ERA UMA VEZ, EM UM SÍTIO ACOLHEDOR, VIVIAM VOVÓ ALBERTINA, O GALO NATANAEL E A GALINHA CLOTILDE. O SÍTIO DE VOVÓ ALBERTINA ERA UM LUGAR MÁGICO, ESPECIALMENTE DEPOIS DE UM ACONTECIMENTO EXTRAORDINÁRIO.

 

UMA NOITE, ENQUANTO TODOS DORMIAM TRANQUILAMENTE, UMA CHUVA DE METEOROS CAIU DO CÉU. CLOTILDE, A GALINHA PREFERIDA DE VOVÓ ALBERTINA, FOI ATINGIDA POR UM PEQUENO METEORO BRILHANTE. QUANDO O SOL NASCEU, VOVÓ ALBERTINA NOTOU ALGO SURPREENDENTE.

 

— CLOTILDE, MINHA QUERIDA, VOCÊ ESTÁ BEM? — PERGUNTOU VOVÓ ALBERTINA, ACARICIANDO AS PENAS DOURADAS DA GALINHA.

 

CLOTILDE CACAREJOU ALEGREMENTE E, PARA ESPANTO DE VOVÓ ALBERTINA, BOTOU UMA MOEDA DE OURO BRILHANTE!

 

— MAS O QUE É ISSO? — EXCLAMOU VOVÓ ALBERTINA. — UMA MOEDA DE OURO! CLOTILDE, VOCÊ AGORA BOTA OURO EM VEZ DE OVOS!

 

NATANAEL, O GALO, NÃO CONSEGUIA ACREDITAR NO QUE VIA.

 

— COCORICÓ! ISSO É INCRÍVEL, CLOTILDE! — GRITOU NATANAEL. — VAMOS SER RICOS!

 

E, DE FATO, VOVÓ ALBERTINA FICOU RICA DA NOITE PARA O DIA. TODOS OS DIAS, CLOTILDE BOTAVA MOEDAS DE OURO, E VOVÓ ALBERTINA USAVA ESSE TESOURO PARA MELHORAR O SÍTIO, AJUDAR OS VIZINHOS E CUIDAR DOS ANIMAIS.

 

PORÉM, NÃO DEMOROU MUITO PARA QUE OS VIZINHOS COMEÇASSEM A FICAR INVEJOSOS. ELES SOUBERAM DA GALINHA QUE BOTAVA MOEDAS DE OURO E COMEÇARAM A PLANEJAR MANEIRAS DE ROUBÁ-LA.

 

CERTA MANHÃ, ENQUANTO VOVÓ ALBERTINA ESTAVA NO MERCADO, DOIS VIZINHOS INVEJOSOS, JOÃO E MARIA, ESPREITARAM PELO PORTÃO DO SÍTIO.

 

— TEMOS QUE PEGAR AQUELA GALINHA! — SUSSURROU JOÃO. — COM ELA, SEREMOS RICOS TAMBÉM!

 

NATANAEL, QUE ESTAVA ATENTO A TUDO, OUVIU A CONVERSA E CORREU PARA AVISAR CLOTILDE.

 

— CLOTILDE, TEMOS PROBLEMAS! JOÃO E MARIA QUEREM ROUBAR VOCÊ! — ALERTOU NATANAEL.

 

CLOTILDE CACAREJOU NERVOSAMENTE, MAS NATANAEL TINHA UM PLANO.

 

— VAMOS NOS ESCONDER NO CELEIRO ATÉ VOVÓ ALBERTINA VOLTAR — SUGERIU ELE. — EU FICAREI DE GUARDA.

 

ENQUANTO ISSO, JOÃO E MARIA ENTRARAM NO SÍTIO E COMEÇARAM A PROCURAR POR CLOTILDE. ELES REVISTARAM O GALINHEIRO, O POMAR E ATÉ A HORTA, MAS NÃO ENCONTRARAM A GALINHA DOURADA.

 

— ONDE SERÁ QUE ELA ESTÁ? — RESMUNGOU MARIA. — PRECISAMOS ENCONTRÁ-LA ANTES QUE VOVÓ ALBERTINA VOLTE!

 

NATANAEL, ESCONDIDO NO CELEIRO, VIU QUANDO VOVÓ ALBERTINA RETORNOU DO MERCADO.

 

— VOVÓ ALBERTINA! — ELE GRITOU, CORRENDO ATÉ ELA. — JOÃO E MARIA ESTÃO PROCURANDO POR CLOTILDE PARA ROUBÁ-LA!

 

— O QUÊ?! — EXCLAMOU VOVÓ ALBERTINA, APRESSANDO-SE PARA O CELEIRO. — VAMOS RESOLVER ISSO AGORA!

 

COM CLOTILDE E NATANAEL AO SEU LADO, VOVÓ ALBERTINA FOI ATÉ JOÃO E MARIA, QUE ESTAVAM FRUSTRADOS PERTO DO GALINHEIRO.

 

— O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO NO MEU SÍTIO? — PERGUNTOU VOVÓ ALBERTINA COM FIRMEZA.

 

JOÃO E MARIA FICARAM SEM PALAVRAS, ENVERGONHADOS POR TEREM SIDO PEGOS.

 

— NÓS... NÓS... — COMEÇOU JOÃO, MAS NÃO CONSEGUIU TERMINAR.

 

— ESTAVAM TENTANDO ROUBAR MINHA CLOTILDE, NÃO É? — DISSE VOVÓ ALBERTINA. — ISSO NÃO É JEITO DE AGIR! SE PRECISAREM DE AJUDA, SÓ PRECISAM PEDIR.

 

JOÃO E MARIA BAIXARAM A CABEÇA, ENVERGONHADOS.

 

— DESCULPE, VOVÓ ALBERTINA — DISSE MARIA. — NÓS ESTÁVAMOS COM INVEJA E QUERÍAMOS O OURO PARA NÓS.

 

— A RIQUEZA NÃO É TUDO, MEUS QUERIDOS — DISSE VOVÓ ALBERTINA COM UM SORRISO. — A VERDADEIRA RIQUEZA ESTÁ EM SERMOS BONS UNS COM OS OUTROS. AGORA, VÃO PARA CASA E PENSEM NISSO.

 

JOÃO E MARIA AGRADECERAM E SAÍRAM DO SÍTIO, PROMETENDO NUNCA MAIS TENTAR ROUBAR CLOTILDE.

 

E ASSIM, VOVÓ ALBERTINA, NATANAEL E CLOTILDE CONTINUARAM VIVENDO FELIZES NO SÍTIO, PROTEGIDOS PELA SABEDORIA E BONDADE DA VOVÓ. E SEMPRE QUE ALGUÉM PRECISAVA DE AJUDA, VOVÓ ALBERTINA ESTAVA LÁ, PRONTA PARA COMPARTILHAR A VERDADEIRA RIQUEZA: O AMOR E A GENEROSIDADE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 10/06/2024
Código do texto: T8082670
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.