NOS PRIMEIROS TEMPOS DA GUERRA DAS CRUZADAS PELA FÉ, A CIDADE DE LISBOA ESTAVA SOB O DOMÍNIO DOS MOUROS. O REI D. AFONSO HENRIQUES, DETERMINADO A RECONQUISTAR A CIDADE PARA OS CRISTÃOS, REUNIU UM EXÉRCITO DE TREZE MIL SOLDADOS VINDOS DE TODA A EUROPA. ENTRE ESSES VALENTES ESTAVA UM JOVEM CAVALEIRO CHAMADO HENRIQUE, QUE VIERA DE TERRAS DISTANTES PARA LUTAR POR SUA FÉ.
HENRIQUE ERA UM CAVALEIRO CORAJOSO E DEVOTO. ELE VESTIA UMA ARMADURA BRILHANTE E LEVAVA CONSIGO UMA ESPADA QUE FORA ABENÇOADA POR UM BISPO ANTES DE SUA PARTIDA. DESDE CRIANÇA, SONHAVA EM SER UM HERÓI E AJUDAR A TRAZER PAZ E JUSTIÇA PARA TODOS. AGORA, ESSA ERA SUA CHANCE DE REALIZAR SEU SONHO.
OS SOLDADOS SE PREPARARAM PARA A GRANDE BATALHA. MONTARAM ACAMPAMENTO NOS ARREDORES DE LISBOA E, TODAS AS NOITES, HENRIQUE E SEUS COMPANHEIROS REZAVAM POR FORÇA E PROTEÇÃO. A CIDADE ERA PROTEGIDA POR ALTOS MUROS E GUARDAS ATENTOS, MAS A FÉ DOS CRISTÃOS ERA INABALÁVEL.
UMA NOITE, ENQUANTO TODOS DORMIAM, HENRIQUE TEVE UM SONHO. UM ANJO COM ASAS DOURADAS APARECEU DIANTE DELE E DISSE: "HENRIQUE, SEU CORAÇÃO É PURO E SUA CORAGEM É GRANDE. AMANHÃ, NA BATALHA, LEMBRE-SE DE LUTAR NÃO SÓ COM A ESPADA, MAS TAMBÉM COM O CORAÇÃO. A VERDADEIRA FORÇA VEM DO AMOR E DA FÉ."
NO DIA SEGUINTE, AO AMANHECER, O EXÉRCITO DE D. AFONSO HENRIQUES AVANÇOU. O SOM DAS ESPADAS E DOS ESCUDOS ECOAVA PELO CAMPO DE BATALHA. HENRIQUE LUTAVA BRAVAMENTE, LEMBRANDO-SE DAS PALAVRAS DO ANJO. ELE INSPIRAVA SEUS COMPANHEIROS COM SUA CORAGEM E SUA DETERMINAÇÃO. COM CADA GOLPE, ELE SENTIA A FORÇA DA FÉ GUIANDO SUA MÃO.
NO MEIO DA BATALHA, HENRIQUE AVISTOU UMA BRECHA NOS MUROS DA CIDADE. COM UM GRUPO DE SOLDADOS, ELE CORREU EM DIREÇÃO À ABERTURA. LUTARAM FEROZMENTE, ABRINDO CAMINHO PARA OS DEMAIS ENTRAREM. A LUTA FOI INTENSA, MAS A FÉ E A CORAGEM DE HENRIQUE ERAM INQUEBRANTÁVEIS.
FINALMENTE, OS CRISTÃOS CONSEGUIRAM TOMAR OS MUROS DA CIDADE. MAS A VITÓRIA TEVE UM CUSTO. HENRIQUE, EXAUSTO E FERIDO, CAIU AO CHÃO. SEUS COMPANHEIROS CORRERAM PARA AJUDÁ-LO, MAS ELE SABIA QUE SEU TEMPO ESTAVA SE ESGOTANDO. COM UM SORRISO SERENO, ELE DISSE: "NÃO TEMAM POR MIM, AMIGOS. CUMPRI MEU DEVER E LUTEI COM AMOR E FÉ. LISBOA AGORA É NOSSA, E A PAZ VOLTARÁ A REINAR."
HENRIQUE FECHOU OS OLHOS PELA ÚLTIMA VEZ, E UM SILÊNCIO RESPEITOSO TOMOU CONTA DO CAMPO DE BATALHA. SEUS COMPANHEIROS ERGUERAM SUAS ESPADAS EM HOMENAGEM AO BRAVO CAVALEIRO QUE DEU SUA VIDA PELA CAUSA. A NOTÍCIA DA CONQUISTA DE LISBOA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE, E A HISTÓRIA DE HENRIQUE, O CAVALEIRO CRISTÃO, FOI CONTADA POR GERAÇÕES.
ASSIM, A CIDADE DE LISBOA FOI RECONQUISTADA, E A FÉ E A CORAGEM DE HENRIQUE PERMANECERAM NOS CORAÇÕES DE TODOS. E SEMPRE QUE ALGUÉM PRECISAVA DE INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR DESAFIOS, LEMBRAVA-SE DO JOVEM CAVALEIRO QUE LUTOU COM AMOR E FÉ, E SABIA QUE, COM UM CORAÇÃO PURO, QUALQUER BATALHA PODERIA SER VENCIDA.