.