NUMA PRAIA TRANQUILA, JUNTO A UMA COLÔNIA DE PESCADORES, MORAVA UM ESCRITOR. TODAS AS MANHÃS, ELE PASSEAVA PELA PRAIA, OLHANDO AS ONDAS E SE INSPIRANDO COM O SOM DO MAR. À TARDE, VOLTAVA PARA CASA E ESCREVIA SUAS HISTÓRIAS, PREENCHENDO PÁGINAS COM SUAS PALAVRAS.
CERTO DIA, ENQUANTO CAMINHAVA PELA AREIA, O ESCRITOR AVISTOU UM VULTO QUE PARECIA DANÇAR. CURIOSO, ELE SE APROXIMOU E VIU UM JOVEM PEGANDO ESTRELAS-DO-MAR QUE ESTAVAM ESPALHADAS PELA AREIA E JOGANDO-AS DE VOLTA AO OCEANO, UMA A UMA.
"OLÁ!" DISSE O JOVEM, SORRINDO SEM PARAR SUA TAREFA.
"POR QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO?" PERGUNTOU O ESCRITOR, CONFUSO.
"O SOL ESTÁ BRILHANDO FORTE E A MARÉ BAIXOU. SE ESTAS ESTRELAS-DO-MAR FICAREM NA AREIA, VÃO SECAR E MORRER," RESPONDEU O JOVEM, CONTINUANDO SEU TRABALHO.
O ESCRITOR ADMIROU A DEDICAÇÃO DO GAROTO, MAS DEU UM SORRISO CÉTICO. "EXISTEM MILHARES DE QUILÔMETROS DE PRAIAS PELO MUNDO. CENTENAS DE MILHARES DE ESTRELAS-DO-MAR DEVEM ESTAR ESPALHADAS POR TODAS ESSAS PRAIAS. JOGANDO UMAS POUCAS DE VOLTA AO OCEANO, QUE DIFERENÇA FAZ?"
O JOVEM PAROU POR UM MOMENTO, OLHOU PARA UMA ESTRELA-DO-MAR EM SUAS MÃOS E RESPONDEU CALMAMENTE: "PARA ESTA, EU FIZ DIFERENÇA."
NAQUELA TARDE, O ESCRITOR NÃO CONSEGUIU ESCREVER. ELE REFLETIA SOBRE AS PALAVRAS DO JOVEM E A SIMPLICIDADE DE SEU ATO. À NOITE, MAL CONSEGUIU DORMIR, AS PALAVRAS DO JOVEM ECOANDO EM SUA MENTE.
AO AMANHECER, O ESCRITOR VOLTOU À PRAIA. O JOVEM ESTAVA PEGANDO AS PRIMEIRAS ONDAS DO DIA COM SUA PRANCHA. QUANDO SAIU DO MAR E FOI PARA A AREIA, ENCONTROU O ESCRITOR, JÁ DE PÉ, OLHANDO AS ESTRELAS-DO-MAR ESPALHADAS.
"POSSO AJUDAR?" PERGUNTOU O ESCRITOR, UM SORRISO TÍMIDO NO ROSTO.
JUNTOS, COM O SOL AINDA MANSO E COMEÇANDO A SUBIR, COMEÇARAM A PEGAR AS ESTRELAS-DO-MAR E JOGÁ-LAS DE VOLTA AO OCEANO. CADA ESTRELA DEVOLVIDA ERA UM PEQUENO GESTO DE BONDADE, UM LEMBRETE DE QUE MESMO AS MENORES AÇÕES PODEM TER UM GRANDE IMPACTO.
E ASSIM, NAQUELA PRAIA TRANQUILA, O ESCRITOR E O JOVEM CONTINUARAM A SALVAR ESTRELAS-DO-MAR, UMA A UMA, APRENDENDO QUE FAZER A DIFERENÇA, MESMO QUE SEJA PARA APENAS UMA VIDA, É ALGO VALIOSO E DIGNO.
O ESCRITOR ENCONTROU NOVA INSPIRAÇÃO NAQUELA EXPERIÊNCIA, ESCREVENDO UMA BELA HISTÓRIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA GESTO DE BONDADE. E SEMPRE QUE ELE OLHAVA PARA O OCEANO, LEMBRAVA-SE DO JOVEM E DA LIÇÃO QUE APRENDERA: CADA PEQUENA AÇÃO CONTA, E TODAS JUNTAS, PODEM TRANSFORMAR O MUNDO.