EM UM VILAREJO NA CIDADE DE RAMÃ, CERCADO POR COLINAS VERDEJANTES E CAMPOS DE TRIGO DOURADO, VIVIA UMA MULHER CHAMADA ABIGAIL. ELA ERA CONHECIDA POR SUA BONDADE, SABEDORIA E BELEZA. ABIGAIL ERA CASADA COM UM HOMEM CHAMADO NABAL, UM FAZENDEIRO MUITO RICO, MAS TAMBÉM MUITO RUDE E EGOÍSTA.

 

UM DIA, O REI DAVI, AINDA FUGINDO DO CIUMENTO REI SAUL, ENVIOU ALGUNS DE SEUS HOMENS AO VILAREJO DE ABIGAIL. OS HOMENS DE DAVI ESTAVAM COM FOME E ESPERAVAM QUE NABAL, SENDO TÃO PRÓSPERO, COMPARTILHASSE UM POUCO DE SUA COMIDA COM ELES. NABAL, NO ENTANTO, RECUSOU GROSSEIRAMENTE, DIZENDO QUE NÃO DARIA NADA A ESTRANHOS, MESMO SABENDO QUEM DAVI ERA.

 

OS HOMENS VOLTARAM PARA DAVI E CONTARAM TUDO. DAVI, ENFURECIDO, DECIDIU MARCHAR COM SEUS HOMENS PARA PUNIR NABAL POR SUA GROSSERIA. A NOTÍCIA DA CHEGADA DE DAVI SE ESPALHOU RAPIDAMENTE, E LOGO CHEGOU AOS OUVIDOS DE ABIGAIL.

 

AO OUVIR O QUE ESTAVA PARA ACONTECER, ABIGAIL DECIDIU AGIR RAPIDAMENTE. ELA SABIA QUE A RAIVA DE DAVI TRARIA GRANDE PERIGO PARA SUA CASA E SEU POVO. SEM PERDER TEMPO, ABIGAIL REUNIU UMA GRANDE QUANTIDADE DE COMIDA: PÃES, VINHO, CARNE DE OVELHAS, TRIGO E PASSAS. COLOCOU TUDO EM JUMENTOS E PARTIU AO ENCONTRO DE DAVI.

 

QUANDO ABIGAIL AVISTOU DAVI, DESCEU RAPIDAMENTE DE SEU JUMENTO E SE PROSTROU AOS PÉS DELE. COM GRANDE RESPEITO, PEDIU DESCULPAS PELO COMPORTAMENTO DE NABAL E EXPLICOU QUE ELE ERA UM HOMEM INSENSATO. ABIGAIL OFERECEU OS PRESENTES A DAVI E SEUS HOMENS, IMPLORANDO QUE NÃO DERRAMASSE SANGUE POR CAUSA DA IMPRUDÊNCIA DE SEU MARIDO.

 

DAVI FICOU IMPRESSIONADO COM A SABEDORIA E HUMILDADE DE ABIGAIL. ELE ACEITOU OS PRESENTES E AGRADECEU A DEUS POR TER ENVIADO ABIGAIL PARA IMPEDI-LO DE COMETER UM ERRO. DAVI ELOGIOU ABIGAIL POR SUA SENSATEZ E VOLTOU ATRÁS EM SUA DECISÃO DE ATACAR NABAL.

 

QUANDO ABIGAIL VOLTOU PARA CASA, ENCONTROU NABAL EM UMA GRANDE FESTA, BÊBADO E ALEGRE, SEM SABER DO PERIGO QUE QUASE OS ATINGIRA. NO DIA SEGUINTE, QUANDO NABAL ESTAVA SÓBRIO, ABIGAIL CONTOU-LHE O QUE HAVIA ACONTECIDO. O CORAÇÃO DE NABAL FICOU TÃO ASSUSTADO QUE ELE FICOU PARALISADO, E DEZ DIAS DEPOIS, DEUS TIROU SUA VIDA.

 

DAVI, AO SABER DA MORTE DE NABAL, LEMBROU-SE DE ABIGAIL E DE SUA GRANDE SABEDORIA. ELE A PEDIU EM CASAMENTO, E ABIGAIL ACEITOU. ASSIM, ELA SE TORNOU ESPOSA DE DAVI, VIVENDO UMA VIDA DE HONRA E PAZ.

 

A HISTÓRIA DE ABIGAIL SE ESPALHOU PELO VILAREJO E ALÉM, COMO UM EXEMPLO DE COMO A SABEDORIA, A HUMILDADE E A CORAGEM PODEM TRANSFORMAR SITUAÇÕES DIFÍCEIS E TRAZER PAZ ONDE HAVIA PERIGO. E ASSIM, A SABEDORIA DE ABIGAIL FOI LEMBRADA POR GERAÇÕES, ENSINANDO A TODOS A IMPORTÂNCIA DE AGIR COM DISCERNIMENTO E BONDADE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 09/06/2024
Código do texto: T8081971
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.