ERA UMA VEZ, NO REINO DA DRAGOLÂNDIA ONDE AS MONTANHAS TOCAVAM O CÉU E AS FLORESTAS ERAM DENSAS E MISTERIOSAS, VIVIA UM DRAGÃO CHAMADO BOLA DE FOGO. DIFERENTE DOS OUTROS DRAGÕES, BOLA DE FOGO NÃO ERA MALVADO. ELE TINHA UM CORAÇÃO BONDOSO E SEMPRE SONHAVA EM SER ACEITO PELOS HUMANOS, ESPECIALMENTE PELOS CAVALEIROS, QUE O TEMIAM.
EM UM CASTELO NO MEIO DO REINO, VIVIA A PRINCESA ISABEL. ELA ERA GENTIL E AMADA POR TODOS. CERTO DIA, UM DUENDE MALVADO E ASTUTO CHAMADO GRUNHILDO DECIDIU SEQUESTRAR A PRINCESA E LEVÁ-LA PARA SUA CAVERNA ESCONDIDA NA FLORESTA ENCANTADA. O REI, DESESPERADO, CHAMOU SEUS CAVALEIROS MAIS CORAJOSOS PARA RESGATAR A PRINCESA. ELES SE ARMARAM COM SUAS ESPADAS E ESCUDOS BRILHANTES, MONTARAM SEUS CAVALOS VELOZES E PARTIRAM EM DIREÇÃO À FLORESTA.
A FLORESTA ERA UM LUGAR ASSUSTADOR, CHEIA DE SOMBRAS E SONS ESTRANHOS. OS CAVALEIROS, UM A UM, COMEÇARAM A SENTIR O MEDO CRESCER EM SEUS CORAÇÕES. QUANDO CHEGARAM PERTO DA CAVERNA DO DUENDE, ESTAVAM TÃO APAVORADOS QUE NÃO CONSEGUIRAM SEGUIR ADIANTE. O DUENDE, RINDO MALIGNAMENTE, SABIA QUE HAVIA VENCIDO.
BOLA DE FOGO OBSERVAVA TUDO DE LONGE. ELE SABIA QUE ERA SUA CHANCE DE PROVAR QUE NÃO ERA UM MONSTRO. COM UM GRANDE SUSPIRO, ENCHEU-SE DE CORAGEM E VOOU ATÉ A ENTRADA DA CAVERNA. OS CAVALEIROS, SURPRESOS AO VEREM O DRAGÃO, FICARAM AINDA MAIS ASSUSTADOS E RECUARAM. MAS BOLA DE FOGO NÃO DESISTIU.
ELE ENTROU NA CAVERNA ESCURA E ENCONTROU A PRINCESA ISABEL AMARRADA E ASSUSTADA. GRUNHILDA, AO VER O DRAGÃO, LANÇOU UM FEITIÇO PODEROSO, MAS BOLA DE FOGO ERA ÁGIL E CONSEGUIU DESVIAR. COM UM RUGIDO PODEROSO, SOLTOU UMA CHAMA INTENSA QUE ILUMINOU TODA A CAVERNA E ESPANTOU O DUENDE.
COM O DUENDE FUGINDO EM PÂNICO, BOLA DE FOGO GENTILMENTE LIBERTOU A PRINCESA. ISABEL, RECONHECENDO A BONDADE NO OLHAR DO DRAGÃO, SORRIU E DISSE: "OBRIGADA, BOLA DE FOGO. VOCÊ É UM VERDADEIRO HERÓI!"
ELES SAÍRAM DA CAVERNA JUNTOS, E OS CAVALEIROS, ENVERGONHADOS POR TEREM RECUADO, NÃO PODIAM ACREDITAR NO QUE VIAM. O DRAGÃO, QUE ELES SEMPRE TEMERAM, HAVIA RESGATADO A PRINCESA. QUANDO VOLTARAM AO CASTELO, O REI, EMOCIONADO E GRATO, DECLAROU QUE BOLA DE FOGO SERIA O PROTETOR DO REINO.
E ASSIM, BOLA DE FOGO ENCONTROU SEU LUGAR ENTRE OS HUMANOS, NÃO COMO UM MONSTRO, MAS COMO UM HERÓI RESPEITADO E AMADO POR TODOS. O REINO PROSPEROU EM PAZ E HARMONIA, E A LENDA DE BOLA DE FOGO FOI CONTADA POR MUITAS GERAÇÕES COMO UM EXEMPLO DE CORAGEM E BONDADE.