A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ
EM KIEV, A CAPITAL DA UCRÂNIA, A GUERRA TRAZIA TRISTEZA E MEDO A TODOS. ENTRE AS RUÍNAS E O SOM DISTANTE DAS EXPLOSÕES, VIVIA UM MENINO CHAMADO RUTINALDO. ELE ERA UM GAROTO TRISTE E SOLITÁRIO, POIS A GUERRA HAVIA LEVADO SUA FAMÍLIA PARA LONGE, E ELE SE SENTIA PERDIDO E SEM ESPERANÇA.
UM DIA, SENTADO EM UM BANCO DO PARQUE QUE ANTES ERA CHEIO DE RISOS, RUTINALDO OLHAVA PARA O CÉU E DEIXOU ESCAPAR UMA LÁGRIMA. DEUS, VENDO A TRISTEZA DO MENINO, DECIDIU ENVIAR UM DE SEUS ANJOS, CASSIEL, PARA FAZER COM QUE OS DIAS DE RUTINALDO FOSSEM MAIS LEVES E ALEGRES.
CASSIEL DESCEU DO CÉU EM UM FEIXE DE LUZ SUAVE E APARECEU DIANTE DE RUTINALDO. O MENINO, SURPRESO, OLHOU PARA O ANJO COM OLHOS ARREGALADOS.
— QUEM É VOCÊ? — PERGUNTOU RUTINALDO.
— EU SOU CASSIEL, UM ANJO ENVIADO POR DEUS. ELE VIU SUA TRISTEZA E ME MANDOU PARA AJUDÁ-LO — RESPONDEU O ANJO COM UM SORRISO GENTIL.
RUTINALDO SENTIU UMA PAZ QUE HÁ MUITO NÃO SENTIA E, PELA PRIMEIRA VEZ EM MESES, SORRIU.
— O QUE PODEMOS FAZER? A GUERRA TROUXE TANTA TRISTEZA — DISSE O MENINO.
— VAMOS TRANSFORMAR A TRISTEZA EM ESPERANÇA. VENHA COMIGO, VAMOS COMEÇAR NOSSA JORNADA — DISSE CASSIEL, ESTENDENDO A MÃO PARA RUTINALDO.
ELES COMEÇARAM A ANDAR PELA CIDADE, E CASSIEL MOSTROU A RUTINALDO PEQUENOS MILAGRES. ELES AJUDARAM UM GRUPO DE CRIANÇAS A ENCONTRAR UM LUGAR SEGURO PARA BRINCAR, COMPARTILHARAM COMIDA COM AQUELES QUE ESTAVAM COM FOME E, JUNTOS, CANTARAM CANÇÕES DE PAZ E ESPERANÇA PARA OS MAIS VELHOS.
DURANTE UMA DESSAS AVENTURAS, RUTINALDO E CASSIEL ENCONTRARAM UMA SENHORA IDOSA SENTADA EM UM BANCO, CHORANDO SILENCIOSAMENTE.
— O QUE ACONTECEU? — PERGUNTOU RUTINALDO, PREOCUPADO.
— ESTOU SOZINHA E COM MEDO — RESPONDEU A SENHORA.
CASSIEL SE APROXIMOU E COLOCOU A MÃO NO OMBRO DELA.
— NÃO ESTÁ SOZINHA. ESTAMOS TODOS JUNTOS NESTA JORNADA. VAMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS — DISSE O ANJO.
RUTINALDO SEGUROU A MÃO DA SENHORA E SORRIU.
— NÓS ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR. VOCÊ PODE FICAR CONOSCO — DISSE ELE.
A SENHORA SORRIU E SENTIU SEU CORAÇÃO SE AQUECER. JUNTOS, ELES ENCONTRARAM ABRIGO PARA ELA E COMPARTILHARAM HISTÓRIAS QUE TRAZIAM ESPERANÇA.
À MEDIDA QUE OS DIAS PASSAVAM, RUTINALDO PERCEBEU QUE, MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS, HAVIA BONDADE E SOLIDARIEDADE AO SEU REDOR. CASSIEL ENSINOU-LHE QUE, APESAR DA GUERRA, A ALEGRIA E A ESPERANÇA SEMPRE ENCONTRARIAM UM CAMINHO PARA BRILHAR.
UMA NOITE, ENQUANTO OLHAVAM AS ESTRELAS, RUTINALDO PERGUNTOU:
— CASSIEL, POR QUANTO TEMPO VOCÊ VAI FICAR COMIGO?
— ESTAREI COM VOCÊ ATÉ QUE A PAZ VOLTE A REINAR. LEMBRE-SE DO SALMO 30:5: "PORQUE A TRISTEZA DURA SÓ UM MOMENTO; NO FAVOR DE DEUS ESTÁ A VIDA; O CHORO PODE DURAR UMA NOITE, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ." — RESPONDEU CASSIEL.
RUTINALDO FECHOU OS OLHOS E SENTIU UMA PROFUNDA PAZ. ELE SABIA QUE, NÃO IMPORTA O QUÃO ESCURA FOSSE A NOITE, A ALEGRIA SEMPRE VIRIA COM O AMANHECER. E COM CASSIEL AO SEU LADO, ELE ENCONTROU A FORÇA PARA SEGUIR EM FRENTE, TRAZENDO LUZ E ESPERANÇA PARA TODOS AO SEU REDOR.
E ASSIM, A AMIZADE ENTRE RUTINALDO E CASSIEL ILUMINOU KIEV, LEMBRANDO A TODOS QUE, MESMO NOS TEMPOS MAIS SOMBRIOS, A BONDADE E A ALEGRIA SEMPRE PREVALECERIAM.