ERA UMA VEZ, EM UMA ALDEIA CIGANA NO CORAÇÃO DA ARGENTINA, UMA MENINA CHAMADA LUCÉLIA, A CIGANA DO SOL DE MAIO. ELA ERA CHAMADA DE A CIGANA DO SOL DE MAIO PORQUE O SOL DE MAIO É O SÍMBOLO DA ARGENTINA. LUCÉLIA ERA UMA CIGANA, E SUA FAMÍLIA VIAJAVA PELO PAÍS, LEVANDO ALEGRIA E SABEDORIA PARA TODAS AS VILAS POR ONDE PASSAVAM.

 

DESDE PEQUENA, LUCÉLIA DEMONSTRAVA UM TALENTO ESPECIAL PARA FAZER O BEM. SUA AVÓ, UMA SÁBIA E BONDOSA CIGANA SEMPRE DIZIA QUE LUCÉLIA TINHA UM CORAÇÃO DE OURO E UM SORRISO QUE PODIA ILUMINAR O MAIS ESCURO DOS DIAS. "MINHA QUERIDA, VOCÊ NASCEU SOB O SOL DE MAIO," DIZIA ESMERALDA. "ESSE É UM SINAL DE QUE VOCÊ TEM UM DESTINO BRILHANTE PELA FRENTE."

 

LUCÉLIA CRESCEU OUVINDO HISTÓRIAS ANTIGAS E APRENDENDO AS TRADIÇÕES DE SEU POVO. ELA SABIA LER AS ESTRELAS, TOCAR MÚSICAS ENCANTADORAS NO VIOLINO E DANÇAR COM GRAÇA E LEVEZA. MAS, MAIS DO QUE ISSO, LUCÉLIA TINHA UM DOM ESPECIAL: ELA SABIA OUVIR O CORAÇÃO DAS PESSOAS E ENCONTRAR MANEIRAS DE AJUDÁ-LAS.

 

UM DIA, ENQUANTO VIAJAVAM, A FAMÍLIA DE LUCÉLIA CHEGOU A UMA PEQUENA VILA QUE ESTAVA PASSANDO POR TEMPOS DIFÍCEIS. AS COLHEITAS HAVIAM SIDO ESCASSAS E MUITAS FAMÍLIAS ESTAVAM COM FOME. LUCÉLIA, COM SEU CORAÇÃO COMPASSIVO, DECIDIU QUE PRECISAVA FAZER ALGO PARA AJUDAR.

 

ELA SE LEMBROU DAS HISTÓRIAS QUE SUA AVÓ CONTAVA SOBRE O PODER DAS PLANTAS MEDICINAIS E DECIDIU USAR ESSE CONHECIMENTO PARA AJUDAR A VILA. JUNTO COM SUA AVÓ, LUCÉLIA SAIU EM BUSCA DAS ERVAS QUE CRESCIAM NAS COLINAS AO REDOR. ELAS COLETARAM FOLHAS, RAÍZES E FLORES, E PREPARARAM REMÉDIOS E CHÁS PARA CURAR OS DOENTES E FORTALECER OS FRACOS.

 

MAS LUCÉLIA QUERIA FAZER MAIS. ELA PERCEBEU QUE AS PESSOAS DA VILA PRECISAVAM DE ESPERANÇA E ALEGRIA. ENTÃO, ORGANIZOU UMA GRANDE FESTA, CONVIDANDO TODOS PARA DANÇAR E CELEBRAR A VIDA. COM SUA MÚSICA E DANÇA, LUCÉLIA TROUXE SORRISOS AOS ROSTOS TRISTES E FEZ OS CORAÇÕES VOLTAREM A BATER COM ALEGRIA.

 

A PARTIR DAQUELE DIA, A VILA MUDOU. AS PESSOAS COMEÇARAM A TRABALHAR JUNTAS, INSPIRADAS PELO EXEMPLO DE LUCÉLIA. AS COLHEITAS MELHORARAM, E A VILA PROSPEROU. LUCÉLIA E SUA FAMÍLIA CONTINUARAM SUA JORNADA, MAS SEMPRE ERAM LEMBRADOS COM CARINHO E GRATIDÃO.

 

E ASSIM, LUCÉLIA, A CIGANA DO SOL DE MAIO, TORNOU-SE UMA LENDA. SEU LEGADO DE BONDADE E COMPAIXÃO CONTINUOU A SE ESPALHAR POR ONDE ELA PASSAVA, MOSTRANDO QUE, MESMO NAS HORAS MAIS SOMBRIAS, SEMPRE HÁ UMA LUZ QUE PODE BRILHAR E FAZER O BEM.

 

E FOI ASSIM QUE LUCÉLIA, COM SEU CORAÇÃO DE OURO E SORRISO RADIANTE, VIVEU FELIZ, SEMPRE AJUDANDO AQUELES QUE ENCONTRAVA PELO CAMINHO, LEVANDO CONSIGO A MENSAGEM DE QUE A BONDADE E O AMOR PODEM TRANSFORMAR O MUNDO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 07/06/2024
Reeditado em 07/06/2024
Código do texto: T8080571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.